O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

sábado, 28 de março de 2015

A maternidade sem ilusões

O corpo feminino é uma máquina de reprodução. Incontestável! Está pronta esta máquina, quando sangramos pela primeira vez. É quando começamos a produzir óvulos, que serão ou não fecundados. Então, engravidamos. Na lei biológica, é assim que funciona, em sua simplicidade. Aí surge a emoção que, NÃO é condicionante, para a existência do novo ser. É solitária, é materna. Apesar de tanta lógica, nos deparamos com uma multiplicidade de sensações, que produzem vivências jamais experimentadas antes. Por ele ser,estar dentro de nós, emocionalmente, o sentimos cúmplice de nossas dores, esperanças, desilusões, alegria e tristeza. E quando ele sai de nós, levamos um tempo, para reaprendermos a sermos um só ser, novamente. Este período de gestação, na mente materna, cria um elo irreal. Concebemos que para o resto de nossa existência, aquele ser, fará parte de nós. Isso é emoção, não é lógica! Tanto que a frase " Os filhos são setas lançadas para o mundo" (ou algo parecido), começou a fazer parte em terapias femininas dolorosas a respeito da "aceitação da perda". Assim, ao longo do desenvolvimento da raça humana, ninguém se preocupou em dizer para esta mulher que, ela não seria responsabilizada pelas atitudes de seu filho. Há milênios, a mulher que dá a luz à uma criança, se sente acorrentada à ela, até o fim de seus dias. Teve um ser, masculino é óbvio, que quando as mulheres tentaram se libertar deste peso, criou a famosa frase: "ser mãe, é padecer num paraíso", pobre idiota. Enfim, vamos falar da maternidade, como ela é...não naquele bebê que busca nosso seio com sofreguidão; não daquela criança que custa a se adaptar no jardim da infância, ou nas creches;não naquele adolescente que olha para seus pais, contestando suas atitudes; pois para todas estas fases, ali esteve a figura da mãe cúmplice sabe? Aquela que sentiu aquele ser dentro dela. Quero falar da maternidade sem ilusão, que olha seu filho com a análise crítica de uma máquina. Chego a sentir a onda de pavor, das mães que ainda sofrem, por atitudes de seus filho, lendo este meu escrito! Reitero aqui, minha libertação desta corrente, NÃO aceito mais esta herança maldita, que minhas ancestrais carregaram por milênios. Quero meus sonhos de volta! Reassumo Rejane Maria, mãe sim, de 4 seres humanos normais, especiais por terem saído de mim, especiais por terem saído de mim! Especiais porque ME CONSIDERO uma mulher especial! Enterro com a lógica da máquina que não produz mais filhos, a expectativa , qualquer que seja. Arrumo minha mochila, preciso de pouca coisa, pois sou só um ser. Fecho com chave de ouro esta porta, transformo esta chave em uma pena de águia e sopro forte, vendo ela sumir de meu campo de visão. Mundo, estou de volta!

sábado, 21 de março de 2015

Solidariedade

Em um mundo tão conturbado, onde a sobrevivência individual, se assemelha a um se livrar da forca, sobra humanismo para a solidariedade? Posso falar por mim! SOBRA solidariedade! Para com a Natureza, com os animais e sim, com os humanos, meus semelhantes. Lógico que a expectativa de retorno, (sou humana não hipócrita) com os humanos é muito estranha. Sabe-se lá, cada mente é um manancial de incógnitas. Plantar, é fácil!Compro a semente, preparo a terra, semeio, cuido e lá vou colher com abundância! É só seguir as regras de plantio. Um animal te devolve o que recebe...nem mais nem menos. Sou amorosa? Recebo amor. Simples assim. Agora com humanos, nossa! Seres tão complicados! Não sou exemplo, pois sou adaptável, como uma capricorniana de raça! Mas que difícil, esta relação! Desafio diário. Como uma gruta que esconde tesouros, o ser humano consegue se esconder de si mesmo! E a relação, torna-se uma arte! Como sou mosaiqueira, junto os pedaços, restos de cada ser, abandonados ao longo de suas caminhadas e, monto mosaicos maravilhosos, pois no que cada ser humano joga fora, de si, encontro tesouros maravilhosos! Assim, vou maturando a solidariedade em mim. Acredito na natureza, acredito nos animais, tenho fé, no ser humano! Por isso, acredite se quiser, a palavra SOLIDARIEDADE, vai reger a vida neste primeiro semestre, deste difícil ano de 2015! É ela que partilho contigo, que tens a maravilhosa paciência de, ler este blog! Faz tua parte! Não desiste! Faz como eu, por favor!

domingo, 15 de março de 2015

Brasileira sim Eu sou

O pior ano de nossas vidas =2015. Quando "antevi, avisei, respirei profundamente", não precisava ser vidente, para enxergar isso. Meu Brasil está em teste! Teste de maturidade, de consciência humanística, de valorização existencial. Sim, é muito, são muitas situações para serem vividas ao mesmo tempo. Mas, é assim que caminha a humanidade. Observa o nascimento e a evolução das crianças de hoje! Tudo acelerado, tudo rápido, cérebros atentos, com desenvoltura invejável! Código para nós, que já estamos crescidos e, nos julgamos inteligentes. Tudo está muito rápido! Então, acelera Brasil. Cada um, à sua maneira, marcha,hoje, por um Brasil Melhor. Aqui, com o fogo aceso, expando sabedoria, saúde e solidariedade, para meu país! É meu jeito de somar! Entoando mantras de " Brasil, conta comigo! Brasil, estou contigo" Brasil, estou fazendo minha parte"! Com a serenidade de uma Velha Bruxa, foi cozinhando em meu caldeirão, unguento para sarar as feridas, para sanar a economia deste Brasilzão, que amo tanto. E, no fogo, vou desmanchando a corrupção, mandando de volta, para cada corrupto, do menor ao maior, a dor de todo um povo, que honesto, trabalha por um Brasil melhor. Levanto todos os espelhos, para que reflitam, a verdade de cada um de nós, brasileiros.E sopro forte as brasas, para que queimem libertem o bumerangue, atingindo aos governantes deste valoroso país! Cada gesto, atitude, posição que deles saiam,que, PARA ELES VOLTEM! Sou Rejane Maria, unida com meu povo, pois SOU BRASILEIRA! Simbora Brasil!

domingo, 8 de março de 2015

Mulher Guerreira

Existem expressões que viram moda, em momentos específicos,ao longo do tempo, na sociedade humana. "Beijo no coração; tempo de resiliência; hora para sorrir", e enfim, outros tantos que já passaram, tipo o "tempo levou". Atualmente, o que mais ouço, "mulher-guerreira". Dá uma reparada... verás que tenho razão. Quando fiz retrospectiva em meus escritos neste blog, pensando em escrever algo novo sobre nós mulheres, cheguei a conclusão que a única coisa nova, é que estamos com a cota de trabalho sobrecarregada. Graças ao feminismo hoje, além de família, casa,mesa e banho, temos a "obrigação" de somar também no financeiro. A opção de usar ou não,o tempo para produzir dinheiro,já era! Fiz uma análise cansativa a respeito. Então mais uma vez, me curvo à lógica dos ditos populares. Mulher Guerreira sim ,é a mais pura verdade. Nos dias atuais, não é a figura materna, ou amante, ou a inteligente que está presente. Estamos em guerra, e a Guerreira é quem está em ação. Aquela que mesmo sentindo o cansaço-esgotamento físico, tem que continuar. Que é movida por um ideal que só ela entende. Que empurra morro acima, os desafios que a rodeiam no que abre os olhos e a acompanham até a hora de encerrar todas as atividades. Que mesmo quando à noite, ao deitar, precisa tomar um comprimido, para poder dormir. Que bebe além da conta, que fuma em média uma carteira de cigarros por dia, que come desregradamente; que gasta mais do que ganha e está na maior parte do ano, em vermelho, no banco.Isso, é o que somos hoje, máquina produtiva. Precisando andar descalça na grama, abraçar uma árvore, sentar em uma rede e ver o sol se por, curtindo o silêncio que resgata a identidade individual . Conseguindo sorrir ao lembrar do sorriso do filho, que chora de saudades do tempo em que ser criança era genial! Mas que no que olha a hora, no telefone moderno, (a cada 6 meses, surgem novos modelos)retesa os músculos e sendo um arco curvado, ao mesmo tempo, é a flecha que se lança, na maratona da vida, que é ser Mulher hoje!Igual a uma Guerreira, com os olhos de águia, o corpo de uma pantera, a mente de uma coruja e um útero igual ao da Mãe Terra!Assim nos vejo, assim nos sinto! Me emociono, pois enquanto escrevo este texto, lembro cada mulher que conheço, que leio, que estudo, que amo, que sinto compaixão! Quero dizer para ti, que lês este blog, vai passar. Tudo vai melhorar! Precisamos acreditar, lutar, manter o foco, ganhar a batalha de cada dia! E tal qual nossa mãe maior, Mãe Terra, continuarmos dia após dia, fazendo nossa parte! Ano que vem, estarei enaltecendo outra qualidade em nós? Com toda a certeza! Neste ano, saúdo todas nós, MULHERES GUERREIRAS!