O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

domingo, 4 de abril de 2021

 Capítulo III


                             Sinto as pálpebras pesadas. Estou na uti do hospital. Não consigo mover meu pescoço, tem um cateter nele. Devagarinho, vou assumindo minhas funções! O desafio maior, é estar sem comando, nenhum. Dona de mim, sempre fui. Mexem em meu corpo a toda hora. Uma fisioterapeuta está me ensinando a  respirar, pois sinto falta de ar. Quantas horas? Quantos dias ? Perdi a noção. Minhas orações são todas voltadas para agradecimento. À vida, ao carinho destas pessoas que são estranhas, para mim. Após uma eternidade, recebo a noticia de que vou sair da uti. Fico feliz! Já no quarto, do SUS, tem 3 camas/pacientes. Mana Janice acomodada em um sofá que deita, é minha acompanhante. Banho? Urgente. Ser um pouquinho Rejane de novo me traz dignidade, para comigo mesma. O aprendizado que vivi naquele quarto hospitalar, vou levar para a vida inteira! Conheci mulheres como eu, lutando pela vida e, um atendimento de toda a equipe médica e para médica, de primeira. Carinho, tanto carinho.  Adel foi nos buscar e largar na casa de minha mãe.  Retornei ao útero materno dia vinte e dois de novembro de dois mil e vinte. Não lembro detalhes, mas foi muito difícil... tudo... Minhas irmãs Janice e Elisabete, cuidaram de mim. Eu me sentia tão acolhida, apesar de no outro quarto do apartamento,  estar mãe Dada em uma cama hospitalar, com Alzheimer e demência, sendo cuidada noite e dia por Elisabete. Uma mulher incansável, esta minha irmã. Retorno à minha casa dia oito de dezembro. Bom, recuperação cirúrgica em andamento. Consulta com nova equipe, agora sim, entrar no real pesadelo da luta contra o câncer: a quimioterapia. Seis no total, de vinte e um em vinte e um dias. Desnecessário falar aqui, o quanto agradeço à medicação na qual estou sendo tratada! Ao despertar, ao adormecer, repito a palavra gratidão, através das contas de meus japamalas! O que tenho aprendido até então? Além da real sobrevivência? Que o que mais amo nessa vida, o carinho, sempre esteve ao meu lado! Dos modos mais diferentes, possíveis! Posso citar alguns, porque adoro falar de carinho: Susi Maria vindo aqui em casa cozinhar a melhor sopa do mundo; Elisabete trazendo água para eu tomar as medicações; Carina fazendo chá e atendendo a Gisela; Lisiane Vinicius e família com o fogo aceso; Loreti depositando $ preocupada que eu coma frutas; aqui, usei um exemplo para agradecer à todas as Anjas e Anjos que têm trilhado esse caminho, comigo. Não teria como citar aqui, tanto carinho. A ajuda de tantos seres humanos, jamais me deixou sentir pânico, juro para ti, que lês este blog.  Entendi que os momentos cruciais, em que choro sem que ninguém veja( a não ser poucas pessoas), eles precisam existencialmente, serem vividos por mim! Te confesso que quando as crises pós quimioterapia passam, estou uma adolescente sem certeza de futuro,,. unida à uma anciã que sorri calma dizendo que tudo vai passar. Hoje, é isso que eu precisava registrar aqui. O caminho que já foi trilhado! Até amanhã! Carinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário