O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Um dia por vez

Nestes últimos tres dias, estive ausente daqui. Os motivos tiveram como fundo, viver um dia por vez,minuto a minuto. E como foram intensos estes dias! Vivi como quem não estará aqui,no dia seguinte. Volto para a rotina de minha personagem profundamente mais rica, mais forte e em paz. Desta experiência( comum para mim)o que deixo para ti, que lês este blog, é a importância vital, do sorrir. Treina o sorriso. Não abre mão deste exercício. Os músculos do rosto, são um portal, para o bom humor. E o tempo, senhor inexorável da vida, não repara se estás sorrindo ou gemendo. Ele segue, sempre adiante. Para ajudarmos a nós mesmas, esta ferramenta, esquecida lá na nossa infância, é de vital importância, nos dias de hoje. Lembra quando ríamos por qualquer coisa? Tempo bom aquele... A vida era mais leve, e os problemas (mesmo os mais dramáticos)se resolviam mais facilmente. No trabalho, em casa, na condução, no consultório, tenta, ensaia um sorriso, vais te surprender, com o resultado. Inicio aqui, contigo, a campanha do sorriso. Treina, treina bastante e, sobretudo não desiste. Vale a pena. Mes que vem, vou organizar um fim de semana com este fim, que tal? Vamos junto? Uma semana plena de sorriso para ti!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Como mandar a energia triste, embora

A história do pequeno Everton,escrita anteriormente,é verdadeira. Não é ficção. Eu vivi cada detalhe, por conhecer sua mãe. Hoje temos a sociedade voltada para esta epidemia violenta, causada pelas drogas. O que me preocupa mais , lá no fundo, é outra epidemia, que vejo claramente, sendo vivida por nossa sociedade. A ausência da alegria. O riso está ausente do rosto dos humanos. As vezes penso que os músculos da face, endureceram, e o que antes era normal, sorrir, quase instintivo, agora precisa ter motivo.Lembram quando a gente ria por qualquer "bobagem"? A vida era mais leve! Os motivos eram todos e qualquer um, e o riso era parte da nossa vida . A tristeza é uma onda de energia cinza, que entra em nós, por uma brecha muito comum e definida em uma só palavra: PROBLEMAS. Bom, problemas SEMPRE vão existir, eles são o instrumento de aprendizado na arte de viver, aqui na Terra. Portanto vou ensinar um pequeno ritual, que quando feito produz o químico da felicidade e assim, afastamos a tristeza para longe de nós e ficamos fortes para quando ela tentar entrar em nossa mente, novamente consigamos resistir e continuarmos felizes convictos.
Precisamos pegar um espelho, do tamanho da nossa mão, que reflita inteiro nosso rosto,nele, uma colher de sopa de farinha de trigo e disposição para movimentar sua vida, da estagnação que a tristeza provoca.
Em um local privado, tipo seu quarto ou banheiro, reserve quinze minutos para este ritual. Pode ser antes de dormir. Com INFINITA boa vontade e paciência (não esquece que ninguém pode te ver, então te solta vivente), aproxima o espelho do rosto e observa bem o teu reflexo. Coragem, nas primeiras vezes é dificil, mas o resultado é tão bom que vale a pena fazer! Sem tirar os olhos do espelho, passe a mão com a farinha de trigo, com carinho em seu rosto, fazendo caretas e exercitando os músculos com sorriso a cada careta feita. Conforme sua criatividade vai acabando,
comece a cantar a música mais antiga que tu conhece, dos tempos de infância, sempre olhando o reflexo. Cantou? Ótimo, tira a farinha do rosto na água corrente da pia do banheiro, perfume suas mãos com alfazema e vá para a vida! Ah! Não esquece de treinar o riso sempre que possivel. Logo logo, será uma pessoa com eu, feliz e rindo muito, sempre grata à vida.

sábado, 22 de maio de 2010

Everton

Nasceu em um lar pobre, pai alcóolatra que saiu de casa quando Everton tinha 3 anos de idade. A mãe, pessoa trabalhadora, já tinha outros 4 filhos, quando o pequeno Everton veio ao mundo. As faxinas que ela fazia, o dinheiro mal dava para comprar o que comer. Assim cresceu o menino, junto com os irmãos, jogando bola, ajudando a mãe vendendo jornal ou latinhas de bebida no ferro velho. Uma criança esperta, se destacou desde cedo na escola, pela rapidez no raciocínio. Os professores apostavam que o guri ainda seria um homem que daria certo.
Um dia, ele estava indo vender as latinhas que juntara por aí, quando um rapazote, vizinho lá da vila, deu um presente para ele.
-Ó toma guri, é prá ti1
Everton ficou feliz, o rapaz explicou como ele devia usar. Ele adorou a sensação, uma alegria que nunca sentira antes. Já estava quase chegando em casa, quando avistou lá no fim da rua, o guri que lhe dera o presente. Não resistiu, foi lá e perguntou...
-Pô cara, que bagulho legal,me dá outro?
-Ah tá, Everton, qué mais, tu tem aí 3 reais?
Tudo isso?Não vai dar,é pra comprar comida lá prá casa.
-Então não tem, só com dinheiro.Vai embora, vai.
Everton deu as costas para o sujeito e seguiu seu destino.De noite quando a mãe chegou, estava com a cara muito cansada.Tossiu a noite toda. No dia seguinte, não conseguiu levantar, tossia muito. As crianças foram para a aula, e no caminho Everton avistou o cara do presente. Durante o dia, caminhou mais que o normal, conseguiu juntar o dinheiro para levar para casa, e no bolso da calça, separado 3 reais. Não precisou procurar muito, na esquina de casa encontrou o vizinho, deu à ele o dinheiro e pegou o bagulho.
- AHHHHH! Que sensação legal!!!!!!!!!!!
A partir daí, a prioridade era dinheiro prô bagulho. A escola, largou de vez. O corpo começou a ficar magro. Em casa, sempre irritado, a ponto de encher o saco e passar dias sem voltar para lá.A única coisa que valia a pena, usar o bagulho! Alguém percebeu? Quem poderia ter ajudado Everton? NINGUÉM!

terça-feira, 18 de maio de 2010

CHUVA

Hoje, recebi MUITOS contatos com pessoas que desenvolvo relacionamento diverso, profissional, amigável, familiar, de pessoas daqui do Brasil, de Portugal, da Espanha. Todos os contatos, tinham como "pano de fundo" angústia, em função do clima. ImpaciÇencia, irritabilidade, a tradicional pressa e até conformismo por estarmos vivendo um clima mutante. Como podemos passar por este período tão inconstante, para nós, da mãe natureza? Vamos observar aqui, na nossa região, é chuva, muita chuva. Que bom que é chuva, se entendermos que parte da Europa respira enxôfre. A chuva representa limpeza, mesmo quando na forma de enchente. Ela só está acomodando a mãe Terra, como melhor convém à ela,mãe Terra.
À nós humanos, cabe a ACEITAÇÃO e com inteligência aproveitamento da situação. Ao invés de gemermos ou praguejarmos, atuamos parceiros. Como na magia podemos fazer isso?
Vamos juntar um copo com água da chuva que cai, passar por um filtro de papel(coador de café) misturar uma colherinha de mel,macerar uma folha de malva cheirosa e vamos tomar esta composição, mentalizando nosso corpo como sendo um rio que é engrossado pelas águas da chuva e corre em direção ao mar. Dessa maneira, nos colocamos em harmonia com o tempo, como ele está agora, e podem ter certeza, ficamos mais leves, fazendo parte deste momento, enriquecendo nossa personagem com o elemento atuante.Podemos fazer esta receita, para ser bebida por quem mora conosco. Primeiro tu experimenta e gostando partilha. Não esquecendo nunca, TTC=tá tudo certo! Feliz sobrevivência à todos nós!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

casamento

Como manter um casamento? Esta foi a pergunta de diversas mulheres, em um encontro que fui, como palestrante. A pergunta era no sentido de eu dar rituais mágicos para alcançar tal objetivo. De uma infinidade que possuo, dei à elas tres, que são os seguintes...
1# -Fazer um saquinho de pano (cor critério pessoal), do tamanho da palma da mão direita, costuras à mão, quando pronto, encher de sementes de alfazema e atar o saco com tres nós feitos enquanto é falada a determinação ( quero meu amor feliz comigo, por exemplo)Colocar o saquinho pronto, entre o colchão e o estrado da cama. Ideal ser feito em período de lua crescente. Renovar as sementes a cada seis meses,colocando as gastas, na natureza.
2# -Uma vez por mes, no período de lua cheia, dormir, vestindo o pijama de seu marido.
3# - D e tres em tres mese, durante o período de lua minguante, escrever em uma folha de papel os problemas que angustiam o casamento.Ao terminar, enrolar a folha escrita, com um pedaço de cipó milomi dentro,(mercado público tem) e colocar sobre um braseiro. Quando cinzas, jogar no vaso sanitário e dar descarga.
Aproveitei para dar a receita mais sagrada neste assunto, casamento. E isso posso afirmar com conhecimento de causa, tenho 40 anos de casada, mais 4 anos de namoro e noivado...
RESPEITO, Ô palavrinha que exige tudo, paciencia, cumplidade, humildade e amor...muito amor. Sem isso, não adianta NADA fazer o que quer que seja, não dará resultado. Ah! quase esqueci, ficar feliz vendo nosso amor estar feliz! Tenham uma excelente semana!

sábado, 15 de maio de 2010

Divagações

Hoje de tarde, eu estava trabalhando nos mosaicos, quando meu amor, interrompeu o que eu fazia. Cheia de más intenções, esperei ele falar. Então mostrou-me um pensamento escrito por ele. Um poeta nato, larguei tudo, atenta, ouvi ele falar...
A VIDA PASSA
AMANHÃ NÃO EXISTIREMOS
O QUE NÃO VIVENCIAMOS HOJE
FICA NO "NUNCA MAIS"
Compartilho contigo,esta experiência. Após ouvir, lápis e papel à mão, construi o mesmo pensamento, só que à minha maneira...
O TEMPO PASSA
NA VIDA NÃO EXISTE AMANHÃ
MORREMOS TODOS OS DIAS
VIVAMOS POIS, O HOJE, COM ALEGRIA.
Típico dos gênios, ele não gostou muito, da minha continuação. Todo gênio gosta de sua obra, desde que imexida.Como é um pensamento tri de inteligente, que tal, fazeres o mesmo? Primeiro reflete no pensamento dele. Vê se concordas ou não, dá tua opinião? Bom findi!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

futebol

Estamos em época de futebol, a mil pelo planeta. Para quem gosta, ótimo. Para quem, como eu, sofre, quando assiste um jogo, acontece a necessidade de usar o tempo com sabedoria. Quando toda a família se concentra,em volta da televisão, ou do rádio a todo o volume, são inúmeras as opções. Colocar tapa ouvidos e ler um bom livro, por exemplo. Minha sugestão... uma bruxa no paralelo 30sul, escrito por mim. Uma leitura leve e agradável. OU criação imperfeita de marcelo gleiser, que explica o oculto da natureza, extremamente interessante, é o meu livro de cabeceira,neste ano. Uma boa meditação, muito bom, nessa hora. Meditação contemplativa. Tenha uma imagem à frente e deixe seu pensamento ficar só na imagem, isto é muito bom! tipo 15minutos é suficiente. Mas caso tu sejas igual à maioria, fanática por futebol, meu conselho, tenhas sempre algo gostoso para comer, durante o jogo, pois acalma a agressividade que a competição produz em nosso físico. E importante também para acomodar a discussão, entre os personagens que assistem o jogo, decorrente deste esporte, apaixonante. Também é muito bom, colocares moedas em um prato, com sementes de gergelim, para absorver toda esta energia saída do corpo de tanta gente reunida em torno de algo. Ao acabar o jogo, não importa o resultado, coloque as moedas em sua bolsa e compre coisas com elas, coloque-as no mercado, muito produtivo para teus negócios! Bom entretenimento!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Início de semana

Olá! Para iniciarmos esta semana, com sucesso, em função de transitarmos por lua minguante, vamos fazer o seguinte...
Procurar em nosso guardaroupa, uma peça de roupa, que não estejamos usando já há algum tempo. Ideal é que seja quentinha,afinal, estamos entrando no inverno.Vamos embrulhar em um papel bonito, sair de casa e dar para alguém necessitado. Infelizmente não precisamos andar muito, nos dias de hoje. São tantas pessoas, mas isso é outra história.Ao darmos, vamos agradecer que podemos naquele instante, ajudar alguém. Neste momento, recebemos toda a energia necessária, para mais uma semana. Não esquecendo que o período da lua minguante é de introspecção, portanto vamos lá! Simples assim. Até amanhã.

sábado, 8 de maio de 2010

a mãe bruxa

A mãe bruxa !Muito prazer! Sou EU! Durante séculos passei por este planeta, nas formas mais diversas, meus ancestrais foram tudo que humano em evolução foi! Tenho em meu dna... da mulher das cavernas ao homem tempário; da curandeira portuguesa ao cigano errante; da judia mãe zelosa à vadia de boulevard; do pirata assassino ao alquimista louco do século XV. Portanto, hoje, sou livre para dizer, sou mãe bruxa! Vou contar um segredo. Há décadas, na real tres, no dia das mães, cuido com muito carinho de minha personagem Rejane. Estou em estado de graça, pois a experiencia mais profunda que vivi,é ser vida. Nossa!!!! Quando se mexem dentro de nós, ou quando sugam nosso seio! Então, busco nestes dias, que por aqui é dia das mães, a energia das quatro gravidezes que vivi.Compartilho com cada mulher, que por motivos divinos não devem gerar, a graça que possuo. Respiro para o mundo, grávida. Inspiro e expiro cada átomo do que vivi, como geradora de vida, e sopro para o universo,expandindo em alegria! É meu geito sincero de querer ver o mundo mais feliz. Sabe como podes partilhar? Olha com carinho para uma flor, ou as nuvens, ou uma criança, respira profundamente e fala baixinho... eu sou (teu nome) e agradeço a vida! Assim, vais estar conectada no dial desta expansão que estou fazendo. Pode experimentar, teu corpo será tocado por uma quentinha onda de amorosidade!Feliz dia das mães, para todas as mulheres deste planeta Terra!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mãe

O dia está chegando... Vamos fazer uma receita carinhosa para dar à uma mãe. Caso a nossa esteja longe, tipo cidade distante, outro país, ou morta fisicamente, daremos à uma mulher-mãe, pobre, trabalhadora(ex papeleira). Vamos lá, direto para meu lugar preferido da casa, onde sou verdadeira alquimista... a cozinha.
6 gemas de ovo, passadas na peneira;
1 copo de água;
2 copos de açúcar;
3 cravos da india;
canela em pó;
essência de baunilha ou 1 colher de sopa de contreau.
Colocar em uma panela pequena, a água , o açúcar, os cravos da india, deixando ferver em fogo médio até ficar uma calda grossa.Tira do fogo, deixa amornar. Coloca as gemas peneiradas, mexendo vigorosamente, com carinho.Acrescenta 3 gotas de essencia de baunilha, OU 1 colherinha de café de contreau. Leva ao fogo, baixo, mexendo sempre até que dê para ver o fundo da panela. Ainda morno, coloca em uma linda taça de vidro(no 1,99 tem muitas e lindas), salpica canela em pó.
Sempre que vamos para a cozinha, convidamos as *Cosiniéres*, magas alquimistas do sabor, para estarem conosco e abençoarem o alimento que estamos a preparar.
Bem pessoal, chega por hoje! Façam esta receita, cujo nome *ovos moles* vai deixar muuuuito feliz, quem saborear. Até amanhã. Carpe diem!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

E aí ?

Pois é, estou aqui a escrever, dando receitas de como passar melhor por este planeta. Preciso saber se estou no caminho certo, ou seja, é isso mesmo ? É assim que posso ajudar semelhantes à mim? Hoje, fiquei sabendo de uma irmã querida, que não vejo há séculos, que amputou os dois pés, em função da diabete... Fico a pensar, em como é dificil, as vezes, ser humana. Mas ao mesmo tempo, creio firmemente no olho sagrado, desta energia maior, que escreve certo, por linhas tortas. Então, agradeço à vida, sigo o caminho, orando sempre, para que o aprendizado seja sereno. Voltemos à rotina. Fiquei de partilhar, como equilibrar a relação mãe e filha, isso se aplica ao filho tb.
Pegar:
xerox de fotos velhas, da nossa caminhada com nossa mãe.
Colar em uma folha de oficio, escrevendo junto a cada foto, as palavras relativas à cada foto. (sem medo, ninguém vai ver)
Passar mel no papel escrito, inclusive sobre as fotos, enrolar com cuidado o papel, passar uma fita cor de rosa, dando tres nós, pedindo à Nossa Senhora do manto azul, que abençoe esta relação, curando todas as feridas.
Sair de casa, ir até a beira do rio, ou lago, ou cachoeira, (água natural) e mergulhar o escrito, colocando uma pedra sobre o papel, de modo que fique mergulhado.
Ir embora sem olhar para trás.
IMPORTANTE- Não esquecer JAMAIS de agradecer aos nossos pais, por terem tido coragem de nos gerarem, e com isso, permitir que aqui, agora, estejamos vivendo e escrevendo a nossa história. Hoje é dia cinco, mes maio de dois mil e dez. Sou Rejane e agradeço.

domingo, 2 de maio de 2010

MÃE

Antes de sermos mãe, SEMPRE seremos filha!Está próximo o dia que a sociedade escolheu para homenagear a figura mais antiga do planeta, a mãe. Vamos aproveitar esta semana que falta, para o domingo que vem, LIMPARMOS, nossa relação com esta figura tão complexa, nos dias atuais. Tenho 55 anos, a benção de ter minha mãe viva, domingo ela completa 82 anos! Ela, de uma geração que batia nos filhos para educar. Eu, de uma geração odiando a agressividade, então eduquei os meus, chamando o pai deles, na hora do limite. Meus filhos, os que já são pais, educam os seus, com MUITO diálogo. Meus netos como educarão os seus? O que observo, vivendo a vida e vendo o comportamento também da sociedade, é que caminhamos para um mundo melhor. Por que esta certeza? Eu perdi muitos anos de vida, odiando a educação que recebi e consequentemente minha mãe. Aprendi a me perdoar por isso, tanta ignorância de minha parte. Aquela menina magoada cresceu, se fez mãe,hoje é avó e ama muito sua mãe. TEMPO TEMPO TEMPO TEMPO, sábio senhor do destino,te agradeço TEMPO, por teres me permitido aprender a amar minha mãe. E tu, que lês este blog, como vai tua amorosidade filial? Amanhã, aprenderemos como, com ervas, podemos curar alguma ferida emocional, com relação à isso. Bom domingo!!!!!!!!