O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Eleições e meu voto

Estava casada a poucos anos, quando votei pela primeira vez. Ao longo destas décadas, vivenciei a participação tímida no início, das mulheres no poder. Lembro de minha emoção, e de meu primeiro voto feminista. Vais achar exagero, mas chorei mansinho, ao colocar o voto na urna, aqui em Porto Alegre. Desde então, prioridade foi buscar uma representante que se aproximasse de meus ideais. Acompanhei o trabalho delas, como vereadoras,deputadas,governadora,senadora e presidente da república. Tive desilusões? Sim, pois acreditava que, por fazermos vida dentro de nossso útero, seríamos diferente na política. Lembro agora meu pai, Herzelino David Bordin, vereador eleito com mais votos que o prefeito em minha cidade do interior deste Rio Grande do Sul amado. Ele dizia : "Todo homem tem seu preço", quando sentávamos para conversar durante horas, sobre política. Assim foi também,com as mulheres na política. Novo pleito se aproxima. Hora de, novamente escolher, quem será minha representante no governo e decidir os destinos de minha nação. São 5 votos, para presidente,governadora,senadora e deputada federal e estadual. Neste ano, estou satisfeita, pois as opções só não existem para senadora. Já deves saber meus votos, nesta altura de nossa conversa...sim...só voto em mulheres. Vejo a maturidade em todas elas. A decisão de fazer um Brasil melhor, a determinação em trabalhar para alcançar êxito. Não é mais sacrificado como no início, onde abrir caminhos demandava tanto esforço. O caminho foi aberto. Grandes mulheres hoje estão candidatas! Achas radical minha posição? Respeito tua opinião, mas, estou firme em minha decisão. No final das contas, entre mortos e feridos, o saldo é maturidade e aprendizado. Assim se constrói uma nação democrática. Ah, lembra que, fomos descobertos em 1500, isso nos dá apenas 514 anos de evolução, ou seja, somos ainda guris e gurias aprendizes!

domingo, 17 de agosto de 2014

Mulheres que passaram por mim

Ao longo de mais de 35 anos de trabalho como cartomante, ou taróloga ou orientadora existencial, através das cartas, instrumento que domino com maestria, elas foram chegando, uma a uma, com as mesmas ansiedades, dúvidas e questionamentos, os quais eu sempre respondi..."estamos aprendendo juntas". Anos, décadas, de 1990 para 2014, dois longos séculos marcam esta caminhada. Uma transformação de liderança, masculina para feminina, o matriarcado surgido com a queimada do primeiro sutiã, para o surgimento desenfreado do homossexualismo. Qual o papel do homem na sociedade? E da mulher? Assim, foi e tem sido, minha vida. Sempre auxiliando mulheres, (por minha opção ser sómente mulheres)a se conhecerem, se respeitarem e desenvolverem a arte de sobreviver com dignidade, perante tanta anarquia, natural no desenvolvimento de consciência humana. Neste fim de semana, na beira do mar, com um chuvisco insistente, relembrei todas as Marias que por mim passaram. Hoje com 60 anos de idade, abençoados anos de vida, pensei profundamente, em cada mulher, das que ficaram registradas em minha consciência. Tanta saudade, tanta mistura de relacionamento, criando expectativas tão vãs. Com infinito carinho, desliguei minha existência de cada Maria do passado. Com a racionalidade firme, de quem vive lá vão 60 nos no planeta, de uma entrega absoluta, libertei de mim TODAS, sem exceção. Senti uma paz muito grande! Não espero nada, não quero nada, nem o mínimo carinho do manancial que expandi para cada uma. Sou livre! Começo então, uma nova caminhada! Em minha algibeira, existem as pérolas que são leves, sem expectativas! Pérolas que serão novamente dadas às mulheres que surgirem em minha vida! Simples assim! Livre e liberta, sou plena evolução, como a mesma mulher 35 anos atrás...

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Solidão

Sabe aquele momento em que fechas a porta de teu quarto? Ou quando teu coração se nega a participar de qualquer outro ato, que não seja tu e tu mesma(o)? Tu, contigo...e as estrelas, e a Lua Cheia, e o silêncio da cidade, que repousa, ao teu redor? Só o som profundo e aterrador do encontro de ti, contigo? Bingo! É deste momento que falo... quando as máscaras caem e o reflexo do espelho te mostra, desnuda(o) de qualquer bengala de apoio. Sim, este momento em que a solidão entra, irreverente, derrubando todas as barreiras construídas. E o som ao redor comunga com o momento, silêncio absoluto. Este momento, abençoado, que te leva à loucura ou te trás a benção da aceitação. Sou só! Minha digital é única! Meu som se enquadra em dial nenhum. A não ser o dial que um som, que é neste planeta, estupidamente único! Assim como tua digital! Busco identificar, desesperada. A tá, menos! Te respeita! Pára tudo, entra na dimensão do "impossível", que é o irreal. Respira fundo...nariz, pulmão...inspira, expira. Tudo tão antigo! Tão repetitivo... Vamos lá, coragem, olha o que o espelho reflete. Mas olha bem...é o que temos, para existir. Ah! Queria ser aquela atriz do filme tal, ESQUECE! És o que o espelho reflete. Te apresento: tu és o reflexo! E tal reflexo partilha ou comunga ou vive um ser, personagem! Te sentes só? Sim! Somos sós. Lembra, única digital!

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Agosto mês 8

Número oito, ambicionado, desejado, número da conquista, do sucesso, da soma perfeita. Qualquer projeto que o ser humano vá realizar, estudos são feitos com a numerologia, para buscar este tão ambicionado Oito! Agosto no calendário, temido, cheio de prevenções e de mistérios, é o oitavo mês. A sociedade humana, vê nele, a negatividade, as loucuras, a insanidade...perco a conta de quantas vezes ouço ao meu redor...."tomara que passe logo"! Essa é uma das muitas heranças medíocres, que carregamos, ao longo dos séculos. Por que tanta sombra neste mês? Igual ao governo que não investe na educação, para ter um povo ignorante, fácil de ser conduzido, as informações que deveriam estar ao nosso alcance, foram deturpadas, sendo usada por uma elite de poder. Agosto, é o exemplo mais real disso. Por ser soma oito, todos os empreendimentos, sejam de que espécie forem , iniciados ou expandidos; associações; projetos culturais; abertura de empresas; casamentos, enfim, o cotidiano humano, recebe neste período o up sonhado e matematicamente alcançado! Como o poder não é para todos, alguém duvida disso(?), carregamos até hoje, que este mês sagrado é pesado, do mal e das Bruxas, óbvio! Desde menina, tradição familiar:jamais cortar as unhas ou cabelos neste mês. Nunca segui isso. Sempre me senti forte e especial, em agosto. Aprendiz de mim que sou, comecei a observar e pesquisar tudo a respeito. Neste ano, mais uma vez, como água em pedra dura, venho enaltecer, informar para quem quiser ouvir...APROVEITEMOS A SOMA OITO ABENÇOADA, que estamos vivendo. Cada dia, cada segundo, respirem o prana da Mãe Natureza como nunca. Se olhem em seus espelhos. Observem ao vosso redor, sintam a vida. ELA ESTÁ PLENA! E, sim, dia treze de agosto, é o nosso Halloween! Trinta e dois anos, comemorando este dia. Tantos, absolutamente só! De companhia humana, claro! Imagina... loucura, bruxaria, macumba, Senhora do Universo, quanta ignorância. Soma oito, pessoas que leem este blog! Pura matemática! "Escondam do povo este poder gratuito! Maculem os humanos que sabem disso e não estão sob nosso poder...", minhas ancestrais ouviram isso, mas eu sobrevivi, aqui estou, viva, plena, te ensinando...agosto é um mês sagrado, pujante em tudo! Queres um prova disso? Ok, dia treze, agora, quarta feira que vem, pára 8 minutos de teu dia. Não importa a hora. Silencia, conversa com teu Deus, faz uma oração, abraça uma árvore. Usa estes oito minutos para fortificar tua fé em ti mesma(o). Persista nos oito minutos, silencia, ouve,sente ao teu redor, te conecta com esta energia, que estará no ar! Podes guardar para ti, o que vais sentir, mas te lembra de meus escritos que te dirão...bem vinda(o),ao século XXI, onde tudo é soma!!!!!!Feliz Agosto para ti, pessoa querida, que lês este blog!

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

PAI

Herzelino David Bordin, meu pai! Sinto tanta saudade de ti, que nem sei! Sinto falta de teu olhar atento, de tuas sábias palavras. Sinto falta de tua presença em minha vida. Como eu preciso saber de ti. Lembro com tanto carinho de teu exemplo, tua persistência na crença de um mundo melhor. De tua orientação, da paciência com que ouvias minha confidências e da preocupação com meus segredos. De te esperar com teus chinelos na porta, quando cansado, chegavas em casa, após teu longo dia de trabalho. Lembro teu sorriso, teu carinho para com minha mãe e minhas irmãs. Imagino como serias hoje, com teus cinco bisnetos. Te imagino andando aqui, entre as árvores frutíferas e minhas ervas sagradas. Lembro de tua dignidade e ética sempre. És meu maior exemplo! És meu exemplo disso tudo que, procuro viver em cada ato que faço. Como eu gostaria que estivesses aqui, para conversar cm meus filhos, sinto tanto eles não te terem aqui, agora. Quando a saudade fica tão doída, como sinto neste momento, sobrevivente aprendiz que sou, trago à razão a lógica, que estás em mim, em minha família, com teu dna tão especial. Nada preenche tua ausência, sabe pai? O meu choro é o da tua filha menina-mulher, que te ama tanto. Só tenho a te agradecer, por teres existido em minha vida, por teres deixado marcado a ferro e fogo, em mim, teu caráter, tua postura e teu exemplo. Domingo próximo é dia dos Pais. Estarei com toda a família reunida, abraçarei meu marido e meus filhos pais. E estarei com a mente em ti, pai querido de minha alma. Onde estiveres, recebe meu carinho infinito. Te amo, meu pai!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Profissão política

Vivemos em um país democrático! Votamos nas pessoas que queremos governem nosso país. De dois em dois anos, o povo é chamado para votar em seus candidatos. Descoberto a 514 anos, tendo como povo natural daqui, indígenas, a colonização trouxe consigo, diversas formas de governo. Portugueses, italianos, espanhóis, africanos, franceses, holandeses, enfim, o mundo nos descobriu, invadiu nosso território e...cá estamos em 2014, tateando, treinando, testando qual o melhor modo do povo brasileiro administrar este país. Neste longo caminho, não são décadas, são séculos; já passamos por tudo. Colonialismo, escravidão, ditadura, democracia... Neste desenvolvimento(?) natural de um país, surgiu a profissão que CREIO ser a mais nefasta, que temos hoje por herança. A profissão de político(a), que são pessoas eleitas por nosso voto. Estudante que sou, do comportamento humano, herança de meus pais, observo a paixão que o poder provoca nas pessoas; observo a malícia com que homens e mulheres eleitos, NÃO QUEREM SAIR de seus cargos, transmutados que são, por este poder. Cada ser tem uma dose para cada experiência, neste planeta. Afirmo isso com a inteligência da observadora óbvia. Nascemos, vivemos, morremos. Tudo tem começo, meio e fim. Assim também é na política, convenhamos. Mas, a pessoas tornam-se donas do poder, convictas que sua verdade e sua atuação é a 100% a certa para ser colocada em ação. Isso que, estou sendo de uma ética e respeito total, pois não estou falando do mísero motivo da maioria, a tranquilidade de um excelente salário durante 4 anos. Então como num grande circo, surgem os palhaços, equilibristas, animais treinados, vendedores de pipocas com o único objetivo de manter o circo atuante, PORQUE FORA DESTE CIRCO, ELES POLÍTICOS, NÃO SÃO NINGUÉM. E alguém tem culpa disso? Até aqui, não sei responder, mas hoje, como quem desperta de um pesadelo ou de um sonho, te digo...tenho todas as informações que preciso, para formar uma opinião clara e concisa a respeito. Sei que meu voto dará 4 anos de existência para outro ser humano decidir o que é melhor para meu país. Sei que NÃO QUERO ISSO PARA MIM. Mas sei que responderei por cada atitude que este ser que eu eleger fará. (por cada=cacofonia?)Mais uma eleição se aproxima...as propagandas já estão na ruas. Logo logo, nas rádio e televisões. Te liga, és responsável, assim como eu, depois, teremos 4 anos, para somar com este ser eleito ou nos cobrarmos pelas burrices que ele fizer, no poder.