O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PARTICIPAR

Eu já estava noiva, (16 anos), quando meu pai se tornou político. Hoje ele continua sendo uma referência de ética e lisura, para mim. Lembro de suas palavras:
"deve-se participar sempre, nas decisões que nos envolvam".
Estamos nos preparando para eleger as figuras máximas de gestão do nosso país e estado. Tenho conversado com muita gente, e vejo um sacudir de ombros, como se o que acontecerá, tanto faz. Triste ilusão. O destino da nossa nação e do nosso amado Rio Grande do Sul, está sendo desenhado, e conforme nossa atitude, é o que determinamos para ambos, num loooongo período, quatro anos são quatro anos!
Hoje estou "tirando o dia" para estudar com responsabilidade meu voto. Um dia em quatro anos, não é nenhum sacrifício, convenhamos. Já pela manhã ouvi pelo rádio bendito horário político, agora vou assistir pela televisão e à noite assistirei o debate dos presidenciáveis, com muita atençaõ.
Com toda certeza, ao final destaamaratona terei decidido para quem vou dar a responsabilidade de dirigir meu Brasil e meu RS. Poderei então dormir em paz, pois estou PARTICIPANDO! Desejo que voces pensem um pouquinho, e façam como eu.
Até amanhã!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Cosme e Damião

Ontem, dia 27 de setembro, foi dia destes santos crianças, na Umbanda. A energia que estava no ar, propiciou buscarmos a alegria e o aconchego com a nossa criança interior. Lembras quando tinhas seis, sete , dez anos? Como tu eras, quando criança? Quais eram teus medos, o que te fazia feliz? Trouxe para mim tais recordações, e lembro que, brincava de comidinha em um fogão feito no chão (morávamos em casa)com tres tijolos e a chapa do fogão à lenha, que a mãe colocava, para cozinharmos. Enquanto a turminha, crianças vizinhas, brincava de subir em árvores, de pegapega, de escondeesconde, eu, tri de mãezona, fazia arroz com batata, em uma panela que depois a mãe levava um tempão para arear com bombril. Minha comida era distribuida em partes iguais, para todo mundo. Hoje, tenho quatro filhos e ADORO, AMO, cozinhar. Sempre tive empregada doméstica, MAS a cozinha, sempre foi minha! Outra coisa que eu adorava fazer, desde pequenina, era na missa. hora da consagração, todos ajoelhados e com a cabeça baixa, eu ficava em pé, hipnotizada, com a luz que saía da taça do vinho, e na hóstia, quando o padre fazia o milagre do mistério sagrado. Adulta, pesquisei TUDO que esteve ao meu alcance, na caminhada do entendimento daquele momento mágico que vim a ver em outras religiões. Tornei-me taróloga! Então, sugiro à voces, que busquem sua criança interior, recordem seus sonhos e comportamentos, fazendo um diagnóstico final. Aquela criança foi respeitada? Do que ela fazia, o que fazes hoje? Creio que por isso, sou tão feliz! Pois mantenho minha criança VIVA quando estou na cozinha(diariamente); quando estou atendendo alguém! Tens hoje, o canal aberto para fazer isso, Cosme e Damião, nos próximos seis dias, estão conosco. Distribua bala para as crianças. Ache tempo para conversar com elas. E seja feliz, na humildade de resgatar este tesouro sagrado que é a nossa criança interior. Mantenha ELA viva em ti. Até amanhã!

domingo, 26 de setembro de 2010

Amar, dói!

O amor é um sentimento ambíguo,necessita sempre de complemento, nunca está completo, e traz consigo a insegurança. Mas nos desafia o tempo todo.
Amar à si próprio, amar quem determinamos construir uma família, amar pais amar filhos,amar escondido, amar quem não nos ama, enfim, ô tarefa complicada esta. Por vivermos neste planeta, por termos esta configuração humana, é ordem determinante, amar.Conforme a idade que estamos, o químico deste corpo é quem rege nossas emoções. Hora de mamar, hora da explosão hormonal, tempo de procriar, e a vida passa, as vezes sem que percebamos, mas sempre embalada pela ordem do sentimento. Quando mais velhos, surge a visão do que realmente é viver por aqui, mas aí já fizemos uma história, construida pela lógica quimica das diversas fases de mutação física. Então, como temos um lindo domingo pela frente, observar nossa vida, o que estamos fazendo com ela, e diagnosticaar qual fase estamos passando.
Adolescência? Buscar no estudo as respostas para entender o mundo que vivemos, nos situar no contexto.
Mais de 30 anos? Fazer um curso de autoconhecimento, para enriquecer o daqui para diante.
Mais de 40 anos? Nutrir o corpo físico.
Mais de 50 anos? Rir muito da vida.
Mais de 60 anos? fazer o que realmente gosta.
E daí em diante, tudo é lucro, caso haja aa doença, buscar compreender porque ela se instalou em seu corpo e com muita paciência, envelhecer.Dentro dessa idéia, mais do que nunca buscar convivio social trabalhando como voluntário em alguma ong.
Parei de falar um pouquinho de amor, reparou? Sim, porque o único geito de ser feliz, quando amamos, é manter a mente controlando a emoção. Podes ter certeza, o amor fica mais doce, quando a razão segue junto com a explosão quimica em nosso físico.Então, vamos controlar amor impulsivo, por favor. O mundo precisa com urgência de nosso ser inteiro em si mesmo. Podemos, devemos amar, muuuuuuuuuuuuito, mas, se não mantivermos o controle desse amar, podes crer, a soma será o sofrimento.
Tenhas um bom domingo!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

tarefas para um fim de semana perfeito

Em harmonia com a natureza, que pujante, traz a alegria e o colorido da primavera, neste fim de semana, tres tarefas preencherão nosso tempo.
Vamos plantar em uma praça mudas de flores;
Vamos dar para uma pessoa idosa margaridas;
Vamos comprar 2 mudas de árvores comuns em nossa região, e plantá-las no sitio de amigos, caso não tenhamos ainda nosso pedacinho de chão, para fazê-lo.
Com estas tarefas, estaremos sendo cúmplices da mãe natureza e com ela, colheremos a alegria de plantar e um dia colher. Tenham um findi pleno de bons fluidos!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A primavera chegou!!!!!!!!!!!!

Uma chuva fina, cai aqui onde moro. Faremos o ritual, cada uma em sua casa, no que der, nos reuniremos aqui, juntas em volta do fogo.
seis horas da tarde,estarei magiando, se conectem comigo. E façam a hora que puderem, em sua casa, certo?
Acendo uma vela de mel, para ter as irmãs abelhas junto;(elemento fogo)
acendo um incenso de flores; (elemento ar)
coloco um cristal citrino dentro de um pirex transparente com água;(elemento terra e água em harmonia)
Entoo uma música que goste muito, baixinho, canto toda ela. Perfumo ao redor, com o perfume que uso no dia a dia, ando pela casa toda distribuindo odor que determino ser das flores da primavera.
Retorno onde estão os 4 elementos e pego a coroa de flores feita por mim. Começo a girar meu corpo, sentido horário, afirmando em voz alta...
Eu sou filha da terra, sou primavera, sou alegria porque sou bela!
Gira meu corpo, até ficar tonta, quando coloco a coroa em minha cabeça.Acalmo meu corpo respirando fundo, sentindo as flores nele, amplio esta sensação até sentir(mentalmente) meus pés andando num jardim imenso, muito florido onde me misturo com as flores, sentindo seu perfume responder ao meu toque. Volto para onde meu corpo está. Agradeço infinitas vezes, de novo, de novo, de novo, estar aqui, fazer parte e ser feliz.
Amigas,(os)! Façam como descrevi, e tenham uma primavera maravilhosa! Caso tenham feito coroa para dar prá alguem, ela ficará entre os 4 elementos, enquanto tu fazes teu ritual. Depois, é só entregar.
Sou Rejá, filha de Rá, compartilho a graça contigo! Até amanhã.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tudo pronto

Já nos organizamos para o equinócio de amanhã! Coroa de flores pronta! Vamos então, esperar a Mãe natureza, ela vai nos dizer se nos reuniremos ou se cada uma fará o ritual em sua casa! Amanhã dou os passos finais, certo? Até amanhã!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

OSTARA

Equinócio de primavera! Esqueci de dizer que se homens quiserem fazer sua coroa, ela é exclusivamente de louros, no que concerne seguir a tradição.
Depois de um descansado feriado, onde as tradições de nosso Estado foram tão vivificadas, retornamos à rotina, neste momento mágico, que é a entrada da primavera.
Preparem-se, que vou dando as coordenadas mágicas, para fazermos um ritual divino! Hoje, vamos em uma folha branca, escrever todas as situações tristes que fomos protagonistas, da primavera passada, até hoje. Deixem este escrito guardado, para ser usado dia 23.
Nsta semana,vamos ter sempre flores em casa, arrumadas em um simples arranjo e colocadas onde possam serem vistas por qum entrar em nossa casa! Nem que seja uma única flor do campo, com um galhinho verde, é muito importante ir preparando nosso lar, igual a mãe Terra, que floresce em todas as cores, nesta época.
Amanhã, dou novos passos. Tenham um lindo dia de chuva!!!!!!!!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Preparando o ritual

Dia 23 de setembro, entra em nossa vida, de novo, a primavera! Vou fazer o ritual aqui em meu canto sagrado, deixando que a mãe natureza dê o aval para isso. Quer dizer, caso chova, voces farão em casa. Precisaremos de flores para fazermos nossa coroa, que será confirmada e usada no ritual.
Lista do que precisaremos trazer:
*Flores para a coroa (eu faço de flores artificiais de pano, para colocar junto dos meus objetos-trabalho e uma de flores naturais para usar junto do fogo.
*Fitas mimosas coloridas para amarrar as flores formando a coroa.
*Uma bebida para brindar (da água à tequila)
*15 reais por pessoa, para a manutenção do local.
*Uma iguaria alimentar feita por tuas mãos, para ser partilhada no grupo.
Horário de chegada-19:00
Duração do evento:2h
Estou dando a lista com antecedencia, para que se programem e fique mais fácil para voces.
Voltamos a falar sobre o dia 23 amanha! Fiquem bem!!!!!!!!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Santa alegria

Eram quatro horas da tarde, quando entrei no closet, para definir que roupa vestir para encontrar as pessoas que iriam na exposição. Mudei tres vezes, vestia as roupas e não gostava. Por fim, defini calça jeans,blusa estampada discreta, bota e um xale tb discreto. Fui à Poa de onibus executivo, observando as expressões das pessoas nas ruas e calçadas. Muitas mulheres estão fumando, nos dias de hoje. Ao chegar, o lugar muito despojado e chique, fui recebendo o carinho de quem chegava. Como falei ontem, só estaria lá, quem deveria estar, conforma as leis convergentes deste planeta! Revi amigas muito queridas, primas que não via há tempos,fiz nova amizade! Homens, os convidados de meu marido, pessoas brilhantes. Sempre tem a surpresa, que aquece o coração, estava lá ! Foi tudo muito prazeroso. Tomei um campari para brindar com todos a renovação da amizade. A família direta, mãe, figura sagrada e minhas irmãs, as tres foram! Hoje estou com meu corpo quentinho do carinho recebido e trocado. Enquanto estive lá, soprei diversas vezes(discretamente) para os quatro pontos cardeais, para cima e para baixo, e explodi a energia vibrante para todos que lá estavam. Grata, gratíssima, sou rejane e agradeço! Amanhã, falaremos sobre o dia 23, entrada da primavera!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Caminhando junto

Tudo pronto para amanhã! A expectativa de rever pessoas que há tanto tempo não encontro, aquece meu coração! ADORO a objetividade: exposição de quadros, belo motivo para reencontrar seres tão importantes para mim. Alguns, fazem anos que não tenho notícias. Um ramalhete de margaridas, recebi hoje de uma amiga querida,margarida, minha flor preferida! O que espero encontrar amanhã? Benditos 55 anos! Cadê a ansiedade de outros encontros, organizados? NENHUMA! Sabe por que? Pela bendita MATURIDADE, desenvolvimento da inteligência e aceitação. Só estará lá, quem fizer parte do momento. E é tão sutil esta seleção, pois não é feita por nós e sim pelo universo, pela lei de atração. Como dizia um mestre muito velho:
-Não há uma folha de uma planta que caia, sem ser sua hora!
Com este pensamento, vou dormir em paz!Amanhã vou escolher o que vestir. Qual perfume usar. Se estarei comum ou identificarei minha origem. AMO A VIDA NESTE PLANETA! Até amanhã!

domingo, 12 de setembro de 2010

Um caminho a seguir

Vamos, eu e quem lê este blog, partilhar deste projeto meu, exposição de arte. Podendo ser usado o aprendizado em tua vida. Como? Sabendo que tudo tem um começo, meio e fim. E o fim vai depender do meio, ou seja de ti, de tua parceria, da crença em ti mesmo. Tudo começou, quando resolvi fazer mosaico em meu terreno. Ficaram lindos! Gostei do que fiz! Tipo quando meus filhos foram colocados em meu colo, ao nascer! Prazer, satisfação! Surge a exposição, mostrar para a sociedade meu trabalho. A palavra diz: EXPOR. Estar sujeita à criticas. Como tenho 55 anos, estou me lixando para as criticas. Parece agressivo, mas é verdade e basta! Dia 08 a exposição começou, ela está lá. Terça-feira das 19 às 21h,dia 14 vou estar presente, e todas as experiencias que forem vividas vou contar para voces. Já lancei livros na feira do livro, desta vez existe curiosidade, ver a reação das pessoas. Todos os dias vamos conversar a repeito disto: criar um projeto e executá-lo. Bom domingo, até amanhã!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Convite Exposição PASSEIOS DO CENTRO HISTÓRICO

CAFÉ DO PORTO convida para exposição
PASSEIOS DO CENTRO HISTÓRICO
DE PORTO ALEGRE

Reproduções da pavimentação dos passeios, executados em
Pedra portuguesa, do Centro da Capital.


De 08 a 22 de Setembro / 2010.
Autora: REJANE GOLDANI

Rua Padre Chagas, 293 - Moinhos de Vento

recordar, é viver!

A viagem de ida para Marau foi uma expectativa só. Como encontraria minhas queridas amigas? Foi maravilhoso, pleno e imensamente nutridor. Espero que para elas tb. Voltei com o corpo, mente, alma e emoção quentinhos de amor, Valeu amigas queridas, e com quem não consegui falar, um dia eu volto! Bjs amadas amigas de meu passado!
Conheci Ana Rita no centro da cidade onde moro. Ela me abordou. Eu estava distraida, observando o comportamento de uma senhora idosa, enquanto ela tentava abrir sua sombrinha, na dúvida, se a ajudava ou não. (A sombrinha era para proteger a cabeça branca do sol)
- Ô tia,compra uma bala de goma pra me ajudar?
A voz dela não tinha a inocencia da sua idade física, seu olhar era prático e objetivo. Perguntei sua idade. Ela aborrecida, perguntou se eu iria comprar ou não sua mercadoria. logo vi, uma oportunidade incrível à minha frente. Propus à ela, comprar toda a caixa de bala, se ela pudesse sentar comigo no banco, que estava bem próximo de nós.
Ela pensou um pouco, olhou bem a caixa,e concordou, mas logo dizendo que tinha pouco tempo. Concordamos, paguei o total, deu dezoito reais. Comprei um guaraná para ela beber, enquanto conversávamos.Pedi que falasse sobre sua vida.Vou relatar as respostas dela às minhas perguntas...
-Comece me dizendo quantos anos tu tens?
-Tenho 11 anos, moro na rua, com mais cinco que nem eu. A gente "pega" as balas lá no super e sai prá vender. O dinheiro nós divide entre todos e vamos vivendo. (pareceu minha tia falando assim)
Minha família? Todos morreram,(senti logo que era mentira).
Nós dorme tudo junto. A gente se lava nas tornera da rua. Não, nenhum qué i prá casa de ajuda. Não falta nada prá nós. A turma bebe cachaça quando tá muito frio. A gente ganha roupa, ô compra lá no 1,99. Tu tá triste? Comigo? Não precisa. Tu qué me levá prá tua casa? Não, né. Deu? Eu preciso voltá e ajudá a turma. O que? tu vai me dá as bala que tu comprô de eu?Legal tia, valeu! Tchau!
Tentei escrever bem igual o geito dela falar. Fui para casa, para o aconchego da lareira quentinha, com a ternura de minha família viva em mim, e uma sensação estranha em meu peito. Karma? Aquela menina estaria resgatando vidas passadas?
Homens e mulheres da era de aquárius, como vamos interagir a partir de então? Qual nosso papel? Até amanhã!

domingo, 5 de setembro de 2010

retorno às origens

Amanhã vou viajar à Marau, cidade onde fui criada dos tres aos 17 anos, quando vim morar em porto alegre, casada. Estou numa expectativa no mínimo interessante! Quero visitar as escolas onde estudei, as casas onde morei com meus pais e irmãs, o clube onde dancei a valsa com meu pai em meu baile de debutantes e por que não, também, a igreja onde casei.Vou estar lá para o desfile de 7 de setmbro. No meu tempo,de jovem, lá vão 30 anos, era uma data importante. Vamos nos hospedar no hotel que fica na praça central da cidade. Esta praça, tem muitas história, um dia conto para voces, he he. Volto para casa quarta-feira, e então, conto, como foi esta aventura. Podem crer, é uma aventura, pois vou encontrar pela ruas a Rejane que fui. Não que hoje, eu seja muito diferente daquela menina-mulher, sempre elocubrando situações do arco da velha, como se dizia no meu tempo de jovem (fisicamente falando. A história da Ana Rita, conto quarta-feira. Elá mexeu muito comigo e quero dar a atenção que ela merece, e hoje, seria impossível, estou ligada em Marau.Um excelente início de semana para voces, um feriado para repor energias e muita luz para todas (os) nós. Até quarta-feira.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Oração

Tem uma música que diz...
Se eu quiser falar com Deus, tenho que ficar a sós!
Vamos curtir este fim de semana em paz? Vamos aliviar esta ansiedade de estar no burburinho? Acalmar nosso corpo que busca o tempo todo adrenalina para curtição? Vamos então com calma, viver cada minuto, cada hora, buscando exercitar em nós, a paz.Onde estivermos, seja qual for a situação que nos irrite, vamos respirar fundo e buscar a paz. Por que, tudo que é cantado e falado sobre Deus, exige quietude? Para que possamos ouvir nosso eu interior, que é o deus de cada um de nós. E a paz, é exatamente isso, estarmos em harmonia conosco mesmas(os).Combinado?
Hoje vivi uma história com Maria Rita, menina de 9 anos, vendendo bala de goma nas sinaleiras da cidade. Conversei com ela e contarei a história de uma pequena querreira da paz. Bom findi para todos nós. Salve Baco, senhor do vinho, quero curti-lo muito este findi.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Era uma vez-continuação de ontem

O tempo passou ...
Era um dia de muito calor. No galinheiro tudo era rotina. Todos os dias iguais. Nossa! Tanta monotonia! Ciscar para ´lá, ciscar para cá. Comer milho! Dar outra ciscadinha. As tres galinhas, inseparáveis, motivo de piada em todo o galinheiro, sempre juntas, para variar, neste dia também, ciscavam pelo galinheiro. Uma delas, por acaso, levantou a cabeça e olhou para o céu. Lá em cima, soberbas, águias voavam em círculos, dando gritos que se ouvia aqui embaixo. Uns gritos agudos, que geito estranho de se comunicar (ela pensou). Cutucou suas irmãs, com as asas e falou...
-Lá estão elas de novo! Parecem tão felizes! Como eu gostaria de poder estar voando agora também.
-Cala a boca maninha! Somos galinha, tu estás louca? Vamos comer, que é melhor!
Foi a resposta que ela teve, das duas irmãs, que falaram juntas como em um jogral. E foi o que ela fez. Ainda deu mais uma olhadinha, baixou a cabeça e seguiu ciscando pela vida.
Estão a ver que essas "galinhas" são as tres águias que o fazendeiro colocara no galinheiro e morrera no dia seguinte, sem ter contado para ninguém sua aventura com a mãe delas a águia.
O que pretendo, contando esta fábula? Reafirmar a importância do autoconhecimento. Pensem a respeito, certo?
Até amanhã!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MUDANÇA DE PLANOS

ONTEM, FIQUEI SEM COMUNICAÇÃO, aqui onde moro. Já falei para voces, que grande parte da minha magia, é consequencia da interpretação de códigos em nosso dia a dia. Portanto, nada de liderança, vou contar para voces uma pequena história que li, esqueci o nome de quem a escreveu. É de um sábio...
Um rico fazendeiro, já velho, sentado na varanda de sua enorme casa, observava a fazenda que construira ao longo de sua vida. Satisfeito estava, quando sua amiga águia começou a sobrevoar aos gritos, onde ele se encontrava. Preocupado, pegou sua bengala e a seguiu, montanha acima, na trilha que só ele conhecia, feita para observar suas amigas águias. A certa altura da caminhada, viu a águia pousada sobre o ninho, junto de pedras grandes, muito grandes. Ele se aproximou do ninho, seguindo os gritos dela, que pareciam mais fracos. Encontrou tres ovos, quando se virou para perguntar o que ela queria que ele fizesse, ela estava morta. Ele sentiu uma grande paz, por ela ter confiado seus filhotes à ele.Após cobri-la com os galhos das árvores ao redor, ele tirou o chapéu de feltro preto, quase tão velho quanto ele, por issso macio (he he), e colocou os ovos, descendo a montanha com muito cuidado, como se carregasse seus próprios filhos. Foi direto ao galinheiro, um primor de galinheiro, e colocou lá, junto com os outros, os ovos que trouxera, para as galinhas chocarem. À noite, sonhou com sua amiga, ele, no sonho, voava com ela feliz, feliz. De manhã, o empregado estranhando a demora do patrão para vir tomar café,foi até o quarto, e encontrou seu amado patrão morto.
No enterro, veio gente de tudo que era lugar, o fazendeiro era muito amado por todos. Os filhos viajaram no dia seguinte, dos quatro, nenhum quis ficar cuidando da fazenda. Todos eram profissionais de sucesso. Quem ficou administrando a fazenda, foi o empregado que encontrara o patrão morto.
Bem, amanhã eu conto o resto, a própósito esta á a historia de tres filhotes de águia. Como terá sido o destino delas?
Até amanhã!!!!!!!!!!!!!!!Fiquem bem!