O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

terça-feira, 27 de abril de 2010

SOL

Enfim, um dia de sol! Vamos arregaçar as mangas, e trabalhar? Vamos pegar um espelho, buscar em uma janela, ou pátio, os raios do Sol, direcionamos a luz para dentro de nossa casa. Ao mesmo tempo, falamos com este grande astro, que irradie sua luz em cada cantinho, que sua luz e calor, se expanda em saúde, vida e brilho, dentro do nosso lar, e para cada familiar que more conosco. Caso estejas em teu local de trabalho, pega aquele espelhinho da bolsa, disfarça, é lógico, para não seres taxada de louca ou esquisita, e reflete o raio do Sol em tua boca. Aspira pela boca aberta este reflexo, profundamente, e neste momento, transfere para tua moradia, enquanto sopras suavemente, para fora, o raio absorvido pela respiração. Duas, treas vezes, fazer este exercício, que não toma mais que cinco minutos de nosso tempo. Ao terminar, sentimos um quentinho gostoso, física e emocionalmente.
O Sol, é o melhor remédio da natureza, quando usado com inteligência. Até as 11 horas da manhã, após as quatro horas da tarde, use e abuse dele. Recomende, experimente, faça isso, todos os dias! até amanhã!

aprender, sempre

Um violão, ou tocado por alguém ou tocado em um dvd, uma taça de vinho. Uma boa música, pode ser uma samba cantado por uma voz quente, ou mpb, porque não? Deixar-se levar pela música, desligando total, de tudo, a não ser do prazer de viver um bom momento de paz! Mesmo sabendo que a chuva cai lá fora, que a temperatura despenca, pedindo o fogo de uma lareira ou o aconchego de uma manta de lã. Mesmo sabendo que a fome ronda o planeta, que a água pura está cada vez mais escassa e que um terço da população passa fome, à espera da compaixão e da ação de todos nós. Mesmo sabendo que a mediocridade e a ignorância entram em nossas vidas, pela televisão, pelo jornal, pela brutalidade das ações humanas. Agora, neste momento, é hora de ser feliz! Alimentar nossa alma, com um bom som, cantada por Martinália ou Maria Rita, ou por quem queiramos ouvir! Alimentar hoje a companheira solidão, brindando com ela, ao som de uma boa música. Viver e não ter a vergonha de ser feliz... cantar e cantar e cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz! Um brinde ! brindo contigo à vida! E aí, encho com capricho, uma taça de vinho. Vou lá fora... hum, está frio! Jogo para o alto o vinho, vejo ele cair na terra, se misturar com a chuva... Salve forças telúricas, que comigo partilham a alegria de viver... Eu sou Rejane e agradeçò a vida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sábado, 24 de abril de 2010

Grease

O barulho de crianças, da televisão alta, porta batendo, latido de cachorro...
-Meu Deus, hoje a vizinhança acordou barulhenta. Meu pensamento imagina um lindo dia de sol, é muita zoeira, o pessoal do prédio deve estar saindo para caminhar no parque. Afinal, hoje é sábado!!! Afasto as cobertas , com um chute matemático! Espreguiço meu corpo, alongo as pernas até os dedos dos pés me olharem intrigados, levanto. Abro a janela de meu quarto...
-Hum, está chovendo! Cadê o sol? (Já fico irritada)
Ô vizinhança do inferno, por que não dormiram até mais tarde? E me deixaram dormir também? Saco, ninguem merece...
Volto para a cama, após deixar a cortina puxada. Cubro o rosto com o edredon lilás, lindo de morrer. Espio a janela, a gritaria no corredor do meu andar, avisa que as pestes, do 302 estão brincando no corredor. Cubro a cabeça com o edredon, já entrando em puro desespero,quando sinto que Grease, minha gata manhosa, pulou na cama e se aninhou em meus pés, sobre o edredon.
Uma onda cor de rosa me envolve instantaneamente, minha gata querida! Junto com a cor de rosa, veio um tsunami de alegria!
-É sábado, estou em casa, estou feliz!
Levanto para passar o café, adoro tomar café, com pão integral, ximia de uva e minha AMADA Grease no sábado e domingo! E hoje recém é sábado!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sal grosso

Vamos lá? Sexta-feira de novo! Como foi a semana? E a folha escrita na segunda-feira, o objetivo foi alcançado? Coisas ficaram penduradas para a semana que vem? Está tudo certo, vamos descarregar os miasmas adquiridos ao longo da batalha semanal, para neste findi recuperar as energias .(A folha escrita, deve ser queimada, as cinzas jogadas na natureza. Podes repetir, sempre que quiseres. Faço uma vez por mes!)
Preparar o banho de chuveiro:
um punhado de sal grosso no chão do box,no banheiro
Tomar o banho como sempre, tendo o cuidado de pisar sobre o sal grosso, enquanto faz sua higiene. Ao terminar, deixar a água cair sobre tua cabeça, e esmagar com os pés, o sal, Mesmo que tu sinta arrepios, continua, um minuto, não precisa mais que isso. Sai do banho, enrola o corpo em uma toalha e recolhe o sal grosso, colocando-o no vaso sanitário, agradecendo o descarrêgo!
Hoje é dia de São jorde, na Umbanda, Ogun! Saravá meu pai! Queres homenageá-lo e pedir uma graça? Pega uma espada de São Jorge, escreve nela(com delicadeza) teu nome, e o que queres. Coloca em um copo dágua para que crie raíz, e planta em um vaso de barro ou em um jardim. Faz este ritual com convicção, te surprenderás com o aprendizado. Bom início de fim de semana (findi)!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

vagas para cadeirantes

Um homem com pressa, outro homem que luta por direitos. Um homem que não vive a realidade que é ter um cadeirante na família, chega em um estacionamento em um shoping, estaciona na vaga para deficiente.Um pai de cadeirante é testemunha e cobra atitude correta do outro homem. Pronto! Começa aí, algo que só seria resolvido bem, se os dois tivessem equilíbrio. Nenhum dos dois teve. Por que?A consequencia foi de o pai estar no hospital com traumatismo craniano, o outro homem registra na delegacia tb lesões corporais. Vivo em minha família esta situação=cadeirante. Gisela tem 28 anos e esta situação vivemos já como rotina. O que dizer? Não tem quem conserte uma atitude,quando ela já foi feita. É isso que quero partilhar hoje neste blog. ATENÇÃO ANTES DE AGIR, PENSE. Esta atitude evita tanta convulsão que se seguida, sem dúvidas, estaríamos vivendo um mundo melhor.Quinta-feira, vamos lá, pensar antes de falar, e quando formos usar o verbo, que ele seja só para melhorarmos a vida neste planeta

segunda-feira, 19 de abril de 2010

clima

Hoje, estamos sendo avisados de uma mudança brusca na temperatura, em nossa região. A defesa civil está em alerta, para ventos de 100kmhora, chuva de granizo e raios,muitos raios.
Vamos nos preparar então, com espírito de aceitação, pois contra a natureza, não existe quem possa segurá-la. Hoje estas mudanças repentinas, provocam mais terror, porque somos bilhões de habitantes, mas acreditem, está tudo certo, com nossa anfitriã, mãe Terra! Ela só está se acomodando, perante mudanças que ocorrem em seu corpo físico, igual à nós quando alcançamos a puberdade, ou a menopausa.
Vamos ter à mão incenso de rosas brancas, ou alfazema. Quando e se começar este temporal anunciado, acendemos o incenso, fazendo uma oração que nos acompanha desde crianças, em voz baixa, de modo que nossa vibração encontre a tempestade e passe à ela nosso respeito. Apagamos as luzes acesas desnacessarias, deixando só uma acesa. Desligamos a televisão, e com paciência, esperamos a tempestade passar. Nos falamos amanhã.

domingo, 18 de abril de 2010

Ação

papel branco e caneta azul à mão...
Em uma folha de papel,escrever as tarefas da semana que entramos em ordem de dificuldade, primeiro as rotineiras, segundo as mais difíceis e em terceiro lugar, as que demandam uma exigência ou esforço maior de tua parte.
Escrever a seguir, o dia para cada uma (ex. segundafeira trabalho, pgmto de conta ,dentista),para ao fim de cada dia, fazeres um balanço a respeito.
Com uma caneta de cor tipo amarela (pode ser outra cor, desde que diferente da escrita até então), desenhar uma estrela de 6 pontas e escrever com a tinta azul, sobre a estrela, as tarefas que vão exigir de ti mais atenção. Não esquecer que esta semana tem feriado.
Tudo pronto? respirar bem fundo, soprar o ar aspirado sobre a folha do papel, pedindo que toda a energia superior esteja contigo, durante estes próximos dias.
Esta folha será colocada bem à vista, facilitando a leitura, sempre que estiveres em casa.
Ao findar a semana, fazer uma análise HONESTA, quanto aos resultados obtidos, observando seu desempenho se positivo ou negativo em cada tópico escrito. Vale aí, interpretar: persistência, atitude e ritmo.
Vamos iniciar e ter uma semana rendosa e serena. Sucesso!

sábado, 17 de abril de 2010

arruda

Olá, vim agora da horta, e quero partilhar com voces uma atitude. São dez e meia da manhã, o sol espia por entre as nuvens. Ao chegar em minha poderosíssima horta, uma arruda nova me chamou, fui logo em sua direção. Uma velha arruda sêca! Mas como eu não a tinha percebido? ela não secou de ontem para hoje(vou diariamente olhar minhas irmãs, as plantas) Com um gesto brusco, puxei a arruda velha, que veio com uma baita raiz. Agradeci à jovem arruda e vim para casa, batendo com suavidade, para que toda a terra grudada na planta desgrudasse dela. Uns trinta cm de caule e raíz, peguei uma barbante, amarrei duas pontas nos extremos, pendurei numa viga de madeira,na sala onde fazemos reuniões familiares, recebemos amigos, etc. Ficou tipo um móbile, pois agora vou pendurar pequenos objetos que me digam que querem estar lá. O que temos para observar aqui, velhice, final, descartável. Não, nada é descartável, para tudo existe uma continuidade,agir, fazer, determinar. APROVEITAR. Respeitar cada ciclo e comungar sempre com a continuidade, nada acaba, tudo continua.Até!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Sexta-feira

O homem criou calendário, nele inseriu a sexta-feira! Que delícia! Mais uma semana vencida... o merecido descanso. Então, programar o que fazer. Primeiro, terminar, durante o dia, todas as atividades semanais que ainda podem ter solução, as que não tiverem, ponto final, só segunda-feira. O que fazer sábado e domingo? Lazer, compras, visitas, assistir um bom filme. Tantas opções pela frente, que serão determinadas conforme nossas responsabilidades familiares. Tipo filhos, visitar pais, não tendo esta realidade, nos propormos a ir visitar, durante meia hora, alguma entidade assistencial, fazermos alguma doação? Pronto, LIVRE para nos proporcionarmos o merecido prazer. E por acaso, seria uma faxina em nossa casa? Sensacional... Aproveitaremos para energizar nosso oásis,(lar) com o ritual a seguir... (feito após a limpeza com água e sabão, da casa)
Um prato fundo
pedaços de gelo
uma pedra (de rio, ou citrino, ou cristal, quartzo, etc)
Na peça central de casa, colocar no chão o prato, com os cubos de gelo e a pedra escolhida, dentro. Sentar comodamente, juntinho do prato, colocar as mãos sobre ele, dizendo: Ondinas e sílfides estejam aqui agora, juntem comigo sua energia, purifiquem minha casa, minha vida, me ajudem nessa hora.
Repetir tres vezes, colocar o prato sobre a mesa, deixando até que o gelo tenha derretido. Então, retirar a pedra, colocar na cabeceira da cama, virar a água do prato na pia, com a torneira aberta, só um pouquinho, agradecendo a presença das ondinas(água) e das sílfides(ar). Tenham um fim de semana maravilhoso, aproveitem bem cada minuto, se permitindo a alegria de viver. Até logo mais.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

criança

Século XXI. Crianças CRISTAL, ou seja, já nascem com o olhar inteligente, como querendo dizer a que vem. Precoces, numa definição da psicologia infantil. Hiper ativas, palavra da moda. Na maioria, filhos de pais separados. Contingência do nosso tempo. A figura materna, geralmente preocupada com profissão, rentabilidade, busca de auto equilibrio. A paterna, tentando sobreviver sã, num mercado onde sexo é mercadoria gratuita, com múltipla escolha. Neste tsunami social, estes seres infantis, enfrentam um mundo hostil, com raros momentos de ternura. Para aí se encaminha a humanidade, uma geração mutante, aprendendo a lei da vida, por conta própria. Dizem os entendidos em sociologia, que do caos, surge uma nova sociedade, não sei. As crianças de hoje, estão, com raríssimas exceções, por elas mesmas. A educação familiar, vem mascarada por uma infinidade de técnicos, quando a grande evolução seria, um lar amoroso, com diálogo e humildade, por parte dos pais, aprendendo o que estes filhos especiais tem para ensinar.Nunca antes, rezei tanto. Com convicção, todas as noites, conclamo, sem deixar em paz, os anjos de guarda desta geração infantil de hoje. SEMPRE, determinada, mas com infinito respeito e dor, imploro à eles, anjos de luz, que não desistam de proteger a evolução da humanidade.Até amanhã

terça-feira, 13 de abril de 2010

Música

O som, para as pessoas que possuem a benção e a capacidade de ouvir, é um elemento muito importante nos dias de hoje. Na maioria das vezes, temos que ouvir o que está ao nosso redor, e nem sempre é um som agradável. A voz no ambiente de trabalho, dos colegas ou chefes;o som poluido dos carros, onibus, buzinas; grito de vendedores anunciando seus produtos;o barulho da vizinhança, tudo enfim que faz parte do nosso cotidiano. Este tipo de som agride nossos ouvidos. Por isso, no final do dia, ao encerrarmos nossas atividades obrigatórias, nada melhor que chegar em casa, tomar um bom banho e colocarmos uma música relaxante para ouvir, dando ao nosso cérebro, a ordem de limpar a sujeira adquirida ao longo do dia. Podemos deitar confortavelmente,neste momento, em nossa cama, ou no tapete da sala, e passar as mãos nos ouvidos, fazendo mesmo um carinho. Repetir palavras em som baixinho tipo...mel, doçura, amorosidade. Criando um mantra com tais palavras harmoniosas, repetir enquanto nos agrade. Ideal fazer umas tres vezes por semana, incluindo neste exercício, as pessoas que vivem conosco. Este é um hábito que não nos é ensinado na escola, portanto, devemos faze-lo quatro, cinco vezes, até que o resultado nos mostre uma pessoa melhor consigo mesma e com a sociedade ao redor. Partilho com voces hoje, o som dos pássaros, o murmúrio da brisa que sopra agora, aqui onde moro. Partilho o silêncio de um céu estrelado e o crepitar suave do fogo sagrado, que acendi para embalar meus sonhos. Até amanhã.

Saúde, bem maior

Há séculos, ouço o ser humano falar...falar...falar, do que não tem. Do que quer ter, do que precisa adquirir, do que os outros têm, do enorme desgaste que é manter o que conquistou. O tom sempre é o mesmo, um lamento choroso, envolvido até em autopiedade. E todos andam com suas próprias pernas, ouvem com ouvidos saudáveis, sentem a chuva em sua pele e o perfume das rosas, tem a opção de olhar todos os dias o por do sol! E os que vivem a falta de algo que citei, já despertaram para a consciência de dar valor ao bem maior...a saúde. Portanto, hoje, antes de dormir, vamos preparar um pote com água limpa, pingar algumas gotas de perfume,e passar esta água carinhosamente em nosso corpo físico, agradecendo este tesouro tão óbvio. Podemos fazer uma oração de gratidão, mais ou menos assim...
Mãe Terra, sou parte de ti, pequenina sou, perante tua imensa dimensão geográfica, mas infinita em gratidão por estar aqui e fazer parte, com este corpo saudável que possuo. Abençoa mãe querida minha vida, guia meus passos, me ajuda a ser digna deste corpo saudável que tenho.
E então, sabendo que sou TREMENDAMENTE abençoada, pois possuo este grande tesouro, vou olhar com calma para a vida ao meu redor, para me permitir identificar melhor o que é de real importância,para mim enquanto ser vivo.
Até amanhã.

domingo, 11 de abril de 2010

ervas sagradas

Eu posso morar no apto menor possível, sempre há de haver um lugar que caiba um vaso, onde eu possa plantar três ervas, no mínimo. Os elementais das plantas, são companheiros fiéis da sanidade de nossa personagem, enquanto humana. Arruda, alecrim e guiné, são imprescindíveis! Arruda absorve energias negativas, alecrim emana justiça e guiné traz a coragem de vencer desafios. O vaso deve ser colocado em algum lugar que receba luz solar, caso não seja possível, luz natural, tipo próximo de uma janela. As plantas são o termômetro de como está a energia em nossa casa. Elas são o código que fala se tudo está bem ou não conosco, e quando uma morre, são os elementais doação pura, descarregando algo ruim que pode nos debilitar. O cuidado maior é não dar água em exagero, aprender sempre a medida certa, e isto também é para nossas atitudes com relação à vida. Tudo na medida certa, e isto, as plantas nos ensinam muito bem. Bom plantio!

sábado, 10 de abril de 2010

Cozinha

Hoje, aconselho voces a fazerem esta delicia. O objetivo é através de uma receita culinária, com ingredientes específicos, propiciar energia positiva, para termos uma boa semana.
Vamos pegar um lt de leite, colocar numa panela, em fogo brando com um pedaço de canela em pau, tres cravos da índia e açúcar a gosto. Enquanto o leite vai adquirindo calor, bater tres claras em ponto neve, ou seja, a clara fica grudada na colher ao ser virada, a colher. O leite começou a levantar fervura, com uma colher de sopa, colocar porções da clara batida sobre o leite fervendo, tres colheradas por vez, porque a clara cresce muito. Com muita paciência e cuidado, virar com a colher a clara para cozinhar do outro lado. Quando cozidas as tres porções, pegar uma a uma com a escumadeira e colocar em um prato refratável, acomodando camada sobre camada das claras cozidas. Ao terminar a clara, pegar duas gemas, misturar com uma colher de sopa de maizena, acrescentar um copo de leite e cinco gotas de essência de baunilha. Misturar tudo, virar no leite fervendo, fora da chama, misturar com energia, e mexer enquanto engrossa, no fogo. Quando pronto, desliga a chama e vira o creme (ficou um creme) sobre as claras cozidas. Pode enfeitar com fios de ovos, cerejas, nozes, conforme seu gosto. Deixe gelar no refrigerador, por tres horas. Junte pessoas queridas, para saborear com voce. Sirva em taças individuais, e tenha um domingo maravilhoso!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

tatuagem

Aos 50 anos de idade, Renata, olha ao seu redor... seus filhos já crescidos e bem criados, administrando suas vidas. Aposentada, por ter começado aa trabalhar muito cedo, o dia se apresenta longo à sua frente. Seu marido, sai cedo para trabalhar e ela dá as ordens para a empregada, antes de sair para dar a caminhada diária. O ar frio de um outono, que se apresenta nas folhas amareladas pelo chão, causam nela uma certa nostalgia. Observa as pessoas que como ela, caminham absortas em seus pensamentos. Algumas sorridentes, outras com o olhar preocupado, a maioria da mesma idade que ela. São nove horas da manhã. Seu pensamento, viaja no tempo, buscando no passado, respostas para este estranho vazio que sente, já faz algum tempo. Sempre conhecida por sua amorosidade, lembra que ultimamente a tal amorosidade está em falta em sua vida. Um grupo de jovens, barulhentos passa por ela. O que chama sua atenção, são as roupas de verão que eles usam. Ah! o calor da juventude... Aconchega, no pescoço, a gola do abrigo marinho que veste. Seu corpo já não é o mesmo. Os jovens passam por ela, e uma tatuagem em uma das meninas puxa seu olhar.`É o desenho de uma borboleta colorida. Como num raio, seu pensamento lembra, sempre quisera ter feito uma tatuagem, mas as mulheres de sua geração não tatuam o corpo. Uma rebeldia instantânea provoca uma onda de calor, que se espalha por todo seu corpo. E por que não? Um sorriso malicioso se desenha nos cantos de sua boca, sim, fazer uma tatuagem. Mas qual? O que dirão seus filhso? e seu marido, tão conservador, o que vai achar? Sacode a cabeça, com energia, para afastar tais pensamentos. Muda a direção de sua caminhada e retorna seus passos, rumo à av. Osvaldo Aranha. Diversas vezes vira a propaganda no centro comercial do bairro: faz-se tatuagem.É para la que vai. O lugar é maneiro, como diriam seus filhos. Um rapaz barbudo, com tatuagens pelos braços a recebe.
-Pois não?
-Eu quero saber se voce tem como fazer uma abelha, quanto custa e quando podemos fazer?
o rapaz pega um grande álbum, folheia por um tempo até chegar onde quer. Mostra à ela, o desenho único de uma abelha, enquanto explica que uma bióloga, no dia anterior trouxera para ele. Ela observa atenta, é linda, pequena, mas cheis de detalhes. Ele observa seu interesse, e já fala que custa cento e cinquenta reais, e que se ela quiser, neste exato momento ele não tem nada marcado.É uma loucura, ela pensa, mas uma energia quente, que ela não sente há muito tempo a motiva.
-Muito bem, vamos fazer agora.
Ouve sua voz, decidida, sim essa é ela. Quando decide é prá já. O tempo passa rápidamente, duas horas, não tem problema, o compromisso maior, neste momento é ela, consigo mesma.
-Está pronto,pode olhar...
O rapaz mostra, em um espelho a tatuagem pronta. À direita, em suas costas, um pouco abaixo do ombro. Está pronta, muito bem feita, as duas asas esbranquiçadas, dão o toque especial! Ela preenche e assina o cheque, entrega ao tatuador, e sai, feliz, estranhamente feliz.
Sente a abelha renovar a doçura, tão esquecida em sua vida. Sente que neste simples ato, resgatou o sonho, em sua vida, afinal ter 50 anos, uma mulher que olha o espelho e até hoje, vê o reflexo de uma jovem,só podia ter feito isso.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

eu creio

-Parece que o mundo está desabando sobre minha cabeça!
A voz de Suzana, pode ser ouvida, mesmo com o barulho da chuva que cai,batendo nos vidros da janela do escritório, incessantemente.
Lia, sentada à mesa em frente da colega, observa preocupada a amiga.
-Calma, pode não ser o que tu estás pensando...
Ela tenta acalmar Suzana, que aperta as mãos, uma na outra, angustiada.
-o recado foi bem claro, mamãe está no hospital, na Santa Casa.
Lia tenta confortar Suzana, mas o rosto dela está branco e sua respiração apressada.Ela pega as bolsas das duas e puxa a amiga pela mão.
- Vamos, Bruno já chamou um táxi, em dez minutos estaremos lá. O chefe já foi avisado que estamos indo para lá.
Elas estão no elevador, quando Suzana precisa se apoiar na parede, sente que vai desmaiar,quando uma mão lhe ampara e sustenta . Ela levanta a cabeça, surpresa, pois quem a está amparando é sua mãe.
-Mamãe como é possivel, voce não está no hospital?
O rosto sereno da mãe, apenas sorri. Ela passa a mão direita na face de sua filha mais velha, quando sua imagem parece se dissolver como geada quando o sol começa a aparecer de manhã, bem cedinho, aqui no Rs.
-Lia voce viu, mamãe está aqui, conosco!
Lia olha preocupada para Suzana, só estão as duas no elevador. Ela acalma a colega,falando que não vira nada. Já na rua, o táxi as espera. Em 8 minutos elas chegam no hospital. Vão direto ao andar da UTI, Suzana sente uma dor no peito, uma dor de saudade. Elas chegam na UTI, uma enfermeira solícita, pede que elas aguardem um pouco, pois o médico já está chegando
com notícias. Mal ela termina de falar uma porta é aberta e surge Dr Nei.
Ele observa as pessoas que estão na sala , procurando alguém...
-Suzana Medeiros? Podemos falar?
Ele faz com que Suzana sente na poltrona que existe no local.
-Sinto muito,o quadro de sua mãe estava estável e de repente tudo acabou. Tentamos de tudo, mas a crise foi forte e ela morreu fazem uns oito minutos.
Suzana chora baixinho, sem querer perturbar sua mãe.Está tudo certo, sua mãe se despedira dela, no elevador. As lágrimas que escorrem pelo seu rosto são de carinho e gratidão, sua mãe não partiu sem antes lhe dizer adeus.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

um dia especial

Porque um dia especial? É segunda feira, e toda a semana depende de como a iniciamos! Portanto usar a inteligência, para programar produtividade, coragem e alegria, é imprescindível. Então, retornemos à nossa rotina, como foi proposto, vamos falar sobre assuntos interessantes. Hoje, a história é a seguinte:
Lenara calçou os tênis, colocou um chapéu, para proteger o rosto do sol forte. Fecha o portão da entrada da casa, para que as duas cadelas Maya e Sacha não a sigam. Sacha é uma labradora preta, linda. Maya é uma viralata preta e branca, de estatura pequena, que foi abandonada na estrada e adotada pela família.São dez horas da manhã.Grease, sua gata companheira, a acompanha, miando de vez em quando, para os pássaros que do alto, observam as duas. Pega a estrada que circunda o condomínio onde mora, caminha em um ritmo puxado, conforme seu personal orientou. Já está caminhando há uns quinze minutos, quando sua atenção é chamada para uma cadela, que lá na frente,late furiosamente. Lenita apressa o passo, já pressentindo o que vai encontrar... a cadela está junto à uma caixa de papelão alta. Devagar, falando palavras que acalmem a cachorra, ela confirma. A caixa está com filhotes. Seis ao todo.
-Droga, que absurdo! De novo, "desova"na estrada.
Ela sabe que sua caminhada já está interrompida e que solução terá que ser dada, a mais uma surpresinha em suas caminhadas diárias.
Volta para casa, pega ração, um litro de água com uma bacia velha, coloca próximo à mãe com seus filhotes. Espera, para ver ela começar a comer, mesmo tendo os bichinhoso pendurados em suas tetas. Se afasta, colhe alguns galhos de mato, que tem em profusão, por todos os lados. A estrada é deserta. Calmamente, ela ergue os galhos, como se fossem uma vassoura, em sentido antihorário, saúda os pontos cardeais e começa a falar:
-tu, que aqui abandonastes vidas, atenção...
com a força da justiça sagrada, neste momento
mando de volta para ti com a intensidade de um rojão
o abandono, a fome, o risco e o lamento.
Ela começa a girar o corpo como que numa dança frenética, até suas pernas cansarem. Então, senta na beira da estrada, extenuada, com o olhar perdido ao longe, como se estivesse acompanhando os versos cantados.
Passam alguns minutos. Lenita levanta,pega o caminho de volta para casa, sem olhar para trás.
Até amanhã.

sábado, 3 de abril de 2010

páscoa

Doce energia no ar! Chocolates, doces, e a bendita erva marcela para tudo curar. Como a natureza é amada e cúmplice com seus habitantes! Abusar na gula, é uma característica óbvia, que nós usamos para compensar carências das quais as vezes, nem sabemos ter. Aí, a mãe natureza nos concede em abundância a cura, nos presenteando com esta erva digestiva tão sagrada. Feliz Páscoa para todos nós! E que o comer chocolate nos deixe mais doces, para sorrirmos e trocarmos carinho e amorosidade entre nós!
Aviso que estou de volta, em Viamão, numa região que o sinal para teclar com voces é manhoso. Tem dias, que some, e fica impossível estar aqui. Portanto vamos navegando nas ondas da comunicação, conforme ela nos permite. Um grande abraço!