O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

CARINHO

                                         Desde menina, ficava enternecida, ao ver demonstrações de carinho. Uma mãe amamentando seu filho; uma professora repetindo pacientemente a matéria em sala de aula; um jovem dar lugar para um idoso na fila do supermercado. Eu parava o que estava fazendo, fosse o que fosse e, ficava olhando, encantada. O tempo passou! Ao longo da construção de minha vida, sempre achei engraçado, quando as pessoas me olhavam com cara de estranheza, por eu sorrir e ajudar, sempre que a situação se apresentava para mim. Não penses por favor, que eu seja uma virtude só! Bem ao contrário, a paciência, precisou a Gisela nascer, para me ensinar (minha quarta filha cadeirante e surda)! Mas o que eu vivo, expando, quero deixar como referência de Rejane, o CARINHO. Eu não conheço ferramenta mais eficiente, para apaziguar, unir, curar. Não tenho a menor dúvida que é o remédio deste século, carinho. Testa o que estou dizendo: vai para a frente do espelho e fala para ti mesma(o): carinho. Repete pausadamente 3 vezes, tu vais ver um sorriso aparecer nem que seja nos cantos da boca! Sim, a dureza atual, a autodefesa endurece nossos sentimentos. Mas, faz isso 3 dias seguidos. Sempre que vires teu reflexo, fala baixinho ... carinho! Não tem quem não se curve a esta palavra mágica, tão linda! O olhar para o próximo, no ambiente profissional, em teu lar, escreve esta palavra ... carinho! Vais te surpreender! É isso que quero deixar a cada segundo, aos que encontro, nos caminhos desta vida! Uma herança bendita! CHEGA! Basta de enaltecer coisas ruins o tempo todo. Quero falar de carinho! Quero deixar para meus filhos a herança vivida, de uma mãe - carinho! Não importa quanto tempo eu viva! Carinho a cada momento! Estás precisando de uma fórmula de vida feliz? Estou te presenteando! Carinho, exercita o carinho! Logo logo, estaremos formando uma linda teia, amorosamente construída com carinho! Elevar o comportamento humano; elevar a energia deste planeta, com CARINHO! Tenho curiosidade para ver a tua expressão neste momento, pois estou imantando este escrito com todo o carinho que mereces, de mim para ti! Estou feliz, recebe aí!!!!!!

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Ecos de uma vida

                                             Hoje, início de Primavera, me dei ao trabalho de fazer uma espécie de "rescaldo" em minha vida! Confesso que costumo fazer isso. Não muito seguido. Tenho 62 anos e já fiz umas 20 vezes. Gosto de passar a limpo, minha vida! Mas, voltando, me deparo com uma constatação burlesca! Não estou fazendo nada de novo! Antes de mim, meus ancestrais fizeram a mesma coisa! Eles se depararam com diferenças sociais, com mudanças de comportamentos e valores! Seja lá, em que época foi, os mesmos desafios que vivo atualmente, eles viveram! Lutar para sobreviver? Sem novidade! Manter a sanidade? Sem novidades! Amparar a família? UAU! Buscar um lugar ao sol? Piada!  Viver o amor, a esperança, manter a ilusão? Busco, pois sou aprendiz, conhecer o máximo que posso, da evolução comportamental humana, neste planeta! E? Nada novo! O que está diferente? O volumoso número de seres humanos. Fora isso? Nada mais! As mesmas paixões, a mesma corrupção, a mesma atitude ignóbil e, os mesmos sonhadores, que sempre acreditam em um mundo melhor! Sim, me coloco neste grupo! ACREDITO num mundo melhor! E em meus ouvidos, escuto ecos do passado! Justiça! Educação! Segurança! Evolução! Desde os primórdios, ainda quando o homem nem conhecia a escrita, a justiça se fazia presente, para o bem de todos! E, nestes ecos do passado, eu viajo anos luz, a frente!  E o que encontro? A mesma realidade! Luta por sobrevivência! Luta por ideais! Luta por direitos! Então, respiro fundo, olho com infinita paciência e amorosidade para meus semelhantes e???Bora lá, deixar pegadas que provem que, vale a pena ! Acreditar! Sonhar! Amar, sempre!              

terça-feira, 13 de setembro de 2016

BASTA

                         Acordando de um pesadelo, despertam os brasileiros. Trabalho, trabalho, sem preguiça. Não nos escondamos mais no delegar nossas responsabilidades. O voto que damos para alguém, não é para delegar responsabilidade. Ao votar, estamos sendo cúmplices de tudo que quem recebeu nosso voto fizer. Aprendemos isso a duras penas. Há 20 anos atrás, ao visitar o Velho Mundo, as brasileiras eram vistas como putas, viva o carnaval! Ontem os brasileiros eram vistos como piada, por deixarem tanta corrupção acontecer! Hoje, acordamos com a sensação real...deposto o câncer da corrupção, o que abriu as comportas para a justiça agir com TODOS os outros. O que fica disso tudo? Um baita aprendizado! Chamado TRABALHO. Aqui, a vida aqui neste planeta chama-se trabalho. Quando estiveres te permitindo o descanso, que seja APÓS tua cota de trabalho ter sido cumprida. Estamos vivendo o período mais doído da democracia. A ilusão acabou, para quem ainda a possuía, que eram os idealistas. Gente! Não dá para ter idealismo, quando a realidade é tão diferente para as pessoas que vivem em um mesmo país! Dá sim, deve-se sim, arregaçar as mangas e ir trabalhar para teu vizinho, teus conterrâneos, teus acompanhantes desta viagem chamada VIDA! Canso de falar aqui, enquanto lês este escrito, tanta coisa está acontecendo. Então FOCO. Um novo Brasil pode iniciar hoje, agora, aqui! Por mim, por ti, por nós! Para que isso aconteça, vamos...vem comigo...abraça a responsabilidade que te cabe, como o faço desde menina. Sem descanso...estou velha, estou exaurida, MAS não estou morta! Ainda tenho em mim, o vigor da jovem brasileira que, na pequena cidade de Marau, interior do RS, sonhava e lutava por um mundo melhor. Basta de delegar poder aos outros! Sejas responsável como eu sou! Faz tua parte! Sacode o egoísmo de pensar em ti e nos teus. Somos todos um só objetivo, sermos felizes nesta aventura chamada Brasil!

sábado, 10 de setembro de 2016

A Mulher Dilma

                 Entrando para a história do Brasil, como a primeira Mulher a ser eleita pelo povo, durante quase 6 anos, Ela esteve à frente do comando deste país. Contam os registros, ter sido uma guerrilheira, presa nos tempos da ditadura; torturada de formas que eu me arrepio de asco, só em pensar no assunto! Assim foi forjada,  sua personalidade,quando nesta mesma época, eu estava casando e começando uma família batalhadora, unida e sobrevivente. Foram tempos difíceis, para todos os brasileiros. Oposto total de mim, o olhar duro e técnico de Dilma, sempre contrastou com o meu, que, à revelia da luta pela vida, manteve a doçura e a ilusão de um país melhor. Uma geração de mulheres forjadas a ferro e fogo, assim denomino esta geração da qual fazemos parte! E o tempo foi passando! Concursada na Prefeitura de Porto Alegre, saí, por sentir e enxergar explicitamente um sistema corrupto na administração pública. Abri mão de um salário seguro e assumi de vez a profissão de cartomante! Enquanto isso, acompanhava SEMPRE os passos desta profissional Dilma, por enxergar nela a dubiedade da sombra e da luz! Sua vida familiar não me chamava a atenção. Sua carreira na Prefeitura de Porto Alegre e, posteriormente no governo Estadual, como técnica. Sua mudança de partido, sua ascensão dentro do partido que a levou à presidência da nação brasileira, eram observadas atentamente por mim! Votei nela, na primeira vez que se candidatou. Tinha esperança, por ver seu olhar duro, que "limparia" a sujeira, que conviveu desde o início de sua caminhada, neste país de valores tão deturpados. No dia de sua segunda posse, ao ver seu olhar emocionado, ao abraçar o líder de seu partido, um pânico tomou conta de mim! Tive que ter um autocontrole absoluto, para não ser fulminada, por aquela constatação, vista pelas imagens da televisão da sala de meu lar! O sistema tinha vencido. Ela fora engolida! Seu preço havia sido alcançado! Ela havia sido "comprada", não pelo dinheiro, não pelo poder...mas pela ilusão de ser amada, ou ser importante, para aquele líder! Confesso que chorei, muito, levei alguns dias para voltar a ser a Rejane de sempre. Fiquei de luto! Saber que a Matriarca que merecera o sonho de milhões de pessoas, iria matar este sonho, com suas próprias mãos! Sabia, com certeza, que não haveria volta! E, mais uma vez, na história da humanidade, a ilusão venceu! Nas mãos desta mulher, esteve a oportunidade de construir um novo mundo! Eu sempre enxerguei isso. Não foram dez ou 20 vezes que orei para que mantivesse aquele olhar determinado, e não se deixasse usar, foram centenas, milhares de orações. Sinto minha alma em paz! Minha missão está cumprida. Vejo aos poucos, o olhar de minha ex presidenta, amadurecido. Nem tão duro, nem tão iludido! Mas, não se apagam seus atos, mesmo que com uma atitude sua hoje, salve o planeta! Ela entra para a história, como a mulher que foi maquiavelicamente usada! E assim, mais um capítulo da história do Brasil foi escrita!

terça-feira, 6 de setembro de 2016

É tua vida

                  A vida, é uma só! Apesar de sermos milhões e milhões de pessoas, neste planeta, cada um destes milhões de seres, possui uma vida só. O que fazemos com esta dádiva? Ou missão? Ou existência? Não é ensinado nas escolas, apesar de estarmos vivendo o século XXI, o quão importante é a vida! Aprendemos a adquirir conhecimentos gerais, e, a seguir regras. Regras que variam, conforme quem está no poder, no mando, no gerenciamento de cada comunidade. Resta tão pouco, de nossa parte, justamente por não nos ter sido ensinado, quanto vale uma vida, quanto vale a nossa vida. Nesta margem pequena, de auto suficiência, te pergunto: o que tens feito com tua vida? Aliás, te pergunto, sabes o valor de tua vida? Tens noção que o minuto que passou, não volta? Que recém nascido, ou com 10 anos, ou com 60 anos, cada minuto vivido, é minuto passado. Então, te pergunto novamente, o que tens feito de tua vida? Qual a qualidade dela? Já está mais do que entendido que, quando a vida termina, NADA levamos conosco. Nem pais, nem filhos; nem família nem tesouros adquiridos. O que isso quer dizer? Nossa alma, acreditando que ela continue a caminhada, ou inicie novo ciclo, não leva UM bem material que seja. Ela segue, forjada com nossas escolhas, nosso caráter e, o registro de ações realizadas. Entendido está, que nada material, segue conosco após nossa morte? Entendido que a evolução não é mais física, como a concebemos, quando com vida, após a morte? É TUA VIDA! É A MINHA VIDA! Desde menina, tive essa consciência, que aprendi no enterro de meu bisavô Bordin, na pequena cidade de Vila Maria, aqui no Rio Grande do Sul. Conforme crescia, cada vez mais entendia que as ações que eu cometia no dia anterior, davam a qualidade do dia seguinte. Se brigava com uma amiga, ou mana, o outro dia era péssimo. Assim cresci, constatando sempre, a cada dia, o valor do tesouro que eu possuía! Mais! Não era cega, ou surda, ou cadeirante, ou deficiente mental. Saboreava as bergamotas ao sol, como quem está sorvendo um néctar. Sentia em minha pele, o calor ao toque do sol!Hoje, sinto esta responsabilidade, cada vez mais acentuada, em mim. É tua vida! É minha vida! O que tens feito com a tua? Te liberta das mágoas do passado...perdoa, pede perdão!  Faz tua trilha, nascendo de novo a cada dia! Ajuda quem podes ajudar. Não nega um sorriso de compaixão ou uma palavra de ânimo para quem precise. Sai de teu comodismo e, faz um trabalho assistencial em uma ONG! Fala "te amo" para teus familiares, enquanto eles estão vivos! Lembra: É TUA VIDA que está passando! Quando começastes a ler este texto, podes reinicia-lo, mas, será diferente. NADA É IGUAL, ao que já passou. Lembra, insisto: é tua vida! Nunca é tarde demais, para vivermos e realizarmos em nossa vida! Podes iniciar agora. Hei! O agora já passou! Deu para entender? Fica bem!

É tua vida

                  A vida, é uma só! Apesar de sermos milhões e milhões de pessoas, neste planeta, cada um destes milhões de seres, possui uma vida só. O que fazemos com esta dádiva? Ou missão? Ou existência? Não é ensinado nas escolas, apesar de estarmos vivendo o século XXI, o quão importante é a vida! Aprendemos a adquirir conhecimentos gerais, e, a seguir regras. Regras que variam, conforme quem está no poder, no mando, no gerenciamento de cada comunidade. Resta tão pouco, de nossa parte, justamente por não nos ter sido ensinado, quanto vale uma vida, quanto vale a nossa vida. Nesta margem pequena, de auto suficiência, te pergunto: o que tens feito com tua vida? Aliás, te pergunto, sabes o valor de tua vida? Tens noção que o minuto que passou, não volta? Que recém nascido, ou com 10 anos, ou com 60 anos, cada minuto vivido, é minuto passado. Então, te pergunto novamente, o que tens feito de tua vida? Qual a qualidade dela? Já está mais do que entendido que, quando a vida termina, NADA levamos conosco. Nem pais, nem filhos; nem família nem tesouros adquiridos. O que isso quer dizer? Nossa alma, acreditando que ela continue a caminhada, ou inicie novo ciclo, não leva UM bem material que seja. Ela segue, forjada com nossas escolhas, nosso caráter e, o registro de ações realizadas. Entendido está, que nada material, segue conosco após nossa morte? Entendido que a evolução não é mais física, como a concebemos, quando com vida, após a morte? É TUA VIDA! É A MINHA VIDA! Desde menina, tive essa consciência, que aprendi no enterro de meu bisavô Bordin, na pequena cidade de Vila Maria, aqui no Rio Grande do Sul. Conforme crescia, cada vez mais entendia que as ações que eu cometia no dia anterior, davam a qualidade do dia seguinte. Se brigava com uma amiga, ou mana, o outro dia era péssimo. Assim cresci, constatando sempre, a cada dia, o valor do tesouro que eu possuía! Mais! Não era cega, ou surda, ou cadeirante, ou deficiente mental. Saboreava as bergamotas ao sol, como quem está sorvendo um néctar. Sentia em minha pele, o calor ao toque do sol!Hoje, sinto esta responsabilidade, cada vez mais acentuada, em mim. É tua vida! É minha vida! O que tens feito com a tua? Te liberta das mágoas do passado...perdoa, pede perdão!  Faz tua trilha, nascendo de novo a cada dia! Ajuda quem podes ajudar. Não nega um sorriso de compaixão ou uma palavra de ânimo para quem precise. Sai de teu comodismo e, faz um trabalho assistencial em uma ONG! Fala "te amo" para teus familiares, enquanto eles estão vivos! Lembra: É TUA VIDA que está passando! Quando começastes a ler este texto, podes reinicia-lo, mas, será diferente. NADA É IGUAL, ao que já passou. Lembra, insisto: é tua vida! Nunca é tarde demais, para vivermos e realizarmos em nossa vida! Podes iniciar agora. Hei! O agora já passou! Deu para entender? Fica bem!

sábado, 3 de setembro de 2016

Digam o que quiserem

              Tantos questionamentos... Tantas diferenças... lá vai o tempo em que uma centena de pessoas, fazia a diferença! Hoje, com a comunicação tão desenvolvida, são necessárias centenas, milhares e, talvez milhões de pessoas para fazer a diferença! Basta um comentário...E milhares de toques em um comentário, para direcionar a opinião pública! Decididamente, não faço parte DESTE mundo! Óbvio que evoluo, ao menos me esforço, para acompanhar tanta loucura! Sim. Chamo loucura a evolução que vivo hoje, nas relações humanas! Ainda faço parte de olhar no olho, um humano do outro. Vá bene! Sou velha, idosa, como gostam de qualificar pessoas com mais de 60 anos! Meu olhar se volta para meus netos...tão livres e tão presos às ordens da evolução. Diferentes de minha geração jovem? Nem tanto! Também sonhávamos com um mundo melhor. Caetano e Gil que o digam. Os Novos Baianos, cantavam em rima e prosa, sua liberdade! E??? Tudo como dantes, na terra dos Abrantes! Ô Rejane, querida,nem tanto! Hoje o som e a rima não tem combinação. Vale tudo! Faz parte da evolução! A linda Torre de Babel! Cada um tem sua linguagem e ninguém se entende. O que importa realmente? Depende da seita: segue teu coração; acredita no Avatar; perdoa teus inimigos; dá a outra face! Meus ancestrais viveram isso. E deu no que deu! O que a minha existência somou na evolução do ser humano?? Não tenho o que dizer, em termos de grupo. Sou o que sou. Produto do "EU SOU"! Se formos falar em como estou hoje...posso te dizer que, digam o que quiserem, eu estou feliz! Em paz! Como consigo ? Sendo aprendiz! Não dito regras de comportamento! Não ensino ninguém a ser feliz! Não carrego em meus ombros a dor alheia! Não conseguiria! Minha existência já exige meu máximo. Então, digam o que quiserem: já tenho problemas suficientes para administrar! Digam o que quiserem: sou a favor da pena de morte! Digam o que quiserem: eu sei de mim e olhe lá! Estou aprendendo a viver neste planeta! Quando minha mãe pensava ter nascido debaixo de um pé de alface, na horta de minha avó! Quando sou mãe de uma filhota que muito jovem (para mim) ligou dizendo que não era mais virgem! Quando me esforço para acompanhar netos de 16, 18,20 anos; de 2 anos e de 5 meses! Digam o que quiserem...acredito na vida depois da morte; na integridade humana e na frase: Paz para os homens de boa vontade! E, digam o que quiserem EU ACREDITO EM UM MUNDO MELHOR!