O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

sábado, 23 de novembro de 2013

A arte de envelhecer

Eu poderia colocar como título desta postagem..."um dia, todos seremos velhos"! Senhor do Universo, que aprendizado intenso! Minha mãe Dada, tem 84 anos, e aos sábados, minha irmã Bete que mora com ela, trabalha todo o dia na Feira da Redenção, em Porto Alegre. Eu e minhas outras duas irmãs, Débora e Janice, assumimos a mãe neste dia! Cada sábado uma de nós passa o dia com Dada! Ontem fui à POA, meu sábado com nossa Dada. Isso já acontece há alguns meses. E sempre tem sido light, não fui *tocada* para falar a respeito até então. MAS, neste sábado, mergulhei no que é viver com uma pessoa bem mais velha que eu, literalmente falando. O que foi especialmente aprendido? Não vais acreditar...a paciência. Paciência para andar devagar nas calçadas e ruas; para ouvir a voz de minha mãe o tempo todo (ela está surda e seu tom de voz é bem alto); para parar a cada cachorro que passa ou criança, especialmente em carrinho querendo saber nome, idade etc; para observar em comentários bem altos como tal árvore é linda; ou ser cutucada para olhar pessoas excêntricas que chamam sua atenção(ou no vestir ou no andar ou miserável); para traduzir tudo o tempo todo; enfim paciência! Sou mãe também, de uma filhota com 32 anos cadeirante e surda, então aprendi isso com ela...paciência. Será por ser minha mãe, e não ter coragem de dar à ela limites? Ou será porque também estou envelhecendo? Ou será porque meu biorritmo hoje está especialmente pavio curto? Cheia de pensamentos confusos, vim para casa, sentindo compaixão por Bete que vive com nossa mãe, estava eu desintegrada na poltrona do carro, vindo para casa com meu marido, no fim da tarde, quando meu olhar absorveu um relâmpago cósmico no céu...ele estourou em minha cabeça com uma única frase...um dia terás a idade de tua mãe. Pois foi o que bastou! Me considero uma mulher inteligente, absorvi instantâneamente com lucidez absoluta, tal realidade. E ponto. Um dia terei 84 anos e que as pessoas tenham paciência para com meus vícios comportamentais. Mas te digo com absoluta convicção...desde agora, neste momento, inicio um auto controle de meu comportamento! Ou então, programo envelhecer em uma ilha sem montanhas, com alimento farto e muita sanidade para poder ser autosuficiente até o último minuto de minha vida! Óbvio que sei que o homem põe e Deus dispõe! Isso não impede que eu deseje ardentemente uma velhice em paz, em silêncio, em sossêgo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário