O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Falo por mim

E Deus disse Faça-se o Sol! Assim lembro do primeiro aprendizado de uma consciência maior, neste planeta. Na escola descobri a importância da força gravitacional, sem ela, eu não poderia aqui existir. Nas noites insones de minha adolescencia, aprendi a entender as transformações em meu corpo, enquanto sonhadora, observava as estrelas e as diversas fases da lua. Com a inquietude de uma aprendiz, ultrapassei as fases da menina que se tornou mulher e hoje tem 60 anos de idade. Construi uma família, desafiei os limites de meu corpo físico, gerando quatro filhos, todos de cesárea. Foi quando me dei conta que não nasci com a função física de gerar, pois nunca tive uma contração de parto ou a mínima dilatação, para meus filhos existirem. Mas, aí, era tarde demais, os quatro já faziam parte de minha vida, ensinando-me todos os dias, a arte de viver e que, cada geração é livre e faz o que quer de suas vidas. Nesta caminhada plena de desafios, rompi todos os limites que uma mulher pensante se depara! E, relembro agora aqui contigo, que nos momentos mais desafiantes, jamais perdi a bravura ou a fé. Determinei, em minha ignorância, que morreria aos cinquenta e tres anos, assim programei minha vida. Ao completar esta idade, para minha decepção, o dia seguinte raiou e eu estava viva. A contragosto, respirei fundo, meditei profundamente Om mana padme hum, o mantra da compaixão, pedindo com humildade, a aceitação da velhice. Constatando ao longo destes sete anos que se passaram,(53 anos para 60 anos) que envelhecer aqui, é o que eu não queria. Uma mente forte, um corpo que já não responde ao ímpeto de minha inquietação e me pune, quando esqueço disso. Busco com sofreguidão a serenidade da aceitação, busco no som macio do choro de Mateus, meu neto mais novo, hoje com 6 dias, o eco que me traga luz! Busco no silêncio da noite, minha fiel companheira; no piscar das estrelas, no som das corujas, algo que aninhe meu corpo, agradecendo o aprendizado que acomoda minha inquietude. Sinto em meu corpo, as explosões das guerras medíocres deste século, a dor da impunidade, os gemidos dos amantes inconsequentes... e lá no finzinho de um túnel escuro,ressurge ela, a fé, meu bálsamo querido. Respiro fundo, toco com carinho meu corpo, agradeço o aprendizado que ele me proporciona! Oro a oração da menina que fui e que ecoa agora em minha mente...novamente respiro fundo, observo o céu estrelado, peço desculpas por minha instantânea fraqueza, resgato a fé em mim mesma. E, sinto estar pronta para mais uns vinte anos neste planeta. Deusas sagradas. que a paciência esteja em mim e que a fé seja meu instrumento de paz! (TEXTO ESCRITO HÁ 1 ANO ATRÁS

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Espelho, espelho meu

Pensa que é fácil? Pegar um espelho, olhar com seriedade o reflexo? O que ele mostra? Alguém que está assustada(o)? Com medo? Exausta(o)? Exaurida(o)? Ou um ser estranho que continua esperançoso, crente que um mundo melhor baterá à sua porta? Ou ainda um ser que se esconde atrás do próprio reflexo, sorridente apesar de angustiado? Coragem. Estas sensações são inerentes no ser humanos. E somos humanos! A cobrança de super heróis é massacrante. Podemos chorar sim, quando sentimos dor! Podemos nos ressentir com quem provoca em nós a dor. É humano. Olhar nosso reflexo, quando com coragem espiamos o espelho, é saudável. As sensações que esta atitude provoca em nossa psique, as vezes é tão antagônica...não combina com a máscara que usamos e nos "protege" de nós mesmas(os). Desviar o olhar do reflexo, faz parte.É um vício comportamental. Não aprendemos a nos aceitar como somos. Coragem, a(o) estranha(o) que nos olha, devolvendo nosso olhar existe, pulsante, dentro de cada um. Precisa ter coragem para estudar o que o olhar refletido quer dizer. Precisa ter um mínimo de tempo vazio, que chamo, quando fazemos algo que parece não somar. Não é olhar se o cabelo está bem penteado, se a barba foi bem feita(no caso masculino), ou se o rímel não está borrado. Vai além desse olhar superficial. Vai na coragem de AMARMOS COMO É,o nosso reflexo. Existem rugas? Existem imperfeições? Existe tristeza ou ansiedade? Tão de menos importância, pois o que existe dentro de nós, muda conforme a conta bancária; a realização de um sonho ou a frustração de um amor não correspondido! Então...tem paciência. Olha com carinho o que o espelho está refletindo AGORA e, RESPEITA teu momento. Se de alegria,respeita. Se de dor, respeita.Só assim, conseguirás a cada dia, ser a soma, cúmplice de ti mesma(o).

terça-feira, 22 de julho de 2014

O que realmente tem valor?

Vamos conversar sério, definitivamente sério. Não que o que tenha sido escrito aqui anteriormente, não o tenha sido. Mas, quem sabe não esteja na hora de Eu "cobrar" de ti, que lês este blog, um suspiro. Estás aí? Estás viva(o)? Não quero que respondas literalmente, esta pergunta. Eu seria muito pobre de espírito se saber isso, representasse algo, para mim. Mas, voltemos ao assunto...Já marcastes positivamente um ser humano? Já ensinastes à algum destes seres, teus semelhantes, o que tens de melhor? Já entendestes o que realmente vais deixar neste planeta, quando morreres fisicamente? Como os que aqui ficarem, após tua partida, lembrarão de ti? Terá alguém que sentirá gratidão, amor, carinho, por ti? Como fazemos isso? Mas realmente importa para ti? Já fiz filhos, cumpri minha missão. Pára aí, se não ensinastes a teus filhos teu melhor, pouco adiantou, existem milhões de assassinos, de toda a espécie por aí, que também um dia foram lindos bebês. Faço doações em dinheiro para instituições, fiz minha parte. Pára aí, algum destes seres te viu pessoalmente? Conhece teu sorriso e valoriza o tempo que "gastas" com ele? Estou "cuidando" de meus pais velhos e doentes, cumpro minha missão. Ok, mas estás feliz fazendo isso, ou será uma tremenda libertação quando eles morrerem? O que realmente importa? Esta é a questão que quero deixar hoje, aqui neste blog, como reflexão. A maratona da busca da qualidade de vida nos dias atuais, consome tempo. Quando morrermos, o carro do ano, as roupas e calçados de marca, as bebidas e os fumos, nada disso será tido como semente que deixarás aqui. Um sorriso dado à um ser que passa ao nosso lado; ou ao colega de trabalho irritantemente correto; ao familiar que testa nossa paciência...o que estou querendo te dizer, semeia esperança, carinho, respeito. Te afirmo com serena segurança...o resto? Qual a importância, mesmo?

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Digital Única

Somos milhões de pessoas, habitantes neste planeta, ou nave espacial chamada Terra! Em constante movimento, segundo a segundo, "passamos" por aqui, com uma realidade incontestável...nascer,viver e morrer. Ou seja um laboratório experimental, administrado sei eu lá por quem. Na realidade, isso é o que menos importa. A humildade da aceitação, já acomodou esta questão em mim. Seguindo; comigo existem milhões de seres semelhantes, o que traz consigo, a obrigação do convívio. É aqui que inicia o desafio, pois aqui começa o grande aprendizado. Chamo assim, a explosão de sensações e sentimentos, que isso provoca. Amor,ódio,paixão,inveja,saudade, dores coletivas conforme a sensibilidade de cada um, e, assim por diante. Mas, este Ser chamado por mim, Seja lá quem for, deixou marcada a "individualidade" de forma definitiva, em cada ser humano...a digital única. Não existe em lugar algum, deste micro imenso planeta, outro ser com minha ou tua digital. Estudante esfomeada da vida que sou, te convido a navegar comigo nesta viagem...qual a importância deste código? Cada ser, individual! Mesmo quando no útero materno, já temos esta identificação única. Então, eterna aprendiz,com tenacidade vou buscar a resposta. O que já sei, com certeza, é que o que me faz feliz, não é o mesmo para mais ninguém. Preciso aprofundar sempre o autoconhecimento, pois a mutação acontece dia após dia. Já te falei, que ao acordar, olho para o espelho e falo comigo mesma...-muito prazer, sou Rejane, aprendiz de mim mesma. Fica tranquila(o). Isso não é egoísmo, chama-se sobrevivência! Voltemos ao digital única...Conhecer a mim mesma, traz informações de meus semelhantes. Jamais alguém saberá como dói um corte no dedo, sem ter o dedo,sido cortado! O que tenho como resposta inicial, assim como aprendi a me RESPEITAR, RESPEITAR MEU SEMELHANTE é imprescindível, nesta passagem por aqui. Entender que ele, mesmo que com o mesmo sangue que o meu no caso minha família, NÃO TEM A MINHA DIGITAL! JAMAIS será, sentira,agirá, como eu! Vamos pensar a respeito? Um dia de muito carinho, para ti que lês este blog!

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Felicidade

O que tu precisas para ser feliz?

domingo, 13 de julho de 2014

Copa do Mundo no Brasil

O que eu mais gostei dessa copa? A troca cultural de nosso povo brasileiro, que dificilmente teria oportunidade de ouvir outras línguas, faladas por seus semelhantes, que também vivem neste planeta! Isso, eu chamo cultura. Isso eu chamo expansão de consciência! Sou Rejane e agradeço!

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Desafios

Quando estamos em nossas vidas,em um período difícil, tudo parece ficar pior, a cada dia que passa. Nossa força, paciência,resistência, são testadas tão profundamente que, pensamos que não vamos conseguir vencer. São os chamados desafios do cotidiano humano. As vezes o problema é de saúde, as vezes de uma relação que termina à nossa revelia, as vezes são as contas para pagar que do nada duplicam assustadoramente de valor. E as vezes é um estresse, uma apatia que beira à desesperança. O desencanto bate à nossa porta, nos sentimos abandonadas(os) pela sorte e, perdemos a fé. Acordamos de manhã para enfrentar uma rotina indesejada. Nos irritamos com o sorriso e o bem estar dos que cruzam por nós. Como podem ser felizes, "se estou tão sobrecarregada pela vida" (pensamos isso dos outros)? Sempre que estivermos vivendo um desafio, a melhor solução: nos colocarmos no lugar das pessoas que criaram esta situação, conosco. Sair da autopiedade, passo 2. Entender que, não importa como estivermos passando por ele desafio, o sol ou a chuva,continuarão seu ciclo normal, passo 3. E finalmente, independente de nossa ansiedade em cronometrar o tempo, tudo passará, quando todos que estiverem envolvidos, tiverem aprendido seja lá o que for. Um desafio só termina assim. Como vivemos em coletividade, em sociedade, precisamos ter compaixão conosco mesmas(os) e, procurar com racionalidade, a lógica e o porque de estarmos vivendo tais situações. Neste planeta, os desafios existem, para evolução humana, não sou só eu que afirmo isso. Vamos sentar comodamente defronte um espelho, de modo que possamos nos enxergar com clareza. Vamos então iniciar uma longa conversa conosco mesmas(os), revendo toda a situação que nos colocou neste desafio. Sejamos honestas(os) e não nos escondamos com desculpas esfarrapadas. TUDO É CONSEQUÊNCIA DE NOSSOS ATOS. Então, com muito carinho, vamos nos desculpar com nosso eu mais íntimo. Te garanto que acabarás rindo, quando esmiuçares bem toda a situação, chegando a conclusão que tudo que está sendo vivido, é consequência de teus próprios atos! Podemos escrever esta dor existencial, e depois jogar os escritos ao vento, ajuda, sabia? Sei que acharás que sou louca, mas ainda agradecerás tais momentos de desafio em tua vida, pois quando eles terminam, nos tonamos pessoas melhores! Fica bem!