O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

O que estamos deixando de herança?

Para alguns, deixar bens materiais para os filhos, é uma questão de honra! Nada contra! Cada um, é como é. Para outros, deixar filhos formados com estudos que os garantam profissionalmente, é uma questão de honra! Nada contra. Cada um, é como é. Ou, para outros, é deixar uma lição de vida, vivida! É onde me coloco, dentro deste sistema vida, aqui, neste planeta Terra. Entre tantos outros pensamentos e preocupações do tipo "de pai-mãe para filho", por mais que eu pense, ao final de grandes pesquisas e buscas, só me resta meu exemplo de vida! Não deixo filhos formados em faculdades; não deixo nada como bens imóveis; não deixo pensões nem arrêgos. Com a mais pura nobreza de caráter que consigo ter, deixo para meus filhos, o meu exemplo. Pura guerreira! Jamais dei as costas, para os desafios que a vida me impôs! Não fiz faculdade alguma, odeio estudar o ensinamento regular, nasci auto didata. Experimentei tudo e, mais um pouco, dentro do que apareceu em meu caminho. Jamais disse não às dificuldades ou prazeres desta vida terrena. Tenho a porta de minha casa aberta para quem eu determino merecer nela entrar, sejam filhos de minha barriga ou de minha alma. Pago para ver! E, acredito que cada ser humano possui dentro de si, o bem e o mal! Aposto sempre no bem de cada indivíduo que "passa" por mim. Não sou melhor nem pior que ninguém, mas, sou a melhor no que sou! Isso é herança? Isso é um exemplo de como viver neste planeta, sendo LIVRE! E é o que deixo como herança, para a quem interessar possa. Fiz e faço meu melhor! Acredito assim como respiro, que tudo vale a pena, desde que seja respeitado o aprendizado final. Odeio a ignorância e a mediocridade, apesar de ter aprendido a conviver com ambas! Um exemplo de vida, é o que deixo de herança. Dirão os "juízes" de plantão: "Ah, ela deveria ter feito diferente!Com o conhecimento que ela tinha, deveria ter feito diferente"! Não posso evitar um sorriso irônico, em meus lábios.Faria tudo de novo! E continuo amando a vida, igual a quando era uma menina, encantada com as pétalas das margaridas, no jardim de minha avó! É isso que deixo como herança. Uma mulher que amou cada segundo de vida neste planeta! Mesmo "trepidando" com tanta energia e fome de conhecimento! E assim sigo a trilha, agora envelhecendo, por aqui. Olhando o espelho e, estranhando esta mulher nele refletida! Aprendendo a cada novo dia, identificar nesta mulher madura, a fremente mulher que sou. Não gostou? Busque outro manancial que te deixe uma herança que acredites, valha mais. Aqui, em mim, tens só a mim!

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Deise Nunes

Ontem, ao participar da gravação do programa da ANAPPS, diversas misses se apresentaram. Principalmente as de minha geração, com mais de 60 anos. Todas mulheres lindas, cada uma com seu brilho pessoal. Foi quando surgiu, anunciada pela presidente da entidade, a mulher cuja trajetória, acompanhei desde o início, lá vão alguns anos...Deise Nunes! Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil! E ela entrou, com sua marca registrada, elegância e perfeição, a cada passo dado. Meu coração foi inundado por tanta beleza externa e interna também, emitida por um olhar manso e profundo! Assim decorreu cada momento seguinte...um maravilhoso exemplo de mulher. E olha que de mulher, eu posso falar, as conheço profundamente. E foi enquanto eu ouvia o depoimento dela, falando de sua vida, que me permiti (como raramente faço) sorver o néctar do prazer! Sim, por segundos pensei...a divindade do bem existe; estou vivendo um desses raros momentos de luz. Pacienciosa com a vida atual, tão desgastante com relação ao comportamento do ser humano, quando somos bombardeadas(os) com tanta loucura e disparate, agradeci a trégua que vivi, enquanto estive no mesmo ambiente deste ser iluminado. Podes pensar que exagero...mas, também podes aceitar sem críticas que, existem seres de luz, para combater tanta iniquidade vivida nestes tempos. E foi assim que transcorreu. Duas horas em que senti orgulho desta mulher de fala pausada, de andar igual ao de uma pantera e, de um olhar que afirmava para quem tivesse sensibilidade para ler..."Sou uma Guerreira"! Não me aproximei dela fisicamente, hipnotizada com tanta energia de vida, a curti de onde eu estava sentada. Quando já de volta para casa, bem acomodada no ônibus seletivo, lembrei a vida desta mulher negra, que ensinou com seu exemplo: a dignidade; a persistência; a colheita, quando acreditamos em nossos sonhos! Grata Deisi Nunes, foi uma tarde sensacional!

domingo, 24 de maio de 2015

Vida que segue

No contexto em que vivemos, dentro deste século XXI, a arte de viver é igual a dois milênios atrás. Nada mudou...se nasce; se vive; se morre. Que bom, fosse só isso, não é? Acompanha meu raciocínio. Busca a visão de teus avós, lembra bem. De teus pais, lembra bem. De nossos dias atuais, lembrado? O que muda, é o comportamento social. Individualmente, os seres continuam com seus desafios, seja a geração que tivermos como objeto de estudo. Também, temos ciclos que se repetem, tendo pensadores que dizem que a vida é um carrossel. Ou seja, andamos em círculos, repetindo comportamentos. Neste domingo chuvoso, te convido a identificar alguma novidade no comportamento humano, que já não tenha sido estudado ou vivido até então. As relações homossexuais, são mais antigas que nós; o grau de violência em qualquer comunidade, é mais antigo do que nós; mudanças climáticas e geográficas deste planeta; a preocupação do que filhos serão no futuro! Descobertas científicas, religiões brotando do nada, profissionais descontentes; o que faço aqui; qual minha missão! Nossa, põe antigo, nisso tudo. Então, qual a conclusão? Evolução ou involução? Não posso evitar de suspirar profundamente, uma, duas , três vezes. Vida que segue, à revelia do que penso. À revelia de minha felicidade ou infelicidade. À revelia de meus sonhos realizados ou encobertos por um estranho, medo irracional, igual ao de meus ancestrais, que a psicologia não consegue definir.Vida que segue à revelia de tudo e de todos. A simplicidade de viver, sem complicações, sem questionamentos, com a humildade de enxergar por fim, que o mundo não gira ao meu redor! Nem que sou o ser de tamanha importância que me supunha. Vida que segue! Sou uma entre mais de SEIS BILHÕES de pessoa neste planeta! Consegues entender o quão nos tornamos insignificantes? Portanto podemos pensar neste domingo chuvoso que, a vida é simples? Viver sem culpa é uma arte? Que tudo é muito rápido e que a vida segue? Como boa sobrevivente que sou, já vou para a terra molhadinha que está, desanuviar minha cabeça!Meu conselho neste texto? Aceita, fica tão mais leve... a vida que segue!

terça-feira, 19 de maio de 2015

61 anos o recomeço

O espelho reflete uma mulher que conheço muito bem e, respeito muito! O olhar é o mesmo da jovem mulher que, cedo, iniciou a arte da cartomancia! Já lá vão 40 anos! Parece que não, mas é isso mesmo! Com todos os projetos até aqui, realizados! Faço parte da geração espremida entre uma mãe rígida e filhos liberais! Como todas as mulheres de minha geração, lutei muito com responsabilidade, soltar as asas de seus filhos por as nossas terem sido podadas. E, com a ciência nos mantendo vivas, alongando o tempo de vida neste planeta, me deparo com a realidade nua e crua...estou com 61 anos e, preciso trabalhar, para manter a qualidade de vida que quero! Então, a realidade de minha mãe viúva, garantida com a aposentadoria de meu pai, é confrontada com minha realidade! Preciso trabalhar! Acho isso, com toda a honestidade, encantador! Porque amo, adoro o que faço! Fácil? Não, soma de muito aprendizado! Não sou a única! Graças às Deusas! Só que, é punk! Ler cartas, é uma arte! Quando a geração que surge, interpreta como matemática. Não! É um dom! E quanto mais experiente...melhor! Perco a conta de quantas pessoas passaram por minhas mãos...foram centenas, milhares! Quando deito minha cabeça no travesseiro de noite, para dormir, sou o sono dos Anjos! Minha dignidade e ética profissional, não tem limites!Sou excelente, no que faço! Que arte maravilhosa! E, estou de volta! Serena com a decisão tomada! Descansada fisicamente, por nos últimos 5 anos, ter me recolhido nesta espaço construído até então, para envelhecer com dignidade. Sacode, vira tudo! De novo, de volta à frente de luta! Estou pronta! Com a mesma maravilhosa inquietude de 40 anos atrás! Com a mesma disposição de ler as cartas de cada ser que me procura!Cansaço? Ora bolas, aprendo tanto com o que faço que, a recuperação após cada consulta é em segundos!!! Estou pronta! Podes vir, juntas(os) interpretaremos os desígnios escritos nas estrelas!!!!

domingo, 10 de maio de 2015

Mulheres que não são mães

Hoje, aqui no Brasil, é dia das Mães! O comércio tem nesta data, um dos maiores lucros do ano. A emoção paira no ar; a gratidão vem dos corações mais empedernidos; todos tem uma mãe. Inquestionável, todos nasceram de alguém. O corpo feminino, é uma máquina reprodutora. A sociedade humana, cobra caro, das mulheres que não tem filhos, por opção ou por má formação física. Por que não adotar? Por que não fazer produção independente? As alternativas surgem como por encanto, pressionando estas mulheres, que, quando inseguras, se tornam a própria auto punição existencial. Nem precisa a sociedade cobrar, elas se punem. Meu pensamento hoje, é para estas fêmeas que, eu poderia ter sido. 4 cesáreas, falam bem, meu corpo não veio para dar vida. Mas eu não sou exemplo, quero falar com as queridas mulheres que não geram filhotes. Para cada uma, meu carinho e respeito total! Oro, neste dia, para que não se punam; estamos no século XXI. Neste século, a auto punição é muito infantil. Estamos na Era da Razão, em seres humanos conscientes. Sejam felizes com suas realidades. Querem serem mães? Tá tudo aí, à frente, para realizar este sonho. Não tem como; o corpo não está capacitado, a ciência não ajuda; não querem adoção? Mas sentem o vazio da responsabilidade prá lá de pesada, de criar um semelhante? Existem centenas de entidades que fazem este trabalho. Para ti, mulher querida, que ainda não és feliz por existir esta ilusão da maternidade em teu íntimo, procura uma ONG dessas que falei. Uma vez por semana;ou quinzena;ou mês; ou semestre; ou ainda ajudando com uma grana! Por mais lógico ou ilógico que te pareça, teu inconsciente sentirá tua atitude e te deixará em paz! Enquanto isso, comunga comigo a maternidade, compartilho contigo esta parte de minha vida! Vai, faz tua parte, sejas feliz!

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Carta para meus quatro filhos

Domingo próximo, dia das Mães, de novo. Pensei em neste ano, agradecer à vocês:Felipe, Gabriela, Vinicius e Gisela, terem me escolhido para este papel tão visceral, na vida de um ser humano! Como uma mulher que tem na Mãe Natureza seu religare, a crença e a fé nesta experiência vivida com cada um, foi sensacional! Foi maravilhosa! Os melhores anos de minha vida, foram estando grávida de cada um!Foram trinta e seis meses grávida! Três inesquecíveis anos, nestes sessenta e um de vida! Eu sentia que podia mudar o mundo, que todos os problemas se resolveriam. Que eu, laboratório vivo, estava fazendo vida! Em nenhum outro momento, senti algo parecido, e, olha que já vivi tantas sensações inimagináveis, como aprendiz da magia de viver! Cada um, tem uma característica minha. Felipe vai até o fim, em tudo que acredita, paga para ver; Gabriela é fome de conhecimento holístico, e excelente mãe; Vinicius humildade pura, Guerreiro do Bem; Gisela doadora universal, teimosa até dizer chega! Agradeço um por um, faria tudo novamente. Mesmo que meu corpo não aceitasse a maternidade , afinal foram quatro cesáreas. Repito, faria tudo de novo, com o mesmo homem que escolhi, para ser vosso pai. Hoje, todos são crescidos e pais Felipe e Vinicius; e mãe Gabriela. Menos Gisela, que sob hipótese alguma quer ser mãe. Tanto a maternidade quanto a paternidade, está sendo agora a missão que deve ser aprendida, mas não se iludam, não acaba nunca! Eu que o diga! Todas as noites, converso com as estrelas, ou com a irmã Lua, ou com as nuvens que encobrem a noite, com amor sem fim, pedindo que Mãe Natureza abençoes suas vidas! Que todos, tenham inteligência para administrar suas histórias, tão desafiante viver, neste planeta. Que tenham sempre a certeza desta mãe, eu dou a vida, por vocês! E, que sempre que precisarem, Eu,Mãe, estarei alerta, protegendo com todas as forças, conhecimento e amor, suas vidas. Grata por existirem; grata por serem meus e minhas Mestres na área de desapego, pois aprendi isso, com vocês!E, sintam-se livres. Não existe domingo dia das Mães. Vivam suas vidas, e sejam felizes. Isso sim, é o que desejo para cada um, feliz todos os "dia das Mães", filhotes de meu coração!

domingo, 3 de maio de 2015

Simples razão em viver

Espreguiço meu corpo, ainda na cama. Quase oito horas da manhã, de um domingo chuvoso, aqui onde moro. A casa está silenciosa. Todos ainda dormem. Estico o braço para abrir a janela, espio lá fora. Céu encoberto por uma fina chuva que mansa,cai do céu! Meu pensamento vai direto para o herbário, que não precisarei molhar, sinto uma onda de gratidão me envolver. Abraço cada partícula de chuva, agradecida. O cheiro da terra molhada, traz lembranças de Marau, cidade onde vivi quando criança. Sinto o cheiro de café coado, por minha mãe, tantas recordações. Olho para a cabeceira da cama. Livros, copo verde com água(sempre) e o incenso, pronto para ser aceso. Programação para hoje? Um bocejo sem fim. Nada que comprometa esta deliciosa sensação de serenidade matinal! Abro a gaveta da mesa de cabeceira, pego o espelho de mão, olho atenta meu reflexo. Saúdo a mim mesma: -Bom dia guria! Mais um lindo dia! Olho com carinho, para mim mesma! Querida Rejane Maria, tão bom viver neste planeta! Ligo em som baixinho, o rádio! Assunto grenal.Esqueci, hoje é dia de campeonato estadual, dia de paixão no futebol. Quando levantar, colocarei a bandeira de meu time Internacional, lá fora! Vítimas do Nepal o rádio transmite, mais de seis mil mortos. Rezo uma Ave Maria, para aquele povo, que assim como eu, está a mercê das mudanças deste planeta. Espreguiço, alongando carinhosamente meu corpo. Domingo, lua cheia, maio, e eu? Feliz por estar aqui, e fazer parte. Bom domingo, para todas(os) nós!