O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Trocando experiências

                 Conforme combinado contigo, que lês este blog, neste fim de semana fui à campo! Observar as pessoas e seus comportamentos. Vivi duas situações que considero dignas de relato:
                  A primeira delas, aconteceu aqui, na cidade onde moro. Fui ao centro fazer compras, e resolvi esperar o motorista de minha carona de volta para casa, na praça central.
                  Temos aqui, uma linda e muito antiga, igreja católica. Em frente, existe uma praça, simples com um estacionamento público à frente. Estava muito quente, com leves chuviscos, mas aquele tipo que não molha! Sentei em um dos pequenos bancos de cimento, existentes no local. Liguei minhas antenas e comecei a observação. No mesmo instante, meu olhar foi atraido para os guris que cuidam dos carros, que por aqui chamamos de flanelinhas.  Uma discussão bem acirrada entre dois guardadores muito jovens, uns dez a doze anos, estava se desenrolando. Palavras de baixo calão eram trocadas e uma briga corporal só não acontecia porque o mais velho não conseguia alcançar o mais jovem, ágil na corrida. Foi quando o mais jovem enfiou a mão na lixeira, pegou uma garrafa de refrigerante que lá estava e atirou, acertando o rosto do que o perseguia. A briga foi interrompida por outro guardador, bem mais velho, que pareceu ser o chefe. Com gestos agressivos e voz dura,encerrou a briga ao pedir o dinheiro que eles tinham ganho até então, ao que eles entregaram sem retrucar.
                  Os tres se afastaram e eu, contida (anos atrás teria sem dúvida interferido)resolvi chamar a atenção deles para mim. Estava com um vestido comprido e chapéu, bolsa e sandália combinando. Acendi um gudan, andei parecendo distraida, até sentir seus olhares em mim.  Quando já chamara a atenção suficiente, fui até onde ficara a garrafa plástica jogada. Me curvei até o chão, peguei a garrafa, e fui em direção ao lixo. Olhei séria, para o menino que jogara e com um gesto estudado, atirei acertando dentro da lixeira. Quando fui entrar no carro, com a chegada de meu motorista. que fôra fazer suas compras, o guri que jogara a garrafa veio pedir *um trocado*. Dei à ele dois reais,falando que se aquele era seu local de ganhar dinheiro, ele era responsável pela limpeza.
                  Segunda experiência: Entramos no supermercado para compras da semana. Nosso carrinho de compras, estava cheio. Graças ao fato de meu marido ter sessenta e um anos, entramos na fila dos idosos, o supermercado estava lotado. Em seguida, um casal bem mais velho que nós, entrou na fila, atrás de nós. O carrinho deles também estava lotado de mantimentos. Falei baixinho, para meu marido
 ele concordou na hora... pedimos ao casal que passasse à nossa frente! Era natural e lógica tal atitude de nossa parte. Eles passaram e nos agradeceram, um gesto raro disseram, encantados. O senhor falou que ainda havia esperança de um mundo melhor! Nos abraçamos, os quatro e falamos muito sobre o quão importante é cultivar o respeito e carinho, sim foi carinho mesmo!
                 E para ti, aconteceu algo que chamou tua atenção? Manda para mim, assim aprendemos juntas(os)!
                 Hoje, já é segunda-feira, começa mais uma semana! Vamos lá! Energia renovada! Nos falamos amnhã! Ficas bem!

Um comentário:

  1. Minha querida! Assim como vocë, estou sempre ligadinha no que acontece ao meu redor, e por vezes até ao que acontece longe de minhas vistas. Como é bom olhar o mundo descompromissadamente! Percebendo que a vista de minha janela mudava diariamente, descobri que na verdade é o meu olhar mutante que descobre nuances novas da paisagem. Como é bom! Saudades de ti. Te acompanharei por aqui também. Te cuida, cuida da tua saúde. Queremos teu riso mágico por aqui por muitos anos ainda! Beijos e abraços com saudades!

    ResponderExcluir