O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Uma história do Tempo

Já ouvi pessoas, das mais diversas idades e culturas, falarem que o tempo passa, que o presente e o que fazemos nele, é que realmente importa. Ouvi na semana que passou, ser dito por um jovem menino, que atendo voluntariamente, de doze anos de idade, a seguinte frase... "- Não posso perder tempo, ou vou rodar de ano, de novo". Nos encontramos, já faz um ano, e minha função com ele, é ensiná-lo a acreditar em si mesmo. Nos dias que se seguiram ao nosso encontro passado, sua expressão não se apaga de minha mente, pois ao falar, ele deu um grande suspiro. Tão jovem e já tão absorvido por responsabilidades! Resolvi então, viajar ao passado, buscando a menina que fui,nesta idade.Lembro como tudo parecia grande e distante. Lembro de minha irritabilidade em estudar (ir para a escola eu adorava).Tão parecida com este menino! Todo o conhecimento que adquiri, que me deixa feliz, aprendi nos livros que devorei, nas relações humanas e, confiando muito em uma lógica comportamental que não era a ensinada nas escolas. Tão parecida com ele! Meu trabalho consiste em mostrar à ele, quão importante é seguir as regras, que segui inconformada, ao longo da vida. Sempre que pude descumpri as regras, silenciosamente. Ele é um ainda pequeno homem, não posso passar minha rebeldia, quando, ele me procurou com sua mãe, para que eu o ajudasse a cumprir ditas regras, no seu caso, passar de ano. Como dizer a este menino que ele está certo? Porque eu acho ele um gênio! Hum, está bem, tens razão, ele se tornou mais um filho de meu coração. E meus filhos jamais são podados, não sou eu que faço isso, a própria existência é inexorável, neste papel. Não posso dizer a ele, que a escola que ele deveria estudar é cara demais e que seus pais não podem pagar; Não vou dizer que onde ele estuda, apesar do esforço de sua abnegada professora (fui em uma reunião de pais com a mãe dele)é muito fraca em recursos que possam tornar atrativo estudar. Lembro que sempre sonhei com um lugar que primeiro respeitasse minha individualidade, lógico, um sonho, uma utopia. Como são nossos encontros, te dou um exemplo; ele me acha muito inteligente, e no início se dizia ser burro. Saí da sala e, através da janela, pedi que cuidasse meus movimentos. Acendi um cigarro. Vi seus olhos me observarem com perplexidade. Fumei calmamente, lavei as mãos, entrei e perguntei o que ele achava de eu fumar...inteligentemente expôs razões aprendidas na escola. Falei então para ele que eu era burra por fumar, mas que isso não queria dizer que eu fosse toda burra. He he, ele entendeu logo o que eu quiz dizer. Na saída ele me deu um abraço e com o dedo em riste disse para eu não esquecer que estava "preteando" meus pulmões. Contar para ti que les este blog, minha caminhada com este menino, é para que entendas que O QUE FAZEMOS com nosso tempo, SÓ A NÓS individuos, interessa. Pois todos os dias o sol nasce , a lua surge no céu, e os desafios de viver neste planeta se apresentam. Enquanto isso, NÓS PASSAMOS por aqui, e o tempo passa por nós. Assim como estou ajudando meu pequeno amigo a viver conforme as regras, até que ele tenha maturidade para se autofirmar, no que escolher para caminho, penso em ti. Penso com carinho e solidariedade por tua luta, seja ela qual for. Tens em mim uma cúmplice e torço para que sejas leve ao dizer que não podes perder tempo. Lembra...amanhã o sol vai nascer, e tudo seguirá como sempre. Sei qual meu papel com ele,sei qual meu papel contigo! Não te tornes escrava(o) de teu tempo. É isso que trabalharei com ele, neste nosso próximo encontro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário