O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Compaixão

Faltam poucos dias, para que a sociedade humana comemore o evento da Páscoa, em todo o planeta. É uma data herdada dos povos nômades que cultuavam seus deuses em festas, com muita alegria! Com o nascimento do Mestre Jesus e sua eventual morte, a igreja católica uniu a tradição religião-cultura já existente. E uniu à seus interesses expansivos programando a Páscoa. Para mim que tenho como religião a natureza comemoro este período festivo, aprendendo e cultivando a compaixão, na rotina da vida!
Te convido então, para fazeres comigo, de uma forma especial, ou seja, dando uma atenção especial, ao aprendizado do uso desta palavra, de hoje a contar tres semanas. Como vamos fazer isso?
Em síntese: compaixão=condoimento do mal alheio que nos leva a participar dele, coomo se fosse mesmo o nosso. Ou seja,se colocar no lugar da outra pessoa em questão, e em silêncio procurar perceber, entender o sofrimento e desconforto vivido por ela.
Isso é, em toda e qualquer situação, que nos leve a criticar a atitude do ser humano em questão. Nos colocar no lugar dele e professar a compaixão.
Digamos que até o domingo de Páscoa, consigas estudar, trocar,(viver a realidade alheia como sendo a tua vida) com oito pessoas, sete, vinte? Uma? Já terás aprendido a entender e ser compaixão. Este é o treino que vamos nos permitir viver, para expandirmos a verdade desta data= paz resultante da comprensão da verdade do outro. Isso é Páscoa, conviver em paz e aceitação da diversidade. Baixar o ego de que sou dono da verdade e que solução de problemas é comigo. Isso chama-se Páscoa!
E para adoçar este exercício dantesco, pois teremos que paralelamente sermos humildes, vamos fazendo ovos de chocolate, ou pintando cascas de ovo para presentear!

Nenhum comentário:

Postar um comentário