O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

sábado, 30 de junho de 2012

Primeiro semestre de 2012 , tchau!

Já te destes conta que metade deste ano, já passou?
A cada início de ano, escrevo em uma folha de papel branca, as metas para o ano novo. Ensino isso! No momento em que as metas estão escritas, elas já existem...igual à palavra dita, que jamais pode ser apagada, metas criam vida, quando as escrevemos. A principal para dois mil e doze foi NÃO PERDER A SANIDADE MENTAL, até aqui, tudo bem, me considero a menos louca do contexto! Outras metas, envolvem situaçoões cotidianas... cercar todo o terreno onde moro com minha família, um quarto dele está pronta e ficou linda! Trocar a camionete para uma doblo onde cabe a cadeira de rodas da gigi, ainda não deu!Encontrar um estilo próprio no vestir, ainda não consegui. Continuo em frente do espelho trocando diversas roupas para qualquer evento... e saindo insatisfeita no modo que me visto.Nunca mais pintar o cabelo...chega de químico em minha cabeça...ainda não consegui,solução atual...cortar bem curto!Por que estou falando isso para ti? Pois é, simples mesmo. Divido contigo, o sensacional...tenho ainda seis meses pela frente!TEMOS! Vou conseguir chegar ao fim deste ano tão louco, sabendo me vestir sem me sentir estranha,com o corte de cabelo perfeito; com a doblo e o transporte de gigi perfeito, a cerca pronta impedindo que os cachorros abandonados (já adotamos dois cães e uma gata que não para de parir gatinhos)na estrada venham pedir abrigo.Te destes conta? Tu também tens este tempo, igual à mim he he he! Vais fazer omo eu? Arregaçar as mangas? Rever as metas? Elas não mudaram? Surgiu algum desafio novo, ou como eu, respeitas teus limites e navegas no mar da lógica e na confiança em ti mesmo, que escreveu as metas? Então, vamos em frente? Mais seis meses à nossa frente, cheio de oportunidades e aprendizado! E muuuuuuuuuuuito trabalho. Vamos descansar neste fim de semana e segunda-feira COMEÇAMOS O SEGUNDO SEMESTRE!!!! Que tal? Está bom para ti? Para mim está perfeito!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Insônia

Durmo muito pouco, atualmente. Cerca de quatro ou cinco horas por noite, no máximo. Eu gosto muito da noite! E quando acordada, enquanto todos dormem, sinto uma paz misto entendimento, então somado à inquietude natural em mim. Nesta noite, enquanto escrevo contigo,neste blog, neste exato instante, não dormir, está sendo doído. Procuro ser up, prá cima o máximo do tempo possível, mas o silêncio ao meu redor, é interrompido incessantes vezes. O som é de choro, de dor física, de mágoa, impotência, abandono! São tantas as crianças que choram,um deles, um bebê o choro é uma espécie de urro-lamento, ele não tem um aninho. As outras são pequenas, estão encolhidas, não consigo definir a idade, mas enxergo com nitidez o terror nos olhos de cada menino e menina. Senhor da Luz, quanta dor! Todas, sem exceção, mexidas, violentadas sexualmente. Creio que a prisão hoje de alguns animais-homens, aqui do meu Estado, movimentou o mundo cósmico, libertando suas almas. Elas ainda estão por aqui, pedindo que minha voz fale por elas. Que seja feito algo, para que isso deixe de acontecer. Acendo um incenso de rosas brancas, acarinho todos eles, com a minha voz, em prece...
"-anjo de guarda, olha sempre por mim, protege meu caminho, nunca me deixes sósinho! Menino Jesus, faz forte meu anjinho, tenho medo de ficar sósinho"! Nunca me deixes sósinho!"
Eu não consigo evitar, choro junto com eles, choro por esta sociedade adormecida, choro por estes pais que não protegem seus filhos, choro convulsivamente sentindo em meu corpo físico, suas dores! Conforme meu choro vai amansando, eles vão, em bando, sumindo do campo de minha visão. Sinto um alívio enorme, pois meu corpo pode relaxar, cada pedacinho dele dói, muito!
Grata por estares comigo neste momento, quando estiveres lendo este texto, pétalas de rosas brancas cairão do céu, e tocarão a criança que esteja passando por este tipo de abuso, neste momento e seu corpinho será abençoado com nossa compaixão!
Grata por ser livre para ser canal de condução, e partilhar contigo este pedido de ajuda!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Pobres mulheres

Quando este ano iniciou, em reunião com mulheres, falei que o grande desafio, seria (e continua sendo) chegar até o fim do ano, mantendo a sanidade mental. Falei que veríamos coisas do "arco da velha" em atitudes de desequilíbrio muito grande, devido a perda desta sanidade. Hoje fui testemunha de um fato que fala por si...te conto ...
Estava na fila da lotação, já haviam oito pessoas à minha frente, entre elas um senhor muito bem apessoado. Nesta espera, uma mulher de seus trinta e oito anos, bem vestida, se aproximou da fila e ficou ao lado dele. A atitude dela, chamou minha atenção...furar a fila? foi então que um diálogo muito louco teve início...
-Posso falar um pouco com o senhor?
Ele surpreso, educado acenou afirmativamente com a cabeça, então ela desenvolveu o verbo...
-Resolvi falar com o senhor, pois vejo que é uma pessoa bem vestida, de excelente aparência e educado. Meu nome é Maria(fictício), tenho trinta e oito anos, sou sósinha e estou em busca de alguém. Tenho ido nos bailes de casais, mas não encontro nada que preste!Estou em busca de um companheiro, para viver junto a vida!
O homem não falava nada, surpreso escutava o que a mulher dizia...
-O senhor é casado?
-Sim e bem casado!
-Mas que pena, mas fique casado, é muito bom ter alguém junto com a gente.Eu não me envolvo com homem casado.
Assim a conversa foi encerrada e ela se foi, pelas ruas, solitária, buscando outra possível vítima, para partilhar sua existência!
O surprendente é que as pessoas mais próximas da fila, acompanharam a conversa e uma jovem, não conseguiu conter o riso, comentando o quanto a loucura está solta!
Veja bem, não é o fato dela ter abordado o homem, que para mim, representou loucura, mas sim, a ilusão, o sonho de que através desta tática, ela vá conseguir encontrar alguém para partilhar sua vida. Por isso, os homens estão tão desencantados com o feminino, já não sobra nada mais para eles !Instinto masculino, neste planeta é de caçador, conquistador, homem algum gosta deste tipo de abordagem, não homem como ela busca, para companheiro.
E queres saber o mais incrível, este homem abordado, foi Adel, meu marido, que tal? É ou não é SENSACIONAL viver neste planeta animalmente falando? Minha compaixão foi imensa, para com a mulher que perdeu a arte da conquista instintiva de femea para macho, quase dei meu cartão de taróloga para ela. Fiquei tentada a ensinar a arte, mas ...não jogo pérolas aos porcos (sentido figurado é óbvio).

terça-feira, 26 de junho de 2012

Ei, Psiu

Tu que estás sofrendo neste momento, pára tudo...pensa comigo: *sofres por solidão? experimenta sorrir para as pessoas ao teu redor, ficarás surpresa(o) com o poder de um sorriso, ele aproxima as pessoas umas das outras; *sofres por estares doente? procura entender o que está doença está te dizendo, entender o que teu corpo está te falando; *sofres por algum colega teu estar tendo sucesso profissional e tu que executas a mesma função, não és promovido? Estás trabalhando no que te reliza ou sómente cumprindo uma função? * estás sofrendo por amor? qual parte da relação não estás percebendo... o meio? o fim? *brigastes com alguém de tua família? Estás aceitando o jeito de cada famíliar ou queres que eles sejam conforme tua concepção de comportamento; *alguém foi injusto contigo? até onde agires de outra forma, mudaria esta injustiça; *sofres por dificuldade financeira? o dinheiro resulta de muito trabalho, estás trabalhando o necessário para ganhares o que precisas; Ei, psiu, acorda guri(a)! Lembra sempre do que vou te falar... aqui neste planeta-laboratório, tudo é aprendizado. Podes facilitar um pouquinho tua vida se lembrares que TUDO, A MÍNIMA ATITUDE traz consequência. Aqui tudo é colheita. Plantamos vento? Colhemos tempestades! Plantamos doçura em nossa atitude, colhemos mel! Estamos precisando de mais dinheiro, vamos buscar mais trabalho porque ele não cai do céu! A relação amorosa está doendo então algo está errado, amar NÃO É SOFRER! Ei, te orienta, estamos no século vinte e um! Amadurecer é necessário e urgente! Não és o centro do mundo. Estás sofrendo? Já reparastes que o sol nasce , clareia a Terra todos os dias, independente de estares sofrendo ou feliz? SÓMENTE TU MESMA(O)tens a direção em tuas mãos, do teu destino! NADA ACONTECE, sem a tua participação, entendes isso? Portanto pára de gemer, lambe tuas feridas e vamos em frente! A vida é tão curtinha, vamos aproveitar?

domingo, 24 de junho de 2012

Mulheres no poder-continuação texto de ontem

Ana Amélia Lemos, Senadora eleita em meu Estado, com mais de tres milhões de votos, e Maria do Rosário, Ministra da Secretaria de Direitos Humanos! Eu saí do aconchego de meu refúgio, para espiar o comportamento destas duas mulheres, que estão na cúpula política de meu país!Ir à este fórum foi por este motivo!
Completamente desarmada de conceitos, sentada comodamente na poltrona do teatro, preparei minhas antenas psíquicas para a observação, ao estilo rejane de ser. Quem falou primeiro foi a senadora, com uma objetividade digna da maturidade adquirida nos longos anos, em que esteve à frente das comunicações. Elegante, falando pausadamente, sábia! Senti um grande orgulho, não desperdicei meu voto. Inteligente, informativa e altamente política! O tempo transcorreu rápido, e as perguntas feitas pela platéia foram respondidas com coragem e uma racionalidade digna da mulher que ela é! Fiquei satisfeita, entendendo o tempo vivido até aquele momento,como útil! Na primeira hora da tarde, após o almoço, Maria do Rosário iniciou sua palestra. Durante uns bons minutos, tive que tapar meus ouvidos, a fala dela estava gritante. Mesmo com os ouvidos tapados, o som entrava agudo e irritante, ecoando forte em minha cabeça. Tive que fazer um controle enorme, para manter minha energia neutra. Com dificuldade, fui aos poucos, com uma respiração discreta, diminuindo o som de sua voz, para poder concentrar a atenção em sua fala. Jovem, uma mulher jovem, tendo muito caminho à sua frente, e com assessores péssimos, pois de início, já poderiam ter dado o toque do som alto de sua voz. Quando a paixão com que defendia sua atuação, dentro do ministério foi acalmando, sua voz foi adquirindo um tom audível menos agressivo. Falou o que tinha que ser falado, dentro de sua crença do certo e errado em sua participação no governo. Fiquei curiosa, em imaginar como estará esta mulher daqui dez anos. Assim como entendi a primeira mulher elegantemente controlada, talvez por ter mais anos de vida e experiência ativa nas relações humanas, percebi a segunda mulher, mais jovem, ainda tendo que aprender a controlar seus ímpetos pessoais, em nome de passar um recado menos agressivo. Tudo certo, como gosto de dizer! Meu cérebro, tirando suas conclusões, já apontava o óbvio até aquele momento, a mulher no poder, é uma realidade! E são corajosas, tanto uma, quanto a outra! Senti um misto de orgulho e compaixão, por cada uma. A mais velha, aprendendo o jogo de cintura no poder , a mais nova doando a vida em sua crença, ambas no caminho cheio de pedras que é a política! Dimensionei, na situação micro que estava participando, para a Presidenta Dilma, que administra o meu Brasil, um macro desafio. Já fazem anos, que quando sento à beira do fogo, expando luz para as mulheres no poder. Alí, aprendi que saúde, equilíbrio e malícia, entram nesta expansão, a partir de então. Ouvi atentamente os homens palestrantes. O representante da Unimed, muito expert na palestra; Esperidião Amin o deputado bem humorado, não acrescentou nada para mim; Jaime Lerner extremamente inteligente e visionário; Luiz Pondé exausto fisicamente, cumprindo uma rotina; Dominique Volton derrubou o copo duas vezes, sendo que na primeira a água caiu no chão e na segunda ele foi rápido e evitou outro pequeno desastre, fuso horário he he. Os jornalistas, mediadores cumpriram com brilhantismo seu papel. E foi então que meu tempo para este fórum encerrou. Fiquei com vontade de ouvir Tabaré Vasquez, mas o químico de meu corpo tinha esgotado até a última reserva. Levantei o mais discreta possível e saí do teatro satisfeita, por ter seguido de novo, o comando inconsciente do ter que estar em tal lugar! Feito! Soma? O de sempre...constatação da aceleração da participação da mulher na sociedade humana! E CONVICTA de que meu lugar é onde estou, orando, sim orando, expandindo força, para estas guerreiras que estão por aí, na luta física por um mundo melhor!

sábado, 23 de junho de 2012

Fazendo o que deve ser feito

E então, estava eu, em plena quarta-feira, lendo o jornal, acompanhado do tradicional café matinal, tipo oito horas da manhã! É meu ritual diário,não abro mão dele, por nada neste mundo! Foi quando meus olhos passaram sobre uma chamada para um fórum político. Li com atenção,e folhei a página seguinte...o jornal grudou na ponta de meus dedos, que ficaram elétricos´! "Senti" que devia reler a notícia, agora com mais atenção. Dito e feito, luzinhas piscaram e no instante seguinte já estava eu no computador, para tentar fazer a inscrição via email. A resposta veio em seguida, estava inscrita! Voltei ao meu café, que tive que aquecer de novo (gosto dele muito quente)pensando que já não tenho trinta anos, e que meu propósito é de ficar quietinha aqui onde moro, até o fim de dois mil e doze! Passou a quarta, a quinta e hoje, sexta-feira já acordo irritada, igual a uma velha rabugenta! Seis horas da manhã, para as sete em ponto estar indo de carona, com Adel para Porto Alegre, onde acontece o tal de fórum! Visto marrom, preto e cinza, a idéia é ficar discreta, sendo sombra. No caminho de ida, a irritação aumenta, trânsito lento e como faz tempo que estou "entocada", tenho a impressão que todos os carros do planeta, estão aqui, na estrada, conosco. Observo a maestria de meu marido na direção do carro. Respeito às leis? Nada de nada, eu achava os motoristas gaúchos equilibrados, nossa, parece que estou numa corrida maluca! Oito e meia, chego ao meu destino, o teatro do Bourbon Country. Ao pegar o material distribuido na entrada, é que começo a entender mais ou menos, porque eu tenho que estar aqui . . . duas (grandes) mulheres, uma ministra a outra senadora, fazem parte do quadro dos palestrantes. Também um médico, um deputado estadual, um arquiteto urbanista,um filósofo, um sociólogo francês, 4 jornalistas entre eles uma mulher, e ainda o ex presidente do país vizinho, Uruguai. O tema? PENSAR O MUNDO OLHAR A CIDADE! E evento este programado por uma entidade clinica particular, já na sua sétima edição! Ok, cá estou eu, vou colher dados comportamentais de lideranças proeminentes da sociedade humana. Amanhã, te conto como está sendo este dia, e o porque eu, retirada por opção do contexto social, caio de páraquedas neste mundo do qual propositadamente me afastei! Até amanhã, já estou em casa, cheia de coisas para te contar, estou cansada!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Compromisso com a vida

Aqui no paralelo trinta sul é inverno! Em Portugal, terra de meus ancestrais é verão! Não consigo deixar de ficar encantada com o equilíbrio matemático deste planeta! Mas não é sobre isso que quero trocar contigo hoje. Temos uma tarefa para fazermos juntas(os), seja inverno ou seja verão! Vamos fazer movimento positivo? Segue comigo? Então, abrir o guarda roupas, pegar TODAS as peças que não estamos usando, e colocar em um saco. Em seguida, na despensa, vamos escolher cinco (soma de ano 2012) mantimentos, colocar junto com as roupas que já foram escolhidas! Na cozinha, vamos fazer um sanduiche "d e l i c i o s o"! Quando pronto, embrulhar e colocar junto do saco. Tudo feito? Estás com tudo realizado? Muito bem, vamos nos vestir com simplicidade, usando roupas discretas! Deu? Certo! Pegamos no saco com o material escolhido e preparado e saimos de casa com ele!
A pé, vamos andar pelas ruas, até ter distribuido o que está no saco! Pode ser para uma pessoa só, ou pode ser dado um a um cada peça,cada mantimento e o sanduiche, individualmente. Missão cumprida? Voltamos para nossa casa, acolhedora pois é nosso oásis sagrado, e vamos direto para a cozinha, fazer um chá! Por favor, continua me acompanhando, é chá que tu gostes, certo? Quando pronto, vamos colocar uma colherinha de mel, misturando bem, servindo em uma xícara grande. Podemos tomar este chá gelado aí em Portugal ou tri de quentinho, aqui no sul de meu Brasil! No momento que estivermos saboreando o chá, a cada gole, vamos deixar nossa emoção fluir. Vamos agradecer termos realizado esta tarefa e vamos expandir ao nosso redor irmandade, luz e gratidão por cada centavo que produzimos e que PARTILHAMOS! Faz isso comigo, faz? Grata, feliz distribuição de amor!!!!!!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Bem vindo Inverno!

Ontem, um outono envelhecido se despediu de todos nós! Atenta como estou sempre com a Mãe Natureza, agradeci ao velho Ancião estes tres meses onde ele esteve tão obstinado, presente em nossas vidas! As folhas caídas das árvores se mexeram, como sopradas por uma leve brisa, conforme seus passos se distanciaram de mim! Folhas amareladas, cor de cobre, dançaram ao redor de sua longa túnica desbotada pelo tempo, enquanto sua figura foi ficando pequena até sumir no campo de minha percepção! E assim estamos, em festas! Entra o Senhor Inverno! Tua despensa está cheia? Serão tres longos meses, que passaremos juntas(os) aprendendo sempre a vida neste planeta, agora com a regência desta estação introspectiva, profunda e por aqui gelada! Nos encontramos hoje de noite, oito horas e alguns minutos! Podes acreditar em mim... ele estará soberbo firmando sua entrada na roda da vida! No fogo, com cheiro de ervas secas, mirra, benjoim, arruda e alegrim, feliz, estarei expandindo boas vindas à este Grande Mestre, cúmplice da Mãe Terra! Seja bem vindo Senhor Inverno! Estamos prontas(os) para aprender contigo! Sou rejane e agradeço!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Autosuficiência

Desde sempre, com cada pessoa que passou por mim, a troca foi para mim,rejane, profunda! Para cada ser, a responsabilidade de minha parte foi aprender, aprender e sempre aprender na troca. O que dei com total responsabilidade, foi a importância do autoconhecimento, independente da riqueza ou da pequena porção de aprendizado nas relações que sôfrega, absorvi. Hoje, e a cada dia que passa, a vida confirma o quão abençoada tem sido esta minha consciência. Porque, sómente com o autoconhecimento, é que o ser humano possui a autosuficiência! E sómente se conhecendo profundamente, as barreiras vão sendo derrubadas, uma a uma e os projetos vão se tornando realidade. Vejo os jovens desta geração, vinte e cinco a trinta e cinco anos, entendendo nas relações humanas, tanto pofissionais quanto sentimentais, que depender dos outros faz parte, mas que a verdadeira autosuficiência está totalmente inserida na capacidade de surfar em sua própria prancha, podendo sómente assim ser dono de seu próprio destino. E se tu, que lês este blog, ainda não possuis tua própria prancha, tem paciência, ainda não és dono de teu destino. Portanto, respira fundo, busca o lado positivo, em qualquer circunstância de tua vida! E abre tua mente para entender com paciência, o movimento de construção, e com isso ires te preparando, para então, quando COM TUA PRANCHA SOB TEUS PÉS, poderes surfar a onda que quiseres, na praia escolhida por ti!E o passo fundamental para seres autosuficiente e dirigires teu destino, à revelia do mundo que te cerca, é seres profundo conhecedor de ti mesmo. Conta sempre comigo. Ah, não esqueças nunca, se eu consegui e consigo a cada novo dia me reconhecer, sou prova que qualquer ser humano também pode fazer isso!

domingo, 17 de junho de 2012

Eu opto pela Esperança

Podes crer, tenho uma longa estrada percorrida! Como rejane, deixei tantas pegadas, que já posso morrer em paz! Com a chegada da tecnologia,estou podendo continuar a caminhada, então exigindo menos deste corpo físico tão gasto! Estou falando em lógica, matemática. Através deste blog, (o compromisso presente em mim, de ensinar pessoas a se descobrirem, se entenderem, a autoajuda), consigo expandir a técnica que uso, "se eu consigo tu também consegues"! Hoje, meu dia tem sido até aqui, arrancar ervas daninhas no terreno onde morro, que fica imenso, quando faço isso. E estava a pensar em quantas criaturinhas estou matando, e em como na sociedade humana isto não é punido. Podemos matar plantas, animais, (a carne que comes é de animais mortos) e pensei em como o ser humano é hipócrita, quando não assume a lei de morte humana, em sua sociedade! Aí, doce e velha como sou he he he, percebi e recebi em mim, uma lufada de vento afastando tais pensamentos dizendo...vai ao teu blog e espalha esperança, ensina esperança e teima em seres esperança de dias melhores, de um mundo melhor! Então aqui estou, cheia, abundante em esperança! Com minhas mãos com sangue verde, das plantas que matei, mas querendo salvaguardar nossa cabeça, para que sobreviva sã, também mentalmente! Vamos lá, tu que lês este blog, canta, crie, seja esperança! É a ordem do dia!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Reencontro

Hoje a tarde, fui ao encontro de quatro velhas amigas, que já não viam há uns quinze anos. Levei um ramo de margaridas para cada uma, em cores diferentes. Cada uma recebeu de uma cor, para mim, ficou a branca. O que nos uniu no passado? Todas somos mães de filhos especiais! Vivemos dez anos de nossas vidas juntas, em uma ong que criamos e que já teve seu fim! Ela existiu, enquanto foi preciso. Quero partilhar contigo algo muito bom! Esta tarde que vivi hoje, com elas! Somos as mesmas, só que com rugas no rosto, com dodóis tipo diabétes, hérnias de disco, isquemia, olha foi chocante. Quando nos demos conta, após gemer nossas feridas, sobre o que o tempo tinha feito com cada uma, o sorriso foi chegando! A conversa fluindo, enriquecida na troca das recordações. Diversas vezes controlei minhas emoções. Elas estavam tão bem, não iria ser eu a chorar, todas maduras, sábias, eu a mais nova, me sentia aluna entre mestras. Fizemos um lanche juntas, na praça do mercado público, em Porto Alegre! Estou com as cordas vocais doendo em minha garganta, falamos muito, trocamos vida, como há anos atrás fizemos,juntas. As tres horas voaram! Combinamos nos encontrar daqui um mes, de novo! Estou agora escrevendo neste blog, muuuuuuuuuito cansada. Tipo, atropelada por um trem? Pois é, feliz, cansada e nutrida. Muito nutrida, sei que todas ficamos. Vou dormir, só precisava te contar esta linda vivência nossa, hoje! Ficas bem, nos falamos amanhã.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O mundo como ele é

E então? Como foi tua comemoração de dia dos namorados? Fizestes teu amor feliz? Os grandes mestres da história da humanidade afirmam, em todas em filofias, linguas e religiões, fazer a outra pessoa feliz, este é o verdadeiro desafio! E para acertarmos isso, não podemos raciocinar com nossa verdade! Incrível não é? Sim porque para mim ganhar uma flor e ser feliz, são margaridas que desejo ganhar! E, se ganho rosas, devo sorrir, porque a outra pessoa, quis me fazer feliz, mesmo que não tenha reservado uns minutos de seu preciosos tempo para lembrar que são margaridas a flor que eu amo... E teu pensamento( segundo os grandes mestres, que eram tão sábios e entendiam tanto do sagrado sentimento chamado amor), com a rosa na mão, mesmo gostando de margaridas, deves sorrir e fazer a outra pessoa feliz, ao pensar que te fez um carinho com sucesso absoluto! E para aprofundar um pouquinho mais, esta conversa sobre o mundo como ele é, segue meu pensamento? Vais fazer um carinho para quem é especial para ti...tu gostas de jabuticaba e a pessoa que receberá teu carinho, gosta de morangos vermelhos! Vais dar o que para a pessoa? Jabuticabas? Errado! TU GOSTAS de jabuticaba. Então darás para a pessoa morangos vermelhos! Simples assim! Mas enfim,Já são treze minutos do dia treze de junho! Dia dos namorados foi ontem, novamente só ano que vem! Passou! Graças à Deus! Que tal comprar um ramo de margaridas?

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Toque de carinho

Dia doze de junho, dia dos namorados. Ouço um burburinho na sociedade humana. Todas as pessoas, independente de sexo ou de idade, murmuram sons de atração. Ninguém quer estar sósinho neste dia. Acho graça, quando a coletividade é regida por datas, mas comprendo e as respeito. Por isso, resolvo escrever a respeito desta data, em especial. Ela fala da busca, encontro da famosa alma gemea! O encontro desta alma, ainda não foi explicado com clareza, sendo ainda embalada em sonhos e suspiros românticos. Já falei, em texto escrito aqui,há tempos atrás, que consigo comprovar a existência de trinta e nove almas gemeas. Poderia te descrever o encontro de cada uma em minha vida, talvez um dia o faça, não hoje! Mas enfim, encontrar uma alma gêmea como ela está descrita em rima e verso por aí, demanda muita paciência, muita doação, muita compaixão e principalmente muita racionalidade. Chocante? Pois é, assim é! Conheço pouquíssimas pessoas, que vivem a vida com sua alma gemea,neste caso, seu grande amor. E isso é comemorado amanhã, dia dos namorados, aqui no Brasil. Como vais comemorar tal dia? Vou te passar uma lista que independente de teu momento, te deixará EXTREMMENTE feliz, neste dia! Vamos lá? Não falarei ele ela, devido à liberdade sexual de opção que vivemos em nossos dias. * estás só, sem ninguém, para te dar uma flor e queres muito, em teus sonhos, ganhar... escolhe uma hora do dia, compra uma flor, a que gostas mais, vai até uma praça bem florida e colocas tua flor entre as flores que lá estão. Pega uma pétala de cinco flores diferentes, sendo uma da tua flor ali colocada. Envolve as pétalas em papel rosa, com muito carinho e cuidado, e quando chegares em casa, coloca no travesseiro, dormindo a noite toda com estas pétalas.Antes de dormir, determina ao universo, tua disposição de viver uma história de amor,feliz. No dia seguinte, guarda estas pétalas em um livro que fale do amor entre duas pessoas, mas uma história de amor feliz, é lógico. * Se teu grande amor morreu, e sentes falta dele, dê de presente para voces a aceitação das regras deste planeta...nascer,viver e morrer, e entendas que estás viva e que a vida continua. Faça um brinde à história que voces viveram e bola prá frente! *se a pessoa que amas é desligada de datas e comemorações, compra um mimo para ti e te dê de presente, não deixando de comemorar, consciente de que esta pessoa ainda não te conhece bem. * e por fim, se achas que esta data não é importante, que és excelente companhia o ano todo, dá um mimo para teu amor. Verás um resultado que te surprenderá! Agora, vou te dar dicas para comemorar com simplicidade e felicidade este dia... ao acordar olha teu reflexo no espelho e fala sem vergonha alguma:" feliz dia dos namorados cúmplice querida(o)de minha vida"!*te alimenta com uma fruta adoçada com mel!* veste uma roupa alegre, com cores que combinem entre si e te sintas linda(o)! *sejas gentil com todos que te relacionares, dizendo sempre que possível uma palavra amiga!*Olhe para as pessoas ao redor, e procures interpretar se são sósinhas, se tem alguém, se são felizes!* Combine um fim de tarde com pessoas afins, seja alegre e divertida(o)! E quando te deres conta, mais um dia passou e amanhã tudo acontecerá de novo. Só que o dia dos namorados novamente, só ano que vem, he he. Então sejas feliz!

sábado, 9 de junho de 2012

kwaiuan

Este é o nome da ilha que sou! Este é o nome da ilha onde moro.Somos uma tribo formada por seres de uma era onde existem duas luas e o céu tem uma coloração rósea. Neste lugar, as relações humanas são vividas com infinito respeito às diferenças. Na oca ao lado da minha, o que chamo de família, é composto por tres mulheres que dividem a manutenção e a estabilidade social e financeira do grupo. No outro lado, qualquer concepção de família, bate de frente com a realidade composta por homens jovens, que limpam a oca e buscam seus alimentos, onde femeas são proibidas de entrar.Onde o sol nasce, uma imensa oca é administrada por seres infantis, não posso deixar de reparar que nesta oca, a alegria está sempre presente! No lado em que o sol se põe, é a oca das anciãs, onde estou enquanto viva, sem doença! Ainda não consegui definir direito, porque os homens daqui, morrem tão cedo. Na realidade, eles fazem muita falta. Eu, por ser anciã, aqui, sinto nostalgia, quando recordo dos meus homens. Tive quatro. Cada um fez em mim, uma semente. E na solidão de minha velhice, as vezes me pego falando com suas almas, resmungando terem me abandonado tão precocemente. Como em tudo, nesta tribo, aceitar a evolução, faz parte da harmonia deste lugar. Então, nem para as outras anciãs, tão velhas quanto eu, falo do sentimento de solidão que vivo. Mesmo porque, este sentimento fica presente, nas noites frias, em que busco ao cobrir meu corpo com harinaia(coberta feita com palha fina trançada), um aconchego com calor do corpo de cada um de meus homens, tão precocemente levados! Sinto falta deles. O som do katwi. chama todos para o centro da taba. Arrasto meu corpo, junto com as outras anciãs. Lá chegando, o soar dos keiwas(tambores) tocados por jovens mulheres, entoa um som triste, de despedida! Aflita percebo com angústia, que conheço estesom. É o toque de despedida. Espio por entre as franjas de meus cabelos brancos ! A tribo está em festa! Hoje as anciãs vão ao encontro do Grande Espírito, para fazerem a viagem sem volta. Grossas lágrimas escorrem por minha face. Eu lembro que vira anciãs derrubarem lágrimas, que nem eu, agora, e que eu rira muito, jovem imatura, das velhas que entoavam cânticos de despedida. Agora é minha vez, cá estou. Ouço o canto das outras mulheres, anciãs, como eu. Não consigo que saia um som de minha garganta! Meu olhar não é de conformismo. Quero gritar, parem tudo isso. Aproveitem da sabedoria de minha geração. Hum, o rosto das jovens guerreiras lembra minhas feições, décadas atrás. Conformada, pego meu thani (sacola de pele de urso, onde estão os alimentos para sobrevivermos uns dias), me junto às outras treze anciãs, e em fila indiana, nos dirigimos para a montanha! Todas as treze, sabemos que é o caminho sem volta. Volto meu olhar para a tribo,distante cada vez mais. Enxergo o aceno de Kini, minha neta, aceno de volta. Enxugo as lágrimas, que teimam em cair em meu rosto. Sou Kwaiuan, já fui chefe desta tribo. Sopro em direção à Kini, enviando sinais de entendimento. Baixo a cabeça, aconchego o manto de pele de urso em mim, e sigo em direção ao meu destino!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Um dia especial

Hoje, aqui onde moro, é feriado, minha mãe veio passar o dia aqui em casa. Chegou eram quase onze horas da manhã. Agasalhada, desceu da camionete,(dirigida por seu neto mais velho que a fôra buscar em casa) com alguma dificuldade, quase nada frente aos oitenta e quatro anos que ela tem. Minha atenção foi atraída como um ímã, para seus cabelos brancos. É lógico que já estão brancos há um bom tempo, mas no instante em que ela desce do carro, o sol bate em cheio em sua cabeça, e o reflexo de sua luz cegou,por instantes, meus olhos. Assim do nada uma vontade enorme de chorar, como se eu estivesse menininha com saudades da mamãe! Calma, pensei comigo! Calma, respira fundo, equilibrio, vamos rejane! Ningém reparou em mim, já estou phd nestes momentos, tanto eles são decorrência natural em minha vida. A abracei com carinho, beijei suas mãos, estavam geladas. -Mãe, cadê suas luvas? Está tão frio, vamos entrar logo, a lareira está acesa, está bem quentinho lá dentro.Ela não quis entrar, rebelde como sempre, minha mãe. Pegou o caminho da horta e por lá se foi. Novamente, por sobre o muro da piscina, chamou minha atenção, aquela nuvem branca(seus cabelos) andando entre as árvores. Muito bem, pensei comigo, vamos lá, o que temos para aprender aqui, agora? Mentalmente,(converso comigo mesma o tempo todo)abri minha percepção sensitiva. Devagarzinho eles foram se chegando...Seres muito velhos, cinco ao todo. Dois homens e tres mulheres. Suas vestes de pano crú,na cor bege e um cordão dourado amarrado na cintura. Os cinco, com longos cabelos soltos, completamente brancos, igualzinho ao dela. Juntei as mãos em oração...namaste, sintam-se bemvindos! Mentalmente os saudei, percebendo por sua atitude silenciosa, serem muito evoluidos e que iriam passar o dia a acompanhando. E assim foi. Eu acordei cedo e as tres sopas (uma de legumes, uma de frango desfiado e uma de agulha com osso) feitas por mim, deixavam um perfume de carinho no ar! Ao sentarmos à mesa, enquanto todos se deliciavam sorvendo cada colherada,eles ficaram observando o modo que a família a tratava. Netos,bisneto, genro, filhas, seus olhos se demoravam em um e outro. Quando fomos lá para fora, tomar o cafézinho, após a refeição, nos sentamos formando uma roda, foi interessante, pois o calor do sol é que nos chamara e no calor do sol, ao tirarmos fotografias, que eles começaram a ir ficando transparentes até sumirem. E minha mãe a cada avião a jato que passava céu acima, deixando o traço branco bem delineado, como um sinal curto e rápido,nos assustava com seus gritos de alegria...olhem olhem, mais um! Já sabes que não vou entrar em mais detalhes! Foi profundo ver os ancestrais de minha mãe, estando ali, "vivendo" com quatro gerações juntas, desenvolvendo seu dna. Conforme o risco do avião a jato sumia, os seres iam saindo do campo de minha visão. Como eu sei que eram ancestrais de minha mãe ? Isso eu não posso te contar, quem sabe um dia, quando sentarmos em roda, ao redor do fogo, com aviões sobrevoando os céus!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Semana desafio

Assunto muito chato? Existem outras prioridades em tua vida? Peço com todo o carinho tua atenção...sabe aquele inimigo silencioso, que tu julgas sem poder? Que quando te dás conta, estás prisioneira(o) dele? E que dificilmente poderás ter tua liberdade de volta? E que provoca em ti lamentações tipo...eu não devia ter subestimado esta situação? Assim é o personagem lixo atualmente. Como falei, no início da semana, estamos tomando consciência de que nossa responsabilidade NÃO ACABA ao pagarmos o imposto do recolhimento e menos ainda por estarmos reciclando-o todos os dias! O mestre dos mestres, Jesus, dizia em suas conversas com o povo...felizes os pobres de espírito, deles é o reino de Meu Pai! Pois é, não somos pobres de espírito, desenvolvemos todos os dias conhecimento e aprendemos a desenvolver tais conhecimentos. O que isso traz? CHATO, MUITO CHATO, TERRIVELMENTE CHATO! Chama-se responsabilidade. E não vais me dizer que preferes ter teu espírito adormecido, pois é tarde demais...já despertastes! Já despertamos! Então, seguindo nossa proposta, neste dia observaremos como as pessoas ao nosso redor se comportam com seus lixos, estamos falando em lixo material, não nos ocupemos com emocional, certo? E preciso que pesquises e encontres uma oficina de coleta de lixo, em tua cidade. A propósito, como foi ontem carregar teu lixo contigo? Para mim foi light, porque no que juntava eu já destinava. E tu? Bom trabalho! Estamos caminhando juntinhas(os) nesta semana!! Estou feliz por estarmos juntas(os). Aguardo notícias!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Eu produzo lixo

Esta constatação é inquestionável. Eu pago impostos para que recolham este lixo e pronto!!! Estou desobrigada(o) de qualquer responsabilidade quanto à isso, porque estou pagando para que, quem entenda "cuide" dele. Até aqui tudo bem! Para entenderes o que é feito com teu lixo, sugiro que vás visitar uma depósito-lixão, em tua cidade. E tambem sugiro que visites um centro de reciclagem, se os administradores de tua cidade são inteligentes o suficiente, para terem isso em ação! As duas situações, são decorrentes de teres pago teu dinheiro para solucionar teu resíduo diário! Ou seja repito,até aqui tudo bem! Vamos falar do depósito-lixão...meu pedido de ires lá, conhecer esta realidade, é porque está na hora de reduzirmos uns cinquenta por cento o que produzimos de lixo em nossas vidas! Nossos filhos, netos, sobrinhos, enfim, a geração pós a nossa,que está anos luz à nossa frente, para desenvolver a solução inteligente evolutiva do ser humano por aqui, PRECISARÁ ter um planeta vivo!Nossa geração ESTÁ MATANDO ESTE PLANETA! Constatei isso, ao visitar UM LIXÃO, E OLHA QUE EXISTEM CENTENAS DE MILHOES POR AÍ. Desde o lixo jogado nas estradas, que logo formam um depósito; ao esgoto não tratado de centenas e milhares de vilas em toda a parte deste planeta tão amado e tão odiado por nós! E visitar um centro de reciclagem, é para teres consciência do cuidado em reciclar teu lixo, pois pessoas como eu, como tu, irão manejá-lo. Isso se chama respeito humano! Dentro do que te propus, fazermos juntas(os) esta semana, como estás indo? Meu primeiro dia, ontem foi arrancar os inços (plantas negativas) aqui em meu terreno. Tive ajuda de uma princesa que um dia será rainha, se não desistir de seus sonhos! Convida teus amigos e amigas, tua família! Quanto mais pessoas fizerem parte desta tomada de consciência, melhor para o futuro deste planeta e do comportamento desta sociedade! Até amanhã!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Meio Ambiente

Vamos nesta semana que inicia hoje, aceitar um desafio? Ele é muito simples, exige de nós, SÓMENTE um pouco de atenção e comprometimento! Explico...nestes próximos sete dias, te desafio a comigo, cuidar do meio ambiente. * Primeiro passo, ao acordarmos:economia na água ao escovar os dentes, banho etc; desligar toda luz acesa à toa! * Segundo passo:dar um fim,sem ser colocar no lixo coletivo, tudo que for resíduo, lixo enfim, que produzires. Poderemos juntar e destinar ao fim dos sete dias, ou reciclar diariamente destinando os fins específicos. Por exemplo...garrafas pet,latinhas,caixas de papelão, separar e dar para alguma cooperativa de reciclagem e se não houver em tua cidade, os papeleiros da rua adorarão receber tua coleta. Papel higienico usado, na descarga do vaso sanitário. As meninas e suas menstruações, embrulhar os resíduos em jornal e enterrar na natureza. E assim por diante. O lixo orgânico, satisfação da terra cansada de ser sugada, receberá de boca aberta, é só colocares nela (terra), junto de plantas tipo parque com árvores. * Terceiro passo, comprensão no trato com as outras pessoas, paciência e solidariedade nas relações humanas. São tres atitudes que nesta semana, serão nosso comprometimento, meu e teu, o que achas? Ficastes curiosa(o)? O que me motiva a te pedir isso? E por que,nesta semana? Eis o porque...em todo o planeta, grupos de pessoas como nós, tipo conscientes, estão engajadas nisso, especificamente nestes sete dias que iniciam hoje! Seremos soma, onde estivermos, em nossa ação solitária enquanto indivíduo, mas infinita enquanto grupo, pois sabemos do potencial expandido, para quem lê este blog! Durante esta semana, retornarei, dentro dos textos, com pequenas notícias do que estou fazendo,certo? Caso queiras, escreve para mim, dizendo como estás fazendo e se permitires, colocaremos neste blog a tua experiência! A propósito, bom trabalho para todas(os) nós. Ao fim da semana, entenderás o quão importante é fazermos nossa parte, partir para a prática e sair da teoria! Ficas bem!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Junho!!!! Bem vindo!!!

Aqui, no sul de meu país, junho entrou gelado!!! Lãs, malhas quentes, botas, tirar tudo do guarda roupa, arejar no sol quentinho do meio dia! Assim está meu dia hoje! Fui no supermercado bem cedo, compras de inverno, que delícia!!! Sopas múltiplas, vinho tinto, o tradicional putiero, sem dúvida, o prato deste domingo! Sexta-feira! Mudança de estação vindo por aí... vamos curtir este fim de semana prazeirosamente? Que tal colocar uma rosa vermelha na sala? Ou perfumar a casa com canela (pode ferver água com canela fica uma delícia)? ou vestir uma roupa que tu AME, mesmo que fiques em casa? ou convidar pessoas legais para um lanchinho? ou alugar "aquele" filme para assistir comendo pipocas? ou andar de mãos dadas com seu amor na praça de tua cidade? Nossa, quanta atividade gostosa pela frente! Mesmo que por um acaso, estejas vivendo um período difícil, acredita em mim, qualquer uma destas sugestões que resolvas fazer, te dará up para aguentar, até que tudo passe. Segunda feira, te conto o que fiz, vê se não vai ficar com inveja...para isso já estou te dando dicas, para também me contares o que fizestes!