O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A lição maior

Eu não pude dar à luz nenhum de meus 4 filhos. Todos nasceram de cesárea, isso a 32 anos atrás, data do nascimento de Gisela a quarta filha. Sempre tive incompatibilidade com anticoncepcionais, então quando conseguimos engravidar do Felipe o primeiro filho, os outros filhos Gabriela e Vinicius, vieram um atrás do outro. Passaram-se 38 anos. Sou avó de 3 netos, Gabriel 18 anos, Rafael 14 anos e Mariana 13 anos. E sobre isso que quero falar neste texto... sobre o aprendizado maior, viver com a radical transformação que a sociedade humana vem provocando, nestes últimos 40 anos. Nas conversas domingueiras,em família, observo o comportamento e a postura das três gerações. A oportunidade em dispor idéias e conceitos é igual para todos. Lembro do silêncio meu e de minhas irmãs. Ouvíamos nossos pais, nossa opinião jamais foi importante, por sequer ser ouvida. E penso no quanto foi perdido. Acompanho atentamente cada fala, principalmente dos netos, e eles tem todo o tempo do mundo para externarem suas opiniões, pois são ouvidos com respeito, pelos mais velhos. Aprendo muito com eles, também com meus filhos, apesar de serem tão anti pais. Sinto, nestes momentos, que valeu a pena! Natural...filhos questionarem pais, eu não pude nunca questionar os meus, conseguimos mudar isso. E quando vejo o carinho de meus netos para com seus pais, meu coração fica quente de felicidade. Valeu a pena! Estamos conseguindo manter a família unida, navegando em mares turbulentos, como é nosso momento familiar, mas unidos. Neste ano de 2013, a lição maior...a sobrevivência da família. Desafio real, verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário