O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

terça-feira, 28 de março de 2017

Março chegando ao fim

                                     Um quarto do ano, está fechando seu ciclo! Três meses, cheios de tensão, paixão, loucuras, e realizações??? Realização? É isso mesmo? Te pergunto, curiosa...qual foi o grande acontecimento, deste trimestre passado, para Ti? Teus projetos pessoais, estão indo bem? As tarefas sociais, quero dizer, a ajuda a quem precisa. de toda este energia que possuis, tens algo para contar? Tua família, está em harmonia? Teus colegas de trabalho, convivem com tua atitude de ética? Março, é considerado o mês da Mulher!  Acho pitoresco determinar um dia para homenagear algo ou alguém...coisa dos humanos! Já penso, ter escrito o suficiente sobre este dia, no caso da Mulher! Fiquei pensando, em como deixar aqui um depoimento digno, de novo, meu compromisso maior, com este blog querido!  Recebi pedidos de falar sobre o câncer de mama, tão preocupante! Da contínua agressão sofrida por Mulheres, aqui no Rio Grande do Sul, extensivo a tantas outras regiões deste mundão de Deus! Da mulher presidiária rica, que consegue cumprir prisão domiciliar, por ter filhos menores de idade, enquanto milhares de Mulheres sem condições de pagar bons advogados, estão na prisão! Não julgo méritos, gente! Calma! Falo de leis para os ricos e leis para os pobres, na prática, no cotidiano, realidade! E, olhei para o espelho... meu reflexo falou mais alto! ALERTAR as jovens Mulheres, para prevenirem suas velhices! Tantas da minha geração vivem minha realidade, tenho 64 anos de vida terrena, autônoma, e trabalho pelo pão de cada dia! Mau gerenciamento! NUNCA me preocupei com a velhice! Meu marido era funcionário público concursado. Ele morrendo, eu ficaria com a pensão, sem preocupação da sobrevida! Hoje, por caminhos estranhos, que não cabem aqui, sou uma Mulher que precisa trabalhar pelo pão de cada dia! ACREDITA! Estou sorrindo, enquanto escrevo este texto! Posso estar com 100 anos, abro na minha toalha mágica, leio as cartas, SOU CARTOMANTE COM PRAZER, e pronto, o pão está na mesa! MAS, poucas Mulheres tem esta estabilidade emocional. Portanto, com conhecimento de causa, meu recado, neste mês da Mulher é: Mulheres, todas um dia envelhecemos! E, contar com a ajuda financeira de outro ser humano, é arriscado! Te previne jovem Mulher! Inicia hoje, uma poupança e a esqueça! Lembra dela, num único dia do mês, quando vais depositar nela,algum valor! Não importa a quantia! E, esteja em paz, por estares cuidando de tua velhice! é Isso! Feliz Mulher-Março-2017!!!

domingo, 26 de março de 2017

Relaxa ! Está tudo certo!

                           Vou te confessar!  Meus netos que o digam! Eu estava muito preocupada, com a música desta geração! Fora o Crioulo, as letras das músicas que, meus netos curtiam, me causava pânico total! Os palavrões, a apologia para a violência sexual, me causavam terror! Era sexo prá cá, sexo prá lá, pejorativamente falando! Eu posso dizer M...., ou C......, ficando literaalmente chocada, MAS ACEITANDO SEMPRE! Jamais me verás peitando a evolução, da sociedade que me rodeia! Posso não concordar, e ponto. Mas me chocava, muito! Só, que quanto aos meus netos, eu pensava, porra, meu exemplo de respeito, será que consegui passar para eles? Gabriel, Rafael, Mariana? E seus amores ...Gabriela, Luisa, Álvaro? Expectativa silenciosa! Enfim, quietinha em meu canto, só observava! Escutando em pânico, as letras tão pejorativas, sentia uma angústia, que imaginava, sem solução  ! Bom! Este pânico começou a passar, quando fui no Opinião (casa de show noturna em Porto Alegre) assistir com Gabriel e Rafael, o cantor Crioulo,lá sosseguei minha alma. Hoje, assisti um show do Projota, fiquei em relaxamento existencial! Meus netos tem opção! Podem escolher letras de apologias sexuais,podem escolher a boa música! Fiquei feliz! Quando, na sociedade humana, seja qual for a geração, surgirem opções, sinal que nem tudo está perdido! Óbvio que vou procurar ter em casa, som destes dois exemplos de luta e dignidade social! Quero decorar as letras e cantar com meus netos, nas festas do Pub, aqui em casa! Por isso, te afirmo: Relaxa! Tudo está certo!

quarta-feira, 22 de março de 2017

Quando o amor é verdadeiro

                        Desde sempre, o amor é cantado em verso e prosa! É dito, vivido, endeusado e desejado! Todos querem viver este sentimento! Todos querem dizer que amam! Todos querem serem amados! Aí, eis que surge a verdadeira história do amor! Tens paciência, para que eu externe como vejo o amor? Bem, quando fico feliz ao ver outra pessoa feliz, estou amando! Quando abro mão de algo que, para mim importa, só para que outra pessoa , com o que eu abri mão fique feliz, eu estou amando! Quando saio de meu conforto, para ajudar alguém a ser feliz, eu estou amando! Quando a brisa, a chuva, o raio do sol, a ternura me tocam, eu estou amando! Quando faço alguém chorar, sofrer, em nome do amor, eu não estou amando! Quando machuco com minhas ações ou palavras quem me rodeia, família, amigos, colegas, eu não estou amando! Ao longo desta vida, que sempre a vivi com plenitude, provei infinitas vezes deste aprendizado, chamado amor. Nenhum amor constrói, quando para existir, provoca dor ao seu redor. Desde adolescente, sei disso e, guiei meus passos através desta minha verdade. Sempre estou alerta, com as palavras que digo:prefiro meu silêncio! Sempre estou alerta para com minhas atitudes, que falam mais que ficar horas exaustivamente defendendo teorias. Sempre me afasto, seja de quem for, que por parentesco, ou amizade, ou intimidade, me fira, com seu comportamento. Ah! Como eu gostaria que, mais pessoas ficassem silenciosas...ficassem falando de amor com o olhar...parassem de dizer que estão fazendo "  ", em nome do amor! Olho com frieza e compaixão, 90% da população deste Planeta Azul amado, que diz estar agindo em nome do amor. Amor que mata, amor que machuca, amor que tortura  E QUE NÃO É AMOR! Por favor, basta de tanta irresponsabilidade com este sentimento! Pára de falar: eu te amo mãe...eu te amo amigo...quando por tuas atitudes, os está ferindo!  Hoje o dia está nostálgico, sim! E a minha paciência fica mirradinha! Mas, isso não ma fez retirar uma vírgula do que escrevi aqui. Tu amas alguém? Mas é amor, mesmo? Tu abririas mão de ti,  para a outra pessoa ser feliz??? Amar é um verbo desconhecido na prática, apesar de ser teatralizado em nosso cotidiano, em verso e prosa!

segunda-feira, 20 de março de 2017

Por que manter um blog?

                                    Desde menina, sinto uma estranha responsabilidade para com a sociedade que vivo! Ouço, ou melhor, escuto, as vozes das pessoas que não tem coragem de externar seus pensamentos! Quem me conhece, sabe que seguido eu falo: - Diz o que pensas, pois minha cabeça fica cheia de pensamentos dos que me rodeiam e, seja lá porque, não conseguem externar seu pensamentos! Tantas responsabilidades assumi, em função disso! Não me arrependo, ao contrário, continuo sendo porta voz. Então, manter este blog, me dá uma paz profunda, com relação à esta capacidade de falar, aquilo que tantas pessoas, não tem coragem de expor! Queres um exemplo? Sou mística, sensitiva, paranormal. Uns chamam de dom. Para mim, é algo que, TODO O SER HUMANO possui, mas TEM MEDO DE ASSUMIR! Sinto, pressinto, escuto, os pensamentos ao meu redor e ponto! Manter este blog, para mim, representa a fábula do passarinho que, com seu micro bico carregava água, para apagar o incêndio da floresta! E fico tão feliz, por conseguir priorizar em minhas atividades, manter este blog, onde com muito carinho e responsabilidade, escrevo a respeito de assuntos que "tocam" este jeito Rejane de ser! Gratidão!

quarta-feira, 8 de março de 2017

De Mulher para Mulher

                           Hoje,  afirmo convicta: Eu te amo Mulher! Te admiro, respeito! Brinco contigo criança! Escrevo contos  de fadas, para Ti adolescente! Uno minhas mãos em oração, para as Ti gestante! Admiro Tua luta para sobreviveres com dignidade! De joelhos, saúdo Tua velhice! Sejas feliz Mulher!
                            Feliz dia de todas nós, Mulheres!

quinta-feira, 2 de março de 2017

MULHER do Século XXI

                                Como está este ser tão inconstante? Sim, estou falando de nós, mulheres! Século XXI! Tantas mudanças, em cada canto deste planeta, a comunicação fez a libertação de conceitos e verdades, que já colocaram centenas de mulheres no fogo, por cometerem heresias! As mudanças foram lentas, mas aconteceram. Óbvio que, ainda tem regiões que cortam o clitóris das meninas ainda pequenas, para que não sintam prazer... é óbvio que, ainda assistimos agressões e assédios na sociedade que vivemos... é óbvio que, esta libertação toda, nos sobrecarregou! Além de continuarmos sendo responsáveis pela ordem da casa e da família, ainda respondemos por ajudar no sustento financeiro da casa. É grande o número de casos, em que o único provento financeiro vem da atividade profissional feminina. Como representante de uma geração que vive dois séculos, em uma existência, considero meu testemunho relevante. Lá vai: teve momentos em que, eu mesma quis queimar quem queimou sutiãs, dando início a toda esta transformação. Não me pergunta como eu consegui, durante anos ter uma fruteira, uma fábrica de doces; passar as manhãs em uma clinica de reabilitação com minha quarta filha em atendimento e com os quatro filhos no onibus T2; atender como cartomante; nas segundas e quintas feiras a noite frequentar o abençoado Centro de Umbanda Pai Tomáz (onibus T2); fazer o sopão semanal, para as famíliar pobres (minhas vizinhas de rua)! Óbvio que foi neste período em que o limite físico de minha amada personagem Rejane, gritou sua ira, para todo um contexto de vida! Bem! Gravidez? Já falei aqui neste blog, foram as quatro, o período mais perfeito em minha vida! Eu estava fazendo vida! Voltando ao ponto deste depoimento: vivi a transformação que liberta! Vejo as mulheres de hoje, mais maduras e conscientes! Menos plugadas na tomada, pois se vivem frustrações, são devidas à falta de SUA iniciativa! O mundo está aberto para todas. Realizar sonhos, é tão mais fácil, pois para qualquer cobrança de comportamento, elas só dão um olhar irônico para quem faz a cobrança e, seguem seus rumos! Óbvio que minha geração sonhou, e muito!!! Realizou e, muito!! O que foi mais difícil, foi ABRIR OS CAMINHOS para a realidade que, as femininas de hoje vivem! Vejo em minhas duas filhas, em minhas netas, um olhar igual ao meu, na idade delas MAS vejo as oportunidades aí, só precisando fazer acontecer! Qual o sonho da minha Rejane, a mulher que sou, hoje? Fazer sociologia!  Sentar em uma sala de facudade, ouvir os questionamentos de quem busca entender, conhecer, estudar o comportamento da sociedade humana! Vou realizar? Sei lá? Este é um sonho da jovem mulher que existe viva, dentro de mim! Enfim, neste mês de março, mês escolhido para debates e homenagens, quis deixar aqui, como nos outros anos que aqui deixo meus escritos, mais um testemunho! Vó Mariquinhas e Vó Dele; Maria Dada, minha mãe; Gabriela e Gisela minhas filhas; Carina e Lisiane minhas noras; Mariana e Gabriela minhas netas; Débora Janice e Elisabete minhas irmãs de sangue; Cíntia, Ana, Rita,Sonia,Nádia, Susana, Marias todas!!!! Feliz comemoração !!!!!