O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Detalhes

Desde criança pequenina, minha geração foi criada, voltada para o poder direto. Primeiro na família, em seguida na escola e quando fosse possível (quanto antes melhor)para as gurias=casamento;para os guris primeiro emprego.
O trabalho, de um modo geral, fazia parte do dia a dia. Eu sabia cozinhar com dez anos de idade. Limpar uma casa então, nem se fala! O chão de nossa casa, era de madeira pintada de vermelho, mantida à base de cera. Um dia antes de meu casamento, enrolei panos em meus joelhos para encerar toda a casa para a festa que seria em casa, após a cerimonia religiosa,no dia seguinte.
"Trabalho dignifica o homem!Mente vazia,casa do diabo."Toda uma geração de homens e mulheres, com rédea curta, foram direcionados para sermos a terceira idade nos dias de hoje,ainda como foi a cinquenta anos atrás,mesmo pensamento, mesma servidão. Aqui pára tudo!!!!nossa geração iniciou a mudança nesse ciclo sem fim...como? através da educação de nossos filhos! Na luta em manter a qualidade de vida mínima possível,onde a preocupação básica era eles terem liberdade para Serem. A liberdade que não foi vivida por nós, nem por nossos pais. A liberdade para buscar o autoconhecimento, sem que isso fosse considerado besteira, bobagem, perda de tempo.
Nessa longa caminhada, os detalhes foram o segredo desta evolução, eram percebidos muito sutilmente na rotina do dia a dia. Se mostravam no desafio em nós adultos, lutando ferrenhamente com um vício social de séculos... obedecer regras ultrapassadas, vício este tatuado em nossa psique. A certeza de estarmos mudando a evolução humana, surgiu em seguida!
O reconhecimento em nossos filhos, a geração seguinte, anárquicos, testadores de seus limites, cada um à sua maneira, olhando inquisidores para nós, pais em todo o momento desta longa vida até os dias de hoje!E novamente nos detalhes, observamos a evolução..Já na terceira geração, não mais educada por nós, vemos nos netos aquele olhar que vimos em nossos filhos...um pouco diferente... aliás muito diferente! Trazem a decisão curta e grossa de saberem o que não querem para si.
Conseguimos sem sombras de dúvidas, o que nos propomos há sessenta anos atrás, quando sonhamos com um mundo melhor! Sabíamos que não iria ser fácil. Sabíamos que teria que haver um grande desacêrto no comportamento humano, para depois haver um novo comêço! Sabíamos também que tateando aqui e ali, entre erros e acertos, era o QUE DEVERIA SER FEITO, e o foi!
Como ativista que eternamente sou, te digo que o mais difícil nesta caminhada, foi manter o núcleo familiar! Manter o foco, saber diferenciar a ilusão da realidade, ter conseguido resistir aos apelos sedutores da entrega às muitas tentações encontradas no caminho!
Ainda agora, neste momento em que conversamos, DETALHES micros, mínimos, lembro bem, foram determinantes na frente de mudança de parâmetros que nossa geração se propos, e isso quero ressaltar para ti. Te liga sempre nos detalhes, eles são uma espécie de termometro, que alerta se estás no caminho certo! Não caminho religioso, ou social, ou profissional...mas o caminho que te leva quando à noite, ao deitares a cabeça em teu travesseiro para dormir, tua respiração é de paz!E tu dormes em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário