O Auto conhecimento é a chave para a conquista do sucesso.

sábado, 31 de dezembro de 2016

Adeus Ano Velho

                                      Termina, com 2016, a regência do Sol, em nosso Sistema Solar! O poder onipotente; o "EU" a frente de tudo; o brilho enganador dos holofotes! A necessidade de satisfazer o próprio ego! A doce e falsa ilusão do poder absoluto! Vivemos até aqui, nas décadas passadas, o individual: o eu sou  eu quero eu posso eu mando! Um planeta inteiro encerra este ano, passando por convulsões sociais, nunca antes vistas e vividas. Em cada canto, em cada hemisfério, não ficou pedra sobre pedra! Onde habitava um ser humano que fosse, ele brigou com seu reflexo no espelho das águas do rio, para saber quem seria o melhor! Te confesso que já estava desistindo! Sim! Sou a humana que fez parte da Frente de Resistência, à exaltação do ego! De normas ditadas por humanos! Sobrevivi com leis paralelas, ditadas por Mãe Natureza, meu religare! Assim, me despeço deste 2016, exausta, profundamente exaurida!  E SERENAMENTE EM PAZ! Gratidão é meu mantra! Agradecer é meu verbo. Sobrevivemos! Eu, tu que lês este blog, e nossa famíia, os vizinhos, a comunidade! Bora lá, com respeito e carinho, nos despedirmos deste tempo que passou! Olho com lucidez para a mente humana! Olhos com paciência para as paixões humanas! Olho com atenção e responsabilidade para o corpo físico! Olho com espírito coletivo para a áura de todos nós! Um ciclo se fecha. Grata por estarmos juntas(os) nesta aventura sem fim, quando um obstáculo desafiante foi vencido ... sobreviver em 2016! Valeu! Adeus Ano Velho!!!!

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Rituais de fim de ano

                  Dia 30, na página Rejane Bordin, vais encontrar 2 rituais fáceis de fazer! Assim, estarás serena(o), para receber 2017!!! Até já!!!!!

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Presente de Natal para Ti

              Mais uma vez, mais um ano! É Natal, de novo! Minhas palavras são poucas.  Quero te dar um presente de Natal! Recebe aí! Abre tua mente, abre teu coração, para receber! Te desarma de críticas, só recebe! Dou para Ti, nesse instante que estás aqui, agora, comigo, meu singelo mimo! Te dou meu pensamento, minha expectativa, meu carinho infinito, quando te desejo Feliz Natal! Torço por Tua felicidade! Tens neste planeta Azulzinho, uma parceira persistente! Acredito em TI!! Feliz Natal!

domingo, 11 de dezembro de 2016

PREPARANDO MAIS UM NATAL

                           Neste dia, 11-12-2016, estou aqui, para te ensinar uma das leis, que dentre todas que existem, quando respeitada, torna teu mundo melhor. Teu, meu, nosso mundo, melhor. Ela foi descoberta, bem no início de tudo, quando o ser humano começou a raciocinar. Este raciocínio iniciou após o homem ter aprendido a sobreviver. Em cada grupo que começou a ser criado, que hoje chamamos sociedade, as tarefas foram divididas, dando início ao trabalho organizado e com ele, a cobrança da responsabilidade. Assim, passaram-se séculos, milênios, estando o ser humano, em constante evolução. Concordamos até aqui?  Não tem como discordar, a não ser dizendo a mesma coisa, em outra língua. São simples constatações. Assim veio caminhando a Humanidade, até os dias atuais. Como falar desta longa caminhada, sobre seres que conseguiram sobreviver, criaram sociedades; construiram palácios; pirâmides e a Muralha da China, (minha curiosa paixão) Deste Homem que, viaja em naves espaciais, por este sistema solar único e, não consegue evoluir nas relações entre si? Falar sobre uma região neste planeta maravilhoso, onde não haja intriga, desavença, guerras, tu tens um lugar assim? Se, estou dizendo SE, conheces um lugar assim, habitado por humanos e mantido em paz te parabenizo.  São raros, pequenas ilhas, que sobrevivem quando adquiriram a vivência desta lei, que preciso falar a respeito, hoje, aqui. Esta lei, quem a descobriu como de vital importância, deve ter sido uma Mulher terna, responsável, que sofreu um tipo de dor (para cada ser humano é uma dor específica) e viu seu mundo cair. E, a partir de então, "morreu" para si mesma. Do que estou falando, é corriqueiro, acontece a cada minuto, quando magoamos alguem, ou somos magoados. Estas experiências de dor, trazem consigo o rancor, a amargura, a transformação do sentimentto bom em mau. Estou falando de matemática. De lógica comportamental. Isso foi tão intensamente vivido até hoje! A numerosa população planetária, não pára de crescer. As mágoas se acumulam em um dique que rompe, sempre que explode uma guerra. Esta guerra pode ser entre grandes povos (a História esta aí para provar), assim como pode ser dentro de um lar, entre quatro paredes. Como uma praga, que inicia silenciosamentte, a mágoa corrói, corrompe toda a evolução de
qualquer relacionamento. Ok, já te dei exemplos sem fim, poderia ficar horas aqui, descrevendo como chegamos a este ponto, tanta mágoa em evlução! Mas, está na hora de te dar a chave que liberta! Te dar o toque, como o de uma varinha de condão! Estás pronta(o)? Vá bene! São cinco letras que formam a palavra-chave P E R D  Ã O. Ah, vais dizer: -Ela está louca! Não pode ser simples assim! Te respondo: Quem te magoou, já perdoastes? Ou: Pedistes perdão a quem magoastes? Hã... não tem nada de fácil. Se assim o fosse, este Planeta Azul, seria uma mansidão, sabes que não é! Mas o que este perdão te a ver com o Natal? Simples. Em TODO o planeta, esta data representa o sonho. Liberta a criança que somos, que temos dentro de nós. Nesse momento de emoção profunda, seja boa:estar com a família; seja ruim:estar te escondendo de quem te maga...neste momento, o perdão opera a transformação da libertação. Igual a uma onda, que expande macia sobre tua pessoa, sobre quem te rodeia e assim por diante. Estou te dando aqui, um presente de Natal, adiantado, para que possas viver como eu vou vivo, todos os dias, um Natal. Sem me prender a nada que deixe amargura em meu viver. Eu te perdoo! Eu peço teu perdão! Experimenta!!!!!!

domingo, 4 de dezembro de 2016

Dezembro enfim!

                                     Sabe aquele ano, que não vemos a hora que termine? Que foi difícil, duro, desafiador!  No cotidiano da vida profissional, familiar, social; nada ficou fora! Tudo foi virado pelo avêsso! Tens dúvidas a respeito? Conversa com tua família, com teus colegas de trabalho, com teus vizinhos...chegarás a mesma conclusão. Não ficou pedra sobre pedra. TUDO está as claras. Não tem uma pequena sombra que seja, para que possamos nos esconder, nela. Nos esconder da realidade com tantas guerras; com tantas injustiças; tanta corrupção; com uma distribuição de renda imoral; com as máscaras caindo, uma atrás da outra! Até "aquela" máscara que vestimos para olhar nosso reflexo no espelho...até ela, foi desgastada pelo excesso de uso não funciona mais! Estou falando de quem está na frente de batalha, por valores éticos, por consciência social, por ser inteligente! O que adianta minhas mãos estarem cheias de jóias? O que adianta usar roupas de marca? Ai ai ai! Não sou comunista! Seria pobre demais, ter evoluido em consciência e ser qualquer "coisa"idealizada por humanos, como eu! Eu conheço meu lado escuro! Eu sei da intensidade da maldade que existe em mim! Ela é tão intensa quanto meu lado de luz!Tão intensa, quanto a bondade que exercito diariamente, para não perdê-la! O que quero falar hoje, é sobre este ano, visceral que está a terminar! As lições foram duras, o tempo todo. Um ano de "tomada de consciência". Não tem como evitar, defina teu lado! Para 2017, será importante demais tua opção! Já tenho o desafio suficiente, com a minha, de ser do bem! O que estou falando, é que a sanidade mental será mantida, em quem se posicionar! Quem não conseguir, será conduzido, como o gado, para o abatedouro. São palavras duras? Nem tanto! Realidade duríssima, é a que o hemisfério sul, viveu com a tragédia de uma cidade e seu time de futebol, Chapecoense. Realidade é o planeta inteiro ter sido envolvido por uma onda de compaixão, por uma cidade única! Com um time de futebol único! Com valores e amorosidade, unicos! Realidade dura, é a morte de um ideal LIMPO, que teve que acontecer, para mostrar e mostrar e mostrar, o quão erradas estão as atitudes humanas. Deixo aqui, meu alerta! Defina teu papel para mais um ato de 365 dias! Podes ficar na assistência? Que pena...não tem como...todos serão envolvidos pela arte de viver! Vamos nos falando!

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Adeus Novembro

                                    Olha que faz  um bom tempo, que novembro não foi tão marcante na vida humana, como este que está terminando! Sem tréguas! Sem colo! Sem ilusão! Mas eu já sabia que desde setembro, a energia que ancorou em nosso planeta, seria avassaladora, e assim o foi! A civilização atual estava precisando disso! A maior antítese que vivemos atualmente; o homem viajando rotineiramente pelo Espaço em naves cada vez mais modernas; a comunicação nos colocando presentes e participativos em tudo o que acontece neste planeta ao vivo e a cores!  A informação sobre O QUE TE INTERESSAR, acessas o Google e lá está.  Enfim, qual o motivo de tanto caos, ainda acontecendo na sociedade humana? Que tamanho disparate! A evolução cantada em verso e prosa, lá vão milênios, cadê? Fui procurar respostas, neste finzinho do mês 11, excelente para isso! Cada um tem sua fonte de pesquisa. Eu abençoadamente, tenho a companhia de Seres extremamente inteligentes, que posso acessar a qualquer momento, com Eles que busco o conhecimento que possuo! Óbvio que, já findando o penúltimo mês de dois mil e dezesseis, fui perguntar, onde estava a falha? Por que ainda a nação terrestre, está tão arcaica em seu comportamento tão primitivo? O que eu já desconfiava, me foi confirmado. Nosso planeta é um manancial de alimentos emocionais, que não existe igual, ao nosso redor. Toda a vibração que aqui vivemos é "colhida" para servir de alimento em outras comunidades ( cada um conceba estas comunidades como lhe aprouver)! A intensidade da vibração do amor, é diferente da intensidade da vibração provocada por atrocidades. Os seres que vivem do amor puro e desinteressado, são ilhas, ou seja , poucos, perante o infinito! Então, como lei de oferta e procura, interessa mais as sensações baixas animais, que produzimos. Faz uma análise em teu comportamento, tu que estás comigo, acessando este blog, neste momento... observa que ao teu redor a apelação para bons sentimentos é rara! Do despertar ao fim de cada dia que vivemos, uma enxurrada de informações sobre caos, é veiculada em todo o planeta. Observa a crescente expansão de igrejas ao redor...não importa o credo, Sempre que isso acontece, é porque o medo assola o ser humano. Então ele se lembra da fé, pois precisa do perdão, para ganhar o céu! Mas, voltemos ao ponto que quero trocar contigo! Assim como criamos e alimentamos animais para nos alimentarmos, assim mesmo, nós estamos produzindo alimento, que é sorvido em canudinhos dourados ou prateados, deixo livre a tua imaginação, por seres que sobrevivem através destas emanações humanas. Vibrações de aor? Leves demais. Vibrações de ódio, medo, culpa? Poderosíssimas, pois instinto puro! Certo? Tudo entendido? O outro ponto de informação que quero aqui trocar contgo, é sobre a droga que está "comendo" tantos humanos. Estes seres que se tornaram dependentes dela principalmente a droga corrosiva, que destrói o cérebro, são usados como campo de experimento, ao vivo e a cores. Chamo os Abduzidos! Sempre existiu, sempre existirá, neste planeta laboratório, seres dependentes químicos. Os alcoólatras, os fumantes, foram os iniciadores, desta fonte de prazer que propiciamos através de nossa existência humana, numa involução que hoje não tem mais volta! Por que as nações desenvolvidas, gastam verdadeiras fortunas para construirem naves em busca de um novo planeta habitável? Porque aqui, não tem mais volta! Ou seja... sómente um milagre, pode tornar nosso planeta, menos denso, mais leve, para poder ultrapassar a grande implosão, sobrevivendo como matéria! Se estás pensando que sou alarmista: Te poupa! Em toda a evolução humana, existiram e vão existir, pessoas como eu! Videntes que precisaram morrer, o tempo passar, para que a vivência humana comprovasse seus conhecimentos! Termina novembro! Fecha mais um ciclo! Queres ajudar, realmente, a tornar este planeta, a prova viva de que milagres existem? Meu conselho, embasado em profundo conhecimento existencial: perdoa e pede perdão1 É a ÚNICA maneira de tornar este planeta mais leve! Desmanchar o peso da culpa humana. E, por favor, escuta a batida de meu coração que te pede isso, com humildade! Perdoa e pede perdão! Não é difícil, experimenta, vais entender o que digo, ao sentir em teu corpo físico, a leveza da libertação! Vamos entrar dezembro sem culpas. Ah! Podes também, para te ajudar, ler ou assistir Fernão Capelo Gaivota! EU VIVO ISSO! Sou livre! Vejo na morte física, o cumprimento de um estágio! NINGUEM MAIS QUE EU NÃO QUEIRA, SE ALIMENTA DE MINHAS SENSAÇÕES HUMANAS! Bom exercício de libertação. Basta perdoar e pedir perdão!    

domingo, 20 de novembro de 2016

Adeus BRASIL

                                    A tristeza que sinto, mexe com todas as fibras de meu Ser! Quando esta dor ficou consciente, olha, eu não queria admitir ou acreditar... Quando meus olhos se abriram para a certeza do que os Seres de Luz, que fazem parte desta caminhada,me  alertaram... Quando deixei de ver futuro para meus filhos e netos,nesta nação tão imensa...Quando os sonhos deixaram de ter eco...Quando o amor por este Rio Grande do Sul, ficou maior, desmedidamente maior que tudo...Poderia ser o início de uma fábula, que começaria assim:" As tribos coloridas viviam na Terra Prometida! O sol, a lua, as estrelas, tudo que fazia parte daquela grande ilha, era só riqueza e felicidade! As comunidades viviam em paz, e as crianças cresciam cercadas de amor"! Isso já foi vivido, em tempos passados, lá atrás, bem atrás. E hoje, estou de luto por este Brasil que nunca foi meu! O Brasil de meus antepassados. O Brasil que não vivi! Estou de luto, porque, as palavras que escuto desde menina (de meus Mestres Espirituais),estão se tornando reais. O que era um grande país, sem volta, se torna a passos largos, uma junção de Estados independentes. Mas por que fico triste? Por saber, perdoem os eruditos pensadores, que NÃO SERÁ BOM PARA O POVO "HOJE BRASILEIRO". Perdemos! Demos o poder para outros brasileiros que não conheciam a humildade. Tivemos como em cadeia, líderes que NÃO SOUBERAM ou NÃO QUISERAM comungar com as necessidades de toda uma nação! Submetidos ao poder de mando dos Estados proeminentes, DEIXARAM de lado a verdade simples de governarem uma nação de norte a sul e de leste a oeste. Escreva aí, em algum pedaço de papel...o Brasil já está sendo dividido! E que Deus nos ajude! E por favor, não me canse com teu escárnio, por achar ridículo o que escrevo hoje, aqui, agora! Não estou interessada em teu pensar! SEMPRE fui Águia Solitária. *Mesmo quando tudo pede um pouco mais de alma*... E, como tal, do alto vejo todas as tempestades que estão vindo! Para isso, voo mais alto que os outros pássaros. E, por isso, meus gritos incomodam tanto...que provas tenho do que grito? Quando só eu e talvez, outras Águias que não estão nem aí, veem o que vejo?Entendes? Faz parte de mim!Estou em gritos já roucos, avisando aos quatro ventos que o Brasil morreu! Agora, fica a paciência da espera...para que este teatro todo se cumpra. Na solidão que sou, sinto compaixão, por todos nós!

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Meu papel em tua vida

                                      Qual o meu papel em tua vida? Definir esta função, para mim é, primordial. Sabes por que? Para que eu não perca o foco, quando estiveres sofrendo, e eu não puder estender minha mão, para apaziguar teu sofrimento. Hoje, mais do que nunca, entendo que, a melhor maneira de cumprir meu papel para contigo, é TE PROVAR que Á REVELIA DE QUALQUER ACONTECIMENTO, eu consigo ser feliz!  O modo como vivo as dores existenciais, que chamo de "aprendizado", é o que tenho como tesouro.  A honestidade e a integridade em meu comportamento, é o que possuo, como bem maior! E, manter ética em tudo que faço, é a maior prova que posso te deixar, como frente de resistência a esta mediocridade de levar vantagem em tudo, principalmente aqui em meu hoje, triste Brasil!Então, meu papel em tua vida, é mostrar a cada novo dia, que é possivel ser feliz, mantendo a dignidade, o respeito e o carinho, sendo estranhamente, muito feliz, neste mundão de meu deus! Sou a prova viva! Por que não és também? Temos o mesmo corpo humano!  O que nos difere? A coragem de construir a cada dia a própria felicidade! Questionável...o que é felicidade para mim, não será para ti! Então te desafio...seja qual for teu conceito de felicidade, vai construi-la, como faço diariamente! Te dou um mês, para treinares, certo? Passados estes trinta dias, voltamos a conversar. Terei infinita paciência, para te escutar! Fica bem!

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Defina:qual teu papel em minha vida

                        O texto hoje é, direcionado e objetivo. E pessoal! Sabes que, como sempre, ao me expor, sirvo de exemplo para ti, que lês este blog! Perco a conta de quantas pessoas convivi e convivo, nas relações que intensamente deixo acontecer em cada período de minha vida! Milhares, centenas de milhares. Do esmoleiro das ruas, aos amores não vividos; das relações profissionais às relações familiares; das(os) aprendizes da fé aos crédulos...lembro de todos estes seres. Da infância em Guaporé e Marau, às amizades atuais. Muitas pessoas! E, cada uma, é um pedacinho da construção de quem sou hoje! O que quero exaltar, aqui, são os seres indefiníveis...aqueles que deixaram suas sombras, na frustração do incompleto. Explico melhor:seres que apesar do meu medo da troca, não definiram seus papéis, nesta troca. Este tipo ainda existe...como existe! Chamo ironicamente de brincalhões parvos! Seres que se alimentam da utopia, da expectativa, da ilusão. Acho graça, pois sou terrena pura. Meu elemento Terra, raramente deixa que eu arranque as raízes que marcam minha trilha, para que as asas que escondo tão bem, se abram e me levem para outras terras. Mas, o elemento Ar, meu regente, sussurra em meus ouvidos que estou pronta para voar. E este voo não significa o óbvio, nada em mim é óbvio! Apenas significa: quem não define seu papel, a partir de agora, em minha vida, não existe mais! Sai do contexto! Está fora! Tu nem sonha o que acontece, quando escrevo isso...sai de cima de meus ombros qualquer expectativa e, consigo voar para longe desta ilusória realidade que cria castelos de areia, pura ficção! Minha menina-mulher abana para os amores adolescentes frustrados. Também toda a luta profissional, até que eu assumisse viver financeiramente deste dom que possuo desde criança, some, sem deixar a mínima dor! A própria expectativa angustiada de saber notícias do que quer que seja, entrego esta expectativa para quem originou este planeta! Enfim...te liberto e nos liberto! Tu, que em algum momento, viveu comigo o aprendizado da vida, nos liberto! Queres ainda rever ou trocar alguma relação, para acertares definitivamente teu entendimento desta minha atitude? Por favor, que valha a pena! Pois estou livre de ti! Para que eu pare de novo e te enxergue, precisas definir meu papel, em tua vida!

Defina:qual teu papel em minha vida

                        O texto hoje é, direcionado e objetivo. E pessoal! Sabes que, como sempre, ao me expor, sirvo de exemplo para ti, que lês este blog! Perco a conta de quantas pessoas convivi e convivo, nas relações que intensamente deixo acontecer em cada período de minha vida! Milhares, centenas de milhares. Do esmoleiro das ruas, aos amores não vividos; das relações profissionais às relações familiares; das(os) aprendizes da fé aos crédulos...lembro de todos estes seres. Da infância em Guaporé e Marau, às amizades atuais. Muitas pessoas! E, cada uma, é um pedacinho da construção de quem sou hoje! O que quero exaltar, aqui, são os seres indefiníveis...aqueles que deixaram suas sombras, na frustração do incompleto. Explico melhor:seres que apesar do meu medo da troca, não definiram seus papéis, nesta troca. Este tipo ainda existe...como existe! Chamo ironicamente de brincalhões parvos! Seres que se alimentam da utopia, da expectativa, da ilusão. Acho graça, pois sou terrena pura. Meu elemento Terra, raramente deixa que eu arranque as raízes que marcam minha trilha, para que as asas que escondo tão bem, se abram e me levem para outras terras. Mas, o elemento Ar, meu regente, sussurra em meus ouvidos que estou pronta para voar. E este voo não significa o óbvio, nada em mim é óbvio! Apenas significa: quem não define seu papel, a partir de agora, em minha vida, não existe mais! Sai do contexto! Está fora! Tu nem sonha o que acontece, quando escrevo isso...sai de cima de meus ombros qualquer expectativa e, consigo voar para longe desta ilusória realidade que cria castelos de areia, pura ficção! Minha menina-mulher abana para os amores adolescentes frustrados. Também toda a luta profissional, até que eu assumisse viver financeiramente deste dom que possuo desde criança, some, sem deixar a mínima dor! A própria expectativa angustiada de saber notícias do que quer que seja, entrego esta expectativa para quem originou este planeta! Enfim...te liberto e nos liberto! Tu, que em algum momento, viveu comigo o aprendizado da vida, nos liberto! Queres ainda rever ou trocar alguma relação, para acertares definitivamente teu entendimento desta minha atitude? Por favor, que valha a pena! Pois estou livre de ti! Para que eu pare de novo e te enxergue, precisas Ddefinir meu papel, em tua vida!

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Qual a palavra que ainda não foi dita?

                            Pergunto à mim mesma, neste novembro de dois mil e dezesseis, anos. Qual a palavra que ainda não foi dita? Desde Platão, no meu entender o melhor pensador, até Einstein o gênio que adoro... são tantas as palavras existentes...em cada país, em cada tribo... em cada continente e em cada hemisfério! Em línguas diferentes, na paixão da prece...na ponta da caneta que escreve, ou no teclar de um computador. Pensativa, observadora, penso em todas as palavras que falam da dor, do amor, da solidão, da felicidade e todo o resto de situações que envolvem a vida humana. Como um exercício de retórica, falo palavras soltas, e a cada nova palavra, em minha mente se desenha um quadro específico. Existiria por ventura, alguma palavra que, ainda não foi dita? Vem ao meu socorro, as crianças que nascem a todo o momento...na observação do desenvolvimento de meus netos, especificamente na fala.  Constato o som diferenciado dos mais novinhos. Hoje, as crianças que começam a falar, trazem um som que tu tem que te esforçar para associar ao que elas querem dizer. Um exemplo... quando Lucas fala "brumá" ele está falando carro. Qualquer carro. E infinitos outros exemplos. Mateus, também com dois anos e pouco de idade, tem sua linguagem própria! Foi isso que chamou minha atenção. Eles tem novas palavras! Esta constatação me deixou um tanto perplexa, para a obviedade da evolução da linguagem humana, neste século XXI. Não é um estudo orgasmático de mostrar conhecimento, e repetir, e repetir, e repetir...tipo, qualquer palestra que tu assistes, com euditos que trazem conhecimentos para solucionar probemas atuais...  É uma geração que vem para transformar,  todo um existencial contexto de comunicação! APRENDIZ ETERNA! Madona mia! Isso que me faz ficar viva! Enquanto esta geração de crianças, for respeitada, e assim deve ser...poderemos viver sem castrar, como donos do saber, o que está por detrás destas palavras que ainda não foram ditas.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Água mole em pedra dura

                                   A persistência, sempre foi uma das armas mais imporantes, na existência humana. Não precisa ser vidente, para isso VER! Basta estudar a evolução humana. Alcançou seus objetivos, quem persistiu. Hoje, vejo o desencanto nas pessoas; a desesperança emoldurada em suas feições! Aqui e agora, meu recado é curto! Aliás, é mais um pedido, que um recado...NÃO DESISTE de teus sonhos! Não te entregas para o desencanto! Não fica parada(o)! Te junta comigo e com quem mais acredita na construção de um mundo melhor! Está difícil?Sim, mas se reparares, nunca foi fácil! É uma arte, ser feliz, neste planeta que tanto admiro! Portanto, hoje, ao iniciar o penúltimo mês de 2016, te peço: não desiste de ser feliz! Persiste, uma hora, isso vai acontecer! EU ACREDITO e faço por isso! Lembra, nem ontem, nem amanhã! Aqui e agora, costruir um mundo melhor, começando por acreditar em cada um de nós!

domingo, 23 de outubro de 2016

Sem medo de ser feliz

                                 Desde muito menina, vivo uma relação intensa, com o aprendizado "conhecer" o ser humano! Era sereno, era normal estar sempre acompanhada! A vida, era e continua sendo, um constante aprendizado. Tive a benção de por puro unstinto, optar pelos seres do bem. Construtores! Que traziam conforto! Os quue tinham carra fechada, ou olhar de fera, eu mandava embora. Nunca gostei de sentir dor Minha opção sempre foi sentir alegria, vivendo junto com pessoas e crescendo com elas. Então, o lado amargo da vida, durante décadas da vida de minha amada personagem Rejane, foi empurrado para lá! Hoje, estou vivendo, um aprendizado diferente. A Matriarca de minha família, nossa Mãe, está com Mal de Alzheimer, em estágio avançado. A sensação de "perder" alguém com vida, é estranhíssima. É minha mãe, mas esqueceu quem eu sou! E foi aos poucos...hoje, ela está distante é uma criança. Aprendizado doído, onde a matemática humana nunca foi tão lógica! O cérebro fecha suas portas, em áreas que são daquele ser! Minha opção de estudo existencial...o comportamento humano, estou a viver, agora com minha raíz! Vivi algo semelhannte há 35  anos atrás, quando foi confirmada a paralizia  cerebral em minha quarta filha! Lembro de estar no consultório do neurologista e ele falar para eu cuidar dos outros 3 filhos, porque aquela que  eu tinha em meus braços, não "vingaria" (cresceria). E hoje esta filha é um ser feliz, vivo e atuante! Com relação à lição Dona Dada, minha mãe, sinto esta sensação...fazer de tudo, para que ela seja feliz! Seja onde for, seja  com quem estiver, que o modo como ela sente a vida, neste estágio da doença, seja  sendo feliz e respeitada em seu caminho. Como me sinto como filha? Existem duas realidades: a  da menina  que ontem a noite chorou muito, sentindo saudades da mãe que aprendeu a amar. Existe a mulher, cercada por Seres de Luz, explicando com  lógica, cada situação que se apresenta! Então, neste domingo que metade do céu tem sol e a outra metade anuncia temporal,eu opto poor viver este aprendizado, com gratidão! Porque eu quero ser feliz!Porque aprender, é para toda a vida! E, certas matérias, não são programadas, como quem entra em determinada universidade. Porque a vida, neste planeta, é um laboratório surprendente, que não mede limites, para nos ensinar.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Eu só quero ser FELIZ

                     A depressão, o desânimo; o próprio desalento; são os sentimentos e as sensações em moda, na atualidade. Por outro lado, a histeria; o up causado por drogas (cabe aqui o álcool e todo o resto); o comer demais ou comer de menos, regem o comportamento humano. A anarquia, a violência,a corrupção, são os ingredientes que, compõem este caos. E aí, tem uma velha mulher que TEIMA em ser feliz! Adivinha quem? Ora, pensa um pouquinho...não precisa ir longe...estás falando em ela! Sim! Euzinha! Eu mesma! E não sinto culpa por ser feliz! Não me escondo por detrás de uma cara triste e compungida! Por todas as Deusas! Não sou hipócrita!  Gente! Eu enxergo; ando; possuo paladar; ouço o mínimo som; minha pele sente o toque da brisa mais suave e, possuo um faro de cão de caça! Qualquer pão me alimenta! Tenho o espetáculo diário da Mãe Natureza ao meu dispor! Tenho 5 pares de sapatos! Só compro roupa em liquidação ou em ofertas promocionais! Sei me satisfazer sexualmente! Amo de paixão a solidão em mim! O mundo está em guerra? Sim, e daí? Neste momento em que falo de minha felicidade, as maiores atrocidades estão acontecendo, Sim, e daí? Por que preciso carregar sobre meus velhos ombros a responsabilidade alheia??? NÃO CARREGO! ME NEGO! Sabes por que ME SINTO FELIZ SEM CULPAS???? Porque faço minha parte! Isso que quero colocar neste blog que, com persistência mantenho vivo. E sabes por que eu o mantenho??? Porque faço minha parte! À revelia da angústia de ser lido ou não? Óbvio! EU FAÇO A MINHA PARTE! Então, pessoas queridas deste mundão... deixo aqui mais um testemunho do jeito Rejane de ser feliz!  Eu sou feliz, quando me permito ser,e te confesso que, quanto mais velha vou ficando, mais leve e em paz vou me sentindo, portanto feliz. Se é uma receita??? Ora bolas, já passei da idade de passar receitas de felicidade. Minha digital é única! Encontrei meu jeito de ser feliz, aos 62 anos!!!! Tu queres ser feliz? Sim, e daí??? Vai à luta, não desiste! Desapega e feliz aprendizado! Boa noite!

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Instrumento de aprendizado

              Chega um momento em nossas vidas que, parece termos atingido o  limite de tudo, o nosso próprio limite. Este texto, hoje, é para quem está vivendo um momento asim. Cada um de nós, tem a sua história e a escreve do seu modo. O aprendizado sutil, de como viver neste planeta, é cantado em verso e prosa, há milênios. Na fábula da Formiga e da Cigarra, podemos enxergar claramente isso. Nas quatro Estações, também a mesma constatação! Sabe a gangorra? Ou em cima ou embaixo? No jogo, para estar  no mesmo nível, tem que haver cumplicidade, ou seja , vontade de ambos. Assim é a vida! Um tempo de plantio e um tempo de colheita. Daí, vem aquele tempo, que parece não ter lógica....quando sofremos desmesuradamente. Doença? Dificuldade financeira? Perda de um ente querido? Ou, o que vivemos hoje? Dor coletiva, NÃO conheço nada pior! Pois se é minha dor, busco o entendimento e navego tranquila, enquanto ela precisar existir, para eu aprender, o que ela quer me ensinar. E quando a dor é vivenciada por um grupo, uma família, uma cidade, uma nação? Até  quando é possível suportar, "carregar" o tempo deste aprendizado coletivo? Até quando, as ondas doídas, que passam por nós, precisamos conviver? Até quando, aquela angústia exagerada, vem passa por meu corpo físico e deixa suas mazelas? Sabe o que é divino, na maturidade adquirida pela vivência humana? Que, se descobre NÃO SER obrigação, conviver com a dor coletiva!  Para isso acontecer, são necessários três movimentos: *FAZER o que te cabe, nas relações coletivas; leia aqui,o que está ao TEU alcance!  *RESPEITAR o aprendizado alheio: aceitar o modo que cada um tem para aprender!  *SER PAZ! Leia aqui, entender que somos pequenos organismos no meio da imensidão e, que isso já é um tremendo desafio!  Era isso que eu queria falar contigo, hoje! Sabe o  que eu tenho comigo? Que ESTOU EXAUSTA DE CARREGAR DORES COLETIVAS. Calma, não é um protesto, nem estou desistindo de meus semelhantes, não! É um basta que estou dando à dor! ESTOU ME DANDO TRÉGUA! Sim é possível! Até o mais forte guerreiro, precisa descansar o corpo, repor as energias gastas em cada batalha! Como posso fazer isso, sem culpa? Ah! Bendita (ou não) criação!  Dizendo à vida..."Pára o trem, eu vou descer". E vou tomar um banho de rio; fazer amor na relva molhada;  andar a cavalo; acender um fogo sob o olhar atento da irmã Lua, comer uma lima arrancada direto da limeira! E, quando eu estiver renovada, volto para a estação e escolho qual trem vou entrar!

terça-feira, 27 de setembro de 2016

CARINHO

                                         Desde menina, ficava enternecida, ao ver demonstrações de carinho. Uma mãe amamentando seu filho; uma professora repetindo pacientemente a matéria em sala de aula; um jovem dar lugar para um idoso na fila do supermercado. Eu parava o que estava fazendo, fosse o que fosse e, ficava olhando, encantada. O tempo passou! Ao longo da construção de minha vida, sempre achei engraçado, quando as pessoas me olhavam com cara de estranheza, por eu sorrir e ajudar, sempre que a situação se apresentava para mim. Não penses por favor, que eu seja uma virtude só! Bem ao contrário, a paciência, precisou a Gisela nascer, para me ensinar (minha quarta filha cadeirante e surda)! Mas o que eu vivo, expando, quero deixar como referência de Rejane, o CARINHO. Eu não conheço ferramenta mais eficiente, para apaziguar, unir, curar. Não tenho a menor dúvida que é o remédio deste século, carinho. Testa o que estou dizendo: vai para a frente do espelho e fala para ti mesma(o): carinho. Repete pausadamente 3 vezes, tu vais ver um sorriso aparecer nem que seja nos cantos da boca! Sim, a dureza atual, a autodefesa endurece nossos sentimentos. Mas, faz isso 3 dias seguidos. Sempre que vires teu reflexo, fala baixinho ... carinho! Não tem quem não se curve a esta palavra mágica, tão linda! O olhar para o próximo, no ambiente profissional, em teu lar, escreve esta palavra ... carinho! Vais te surpreender! É isso que quero deixar a cada segundo, aos que encontro, nos caminhos desta vida! Uma herança bendita! CHEGA! Basta de enaltecer coisas ruins o tempo todo. Quero falar de carinho! Quero deixar para meus filhos a herança vivida, de uma mãe - carinho! Não importa quanto tempo eu viva! Carinho a cada momento! Estás precisando de uma fórmula de vida feliz? Estou te presenteando! Carinho, exercita o carinho! Logo logo, estaremos formando uma linda teia, amorosamente construída com carinho! Elevar o comportamento humano; elevar a energia deste planeta, com CARINHO! Tenho curiosidade para ver a tua expressão neste momento, pois estou imantando este escrito com todo o carinho que mereces, de mim para ti! Estou feliz, recebe aí!!!!!!

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Ecos de uma vida

                                             Hoje, início de Primavera, me dei ao trabalho de fazer uma espécie de "rescaldo" em minha vida! Confesso que costumo fazer isso. Não muito seguido. Tenho 62 anos e já fiz umas 20 vezes. Gosto de passar a limpo, minha vida! Mas, voltando, me deparo com uma constatação burlesca! Não estou fazendo nada de novo! Antes de mim, meus ancestrais fizeram a mesma coisa! Eles se depararam com diferenças sociais, com mudanças de comportamentos e valores! Seja lá, em que época foi, os mesmos desafios que vivo atualmente, eles viveram! Lutar para sobreviver? Sem novidade! Manter a sanidade? Sem novidades! Amparar a família? UAU! Buscar um lugar ao sol? Piada!  Viver o amor, a esperança, manter a ilusão? Busco, pois sou aprendiz, conhecer o máximo que posso, da evolução comportamental humana, neste planeta! E? Nada novo! O que está diferente? O volumoso número de seres humanos. Fora isso? Nada mais! As mesmas paixões, a mesma corrupção, a mesma atitude ignóbil e, os mesmos sonhadores, que sempre acreditam em um mundo melhor! Sim, me coloco neste grupo! ACREDITO num mundo melhor! E em meus ouvidos, escuto ecos do passado! Justiça! Educação! Segurança! Evolução! Desde os primórdios, ainda quando o homem nem conhecia a escrita, a justiça se fazia presente, para o bem de todos! E, nestes ecos do passado, eu viajo anos luz, a frente!  E o que encontro? A mesma realidade! Luta por sobrevivência! Luta por ideais! Luta por direitos! Então, respiro fundo, olho com infinita paciência e amorosidade para meus semelhantes e???Bora lá, deixar pegadas que provem que, vale a pena ! Acreditar! Sonhar! Amar, sempre!              

terça-feira, 13 de setembro de 2016

BASTA

                         Acordando de um pesadelo, despertam os brasileiros. Trabalho, trabalho, sem preguiça. Não nos escondamos mais no delegar nossas responsabilidades. O voto que damos para alguém, não é para delegar responsabilidade. Ao votar, estamos sendo cúmplices de tudo que quem recebeu nosso voto fizer. Aprendemos isso a duras penas. Há 20 anos atrás, ao visitar o Velho Mundo, as brasileiras eram vistas como putas, viva o carnaval! Ontem os brasileiros eram vistos como piada, por deixarem tanta corrupção acontecer! Hoje, acordamos com a sensação real...deposto o câncer da corrupção, o que abriu as comportas para a justiça agir com TODOS os outros. O que fica disso tudo? Um baita aprendizado! Chamado TRABALHO. Aqui, a vida aqui neste planeta chama-se trabalho. Quando estiveres te permitindo o descanso, que seja APÓS tua cota de trabalho ter sido cumprida. Estamos vivendo o período mais doído da democracia. A ilusão acabou, para quem ainda a possuía, que eram os idealistas. Gente! Não dá para ter idealismo, quando a realidade é tão diferente para as pessoas que vivem em um mesmo país! Dá sim, deve-se sim, arregaçar as mangas e ir trabalhar para teu vizinho, teus conterrâneos, teus acompanhantes desta viagem chamada VIDA! Canso de falar aqui, enquanto lês este escrito, tanta coisa está acontecendo. Então FOCO. Um novo Brasil pode iniciar hoje, agora, aqui! Por mim, por ti, por nós! Para que isso aconteça, vamos...vem comigo...abraça a responsabilidade que te cabe, como o faço desde menina. Sem descanso...estou velha, estou exaurida, MAS não estou morta! Ainda tenho em mim, o vigor da jovem brasileira que, na pequena cidade de Marau, interior do RS, sonhava e lutava por um mundo melhor. Basta de delegar poder aos outros! Sejas responsável como eu sou! Faz tua parte! Sacode o egoísmo de pensar em ti e nos teus. Somos todos um só objetivo, sermos felizes nesta aventura chamada Brasil!

sábado, 10 de setembro de 2016

A Mulher Dilma

                 Entrando para a história do Brasil, como a primeira Mulher a ser eleita pelo povo, durante quase 6 anos, Ela esteve à frente do comando deste país. Contam os registros, ter sido uma guerrilheira, presa nos tempos da ditadura; torturada de formas que eu me arrepio de asco, só em pensar no assunto! Assim foi forjada,  sua personalidade,quando nesta mesma época, eu estava casando e começando uma família batalhadora, unida e sobrevivente. Foram tempos difíceis, para todos os brasileiros. Oposto total de mim, o olhar duro e técnico de Dilma, sempre contrastou com o meu, que, à revelia da luta pela vida, manteve a doçura e a ilusão de um país melhor. Uma geração de mulheres forjadas a ferro e fogo, assim denomino esta geração da qual fazemos parte! E o tempo foi passando! Concursada na Prefeitura de Porto Alegre, saí, por sentir e enxergar explicitamente um sistema corrupto na administração pública. Abri mão de um salário seguro e assumi de vez a profissão de cartomante! Enquanto isso, acompanhava SEMPRE os passos desta profissional Dilma, por enxergar nela a dubiedade da sombra e da luz! Sua vida familiar não me chamava a atenção. Sua carreira na Prefeitura de Porto Alegre e, posteriormente no governo Estadual, como técnica. Sua mudança de partido, sua ascensão dentro do partido que a levou à presidência da nação brasileira, eram observadas atentamente por mim! Votei nela, na primeira vez que se candidatou. Tinha esperança, por ver seu olhar duro, que "limparia" a sujeira, que conviveu desde o início de sua caminhada, neste país de valores tão deturpados. No dia de sua segunda posse, ao ver seu olhar emocionado, ao abraçar o líder de seu partido, um pânico tomou conta de mim! Tive que ter um autocontrole absoluto, para não ser fulminada, por aquela constatação, vista pelas imagens da televisão da sala de meu lar! O sistema tinha vencido. Ela fora engolida! Seu preço havia sido alcançado! Ela havia sido "comprada", não pelo dinheiro, não pelo poder...mas pela ilusão de ser amada, ou ser importante, para aquele líder! Confesso que chorei, muito, levei alguns dias para voltar a ser a Rejane de sempre. Fiquei de luto! Saber que a Matriarca que merecera o sonho de milhões de pessoas, iria matar este sonho, com suas próprias mãos! Sabia, com certeza, que não haveria volta! E, mais uma vez, na história da humanidade, a ilusão venceu! Nas mãos desta mulher, esteve a oportunidade de construir um novo mundo! Eu sempre enxerguei isso. Não foram dez ou 20 vezes que orei para que mantivesse aquele olhar determinado, e não se deixasse usar, foram centenas, milhares de orações. Sinto minha alma em paz! Minha missão está cumprida. Vejo aos poucos, o olhar de minha ex presidenta, amadurecido. Nem tão duro, nem tão iludido! Mas, não se apagam seus atos, mesmo que com uma atitude sua hoje, salve o planeta! Ela entra para a história, como a mulher que foi maquiavelicamente usada! E assim, mais um capítulo da história do Brasil foi escrita!

terça-feira, 6 de setembro de 2016

É tua vida

                  A vida, é uma só! Apesar de sermos milhões e milhões de pessoas, neste planeta, cada um destes milhões de seres, possui uma vida só. O que fazemos com esta dádiva? Ou missão? Ou existência? Não é ensinado nas escolas, apesar de estarmos vivendo o século XXI, o quão importante é a vida! Aprendemos a adquirir conhecimentos gerais, e, a seguir regras. Regras que variam, conforme quem está no poder, no mando, no gerenciamento de cada comunidade. Resta tão pouco, de nossa parte, justamente por não nos ter sido ensinado, quanto vale uma vida, quanto vale a nossa vida. Nesta margem pequena, de auto suficiência, te pergunto: o que tens feito com tua vida? Aliás, te pergunto, sabes o valor de tua vida? Tens noção que o minuto que passou, não volta? Que recém nascido, ou com 10 anos, ou com 60 anos, cada minuto vivido, é minuto passado. Então, te pergunto novamente, o que tens feito de tua vida? Qual a qualidade dela? Já está mais do que entendido que, quando a vida termina, NADA levamos conosco. Nem pais, nem filhos; nem família nem tesouros adquiridos. O que isso quer dizer? Nossa alma, acreditando que ela continue a caminhada, ou inicie novo ciclo, não leva UM bem material que seja. Ela segue, forjada com nossas escolhas, nosso caráter e, o registro de ações realizadas. Entendido está, que nada material, segue conosco após nossa morte? Entendido que a evolução não é mais física, como a concebemos, quando com vida, após a morte? É TUA VIDA! É A MINHA VIDA! Desde menina, tive essa consciência, que aprendi no enterro de meu bisavô Bordin, na pequena cidade de Vila Maria, aqui no Rio Grande do Sul. Conforme crescia, cada vez mais entendia que as ações que eu cometia no dia anterior, davam a qualidade do dia seguinte. Se brigava com uma amiga, ou mana, o outro dia era péssimo. Assim cresci, constatando sempre, a cada dia, o valor do tesouro que eu possuía! Mais! Não era cega, ou surda, ou cadeirante, ou deficiente mental. Saboreava as bergamotas ao sol, como quem está sorvendo um néctar. Sentia em minha pele, o calor ao toque do sol!Hoje, sinto esta responsabilidade, cada vez mais acentuada, em mim. É tua vida! É minha vida! O que tens feito com a tua? Te liberta das mágoas do passado...perdoa, pede perdão!  Faz tua trilha, nascendo de novo a cada dia! Ajuda quem podes ajudar. Não nega um sorriso de compaixão ou uma palavra de ânimo para quem precise. Sai de teu comodismo e, faz um trabalho assistencial em uma ONG! Fala "te amo" para teus familiares, enquanto eles estão vivos! Lembra: É TUA VIDA que está passando! Quando começastes a ler este texto, podes reinicia-lo, mas, será diferente. NADA É IGUAL, ao que já passou. Lembra, insisto: é tua vida! Nunca é tarde demais, para vivermos e realizarmos em nossa vida! Podes iniciar agora. Hei! O agora já passou! Deu para entender? Fica bem!

É tua vida

                  A vida, é uma só! Apesar de sermos milhões e milhões de pessoas, neste planeta, cada um destes milhões de seres, possui uma vida só. O que fazemos com esta dádiva? Ou missão? Ou existência? Não é ensinado nas escolas, apesar de estarmos vivendo o século XXI, o quão importante é a vida! Aprendemos a adquirir conhecimentos gerais, e, a seguir regras. Regras que variam, conforme quem está no poder, no mando, no gerenciamento de cada comunidade. Resta tão pouco, de nossa parte, justamente por não nos ter sido ensinado, quanto vale uma vida, quanto vale a nossa vida. Nesta margem pequena, de auto suficiência, te pergunto: o que tens feito com tua vida? Aliás, te pergunto, sabes o valor de tua vida? Tens noção que o minuto que passou, não volta? Que recém nascido, ou com 10 anos, ou com 60 anos, cada minuto vivido, é minuto passado. Então, te pergunto novamente, o que tens feito de tua vida? Qual a qualidade dela? Já está mais do que entendido que, quando a vida termina, NADA levamos conosco. Nem pais, nem filhos; nem família nem tesouros adquiridos. O que isso quer dizer? Nossa alma, acreditando que ela continue a caminhada, ou inicie novo ciclo, não leva UM bem material que seja. Ela segue, forjada com nossas escolhas, nosso caráter e, o registro de ações realizadas. Entendido está, que nada material, segue conosco após nossa morte? Entendido que a evolução não é mais física, como a concebemos, quando com vida, após a morte? É TUA VIDA! É A MINHA VIDA! Desde menina, tive essa consciência, que aprendi no enterro de meu bisavô Bordin, na pequena cidade de Vila Maria, aqui no Rio Grande do Sul. Conforme crescia, cada vez mais entendia que as ações que eu cometia no dia anterior, davam a qualidade do dia seguinte. Se brigava com uma amiga, ou mana, o outro dia era péssimo. Assim cresci, constatando sempre, a cada dia, o valor do tesouro que eu possuía! Mais! Não era cega, ou surda, ou cadeirante, ou deficiente mental. Saboreava as bergamotas ao sol, como quem está sorvendo um néctar. Sentia em minha pele, o calor ao toque do sol!Hoje, sinto esta responsabilidade, cada vez mais acentuada, em mim. É tua vida! É minha vida! O que tens feito com a tua? Te liberta das mágoas do passado...perdoa, pede perdão!  Faz tua trilha, nascendo de novo a cada dia! Ajuda quem podes ajudar. Não nega um sorriso de compaixão ou uma palavra de ânimo para quem precise. Sai de teu comodismo e, faz um trabalho assistencial em uma ONG! Fala "te amo" para teus familiares, enquanto eles estão vivos! Lembra: É TUA VIDA que está passando! Quando começastes a ler este texto, podes reinicia-lo, mas, será diferente. NADA É IGUAL, ao que já passou. Lembra, insisto: é tua vida! Nunca é tarde demais, para vivermos e realizarmos em nossa vida! Podes iniciar agora. Hei! O agora já passou! Deu para entender? Fica bem!

sábado, 3 de setembro de 2016

Digam o que quiserem

              Tantos questionamentos... Tantas diferenças... lá vai o tempo em que uma centena de pessoas, fazia a diferença! Hoje, com a comunicação tão desenvolvida, são necessárias centenas, milhares e, talvez milhões de pessoas para fazer a diferença! Basta um comentário...E milhares de toques em um comentário, para direcionar a opinião pública! Decididamente, não faço parte DESTE mundo! Óbvio que evoluo, ao menos me esforço, para acompanhar tanta loucura! Sim. Chamo loucura a evolução que vivo hoje, nas relações humanas! Ainda faço parte de olhar no olho, um humano do outro. Vá bene! Sou velha, idosa, como gostam de qualificar pessoas com mais de 60 anos! Meu olhar se volta para meus netos...tão livres e tão presos às ordens da evolução. Diferentes de minha geração jovem? Nem tanto! Também sonhávamos com um mundo melhor. Caetano e Gil que o digam. Os Novos Baianos, cantavam em rima e prosa, sua liberdade! E??? Tudo como dantes, na terra dos Abrantes! Ô Rejane, querida,nem tanto! Hoje o som e a rima não tem combinação. Vale tudo! Faz parte da evolução! A linda Torre de Babel! Cada um tem sua linguagem e ninguém se entende. O que importa realmente? Depende da seita: segue teu coração; acredita no Avatar; perdoa teus inimigos; dá a outra face! Meus ancestrais viveram isso. E deu no que deu! O que a minha existência somou na evolução do ser humano?? Não tenho o que dizer, em termos de grupo. Sou o que sou. Produto do "EU SOU"! Se formos falar em como estou hoje...posso te dizer que, digam o que quiserem, eu estou feliz! Em paz! Como consigo ? Sendo aprendiz! Não dito regras de comportamento! Não ensino ninguém a ser feliz! Não carrego em meus ombros a dor alheia! Não conseguiria! Minha existência já exige meu máximo. Então, digam o que quiserem: já tenho problemas suficientes para administrar! Digam o que quiserem: sou a favor da pena de morte! Digam o que quiserem: eu sei de mim e olhe lá! Estou aprendendo a viver neste planeta! Quando minha mãe pensava ter nascido debaixo de um pé de alface, na horta de minha avó! Quando sou mãe de uma filhota que muito jovem (para mim) ligou dizendo que não era mais virgem! Quando me esforço para acompanhar netos de 16, 18,20 anos; de 2 anos e de 5 meses! Digam o que quiserem...acredito na vida depois da morte; na integridade humana e na frase: Paz para os homens de boa vontade! E, digam o que quiserem EU ACREDITO EM UM MUNDO MELHOR!

domingo, 28 de agosto de 2016

E foram felizes para sempre

             Conheci o pai de meus filhos, em dezembro de 1968. Eu tinha 13 anos, ele 17 anos. Namoramos, noivamos e casamos. Tivemos 4 filhos muito amados. Dois homens e duas mulheres. O tempo passou. Sempre lutando muito, pela qualidade de vida, como a maioria dos casais de nossa época. Ao fim da cada ano que terminava, na hora da entrada de um novo ano, nos olhávamos e retomávamos a cumplicidade...mais um ano juntos? E sempre com o acordo de que, se um dia, algum de nós dois, abandonasse aquela cumplicidade, a separação seria de comum acordo. O que dizer de nossas vidas juntos? Posso falar por mim: faria tudo novamente! Principalmente nossos 4 filhos! O aprendizado nesta união, sempre foi visceral. Intenso! Sem meios termos! O que foi mais difícil? Talvez, quando eu soube dos problemas de nossa quarta filha, que é cadeirante e surda. Talvez, por entender que a luta seria sobre humana, para ela ser feliz, como realmente o foi e, conseguimos! Assim, viemos ao longo de 48 anos! Quando com 38 anos de casados, renovamos nossos votos de casamento,na igreja de Santo Antonio! Abençoados pelo mesmo padre ( na época frei) que nos casou, na linda igreja de Marau! Hoje, dentro deste acordo de mútuo respeito, em comum acordo, desmanchamos os laços deste matrimônio.  Como nos sentimos? Posso falar de mim...quero continuar respeitando o pai de meus filhos. E, necessito tanto de solidão! Sou tão esfomeada do silêncio...do comer em silêncio; do dormir em uma cama sem sobressaltos, além da chamada de nossa filha, para atendimento durante a noite; do fazer com meu tempo (ou que ainda me resta), nada, se assim o desejar! Com uma paz tão estranha, quase desconhecida, (preciso de muito pouco para viver) deixo aqui registrado, mais este lindo momento de minha vida! Missão cumprida! E, experimentar uma vida livre de compromisso com um cotidiano que não nos completa mais, está sendo uma experiência intrigante! Falo por mim! Sensação nova, estranha! Tenho 62 anos, agora só falta comprar uma mochila! Bem grande, pois precisa caber minhas poucas coisas, mais o mundo de minha filha!!!Boa semana, para todos nós, eternos aprendizes!

E foram felizes para sempre

             Conheci o pai de meus filhos, em dezembro de 1968. Eu tinha 13 anos, ele 17 anos. Namoramos, noivamos e casamos. Tivemos 4 filhos muito amados. Dois homens e duas mulheres. O tempo passou. Sempre lutando muito, pela qualidade de vida, como a maioria dos casais de nossa época. Ao fim da cada ano que terminava, na hora da entrada de um novo ano, nos olhávamos e retomávamos a cumplicidade...mais um ano juntos? E sempre com o acordo de que, se um dia, algum de nós dois, abandonasse aquela cumplicidade, a separação seria de comum acordo. O que dizer de nossas vidas juntos? Posso falar por mim: faria tudo novamente! Principalmente nossos 4 filhos! O aprendizado nesta união, sempre foi visceral. Intenso! Sem meios termos! O que foi mais difícil? Talvez, quando eu soube dos problemas de nossa quarta filha, que é cadeirante e surda. Talvez, por entender que a luta seria sobre humana, para ela ser feliz, como realmente o foi e, conseguimos! Assim, viemos ao longo de 48 anos! Com 38 anos de casados, renovamos nossos votos, abençoados pelo mesmo padre ( na época frei) que nos casou, na linda igreja de Marau! Hoje, dentro deste acordo de mútuo respeito, em comum acordo, desmanchamos os laços deste matrimônio.  Como nos sentimos? Posso falar de mim...quero continuar respeitando o pai de meus filhos. E, necessito tanto de solidão! Sou tão esfomeada do silêncio...do comer em silêncio; do dormir em uma cama sem sobressaltos, além da chamada de nossa filha, para atendimento durante a noite; do fazer com meu tempo (ou que ainda me resta), nada, se assim o desejar! Com uma paz tão estranha, quase desconhecida, (preciso de muito pouco para viver) deixo aqui registrado, mais este lindo momento de minha vida! Missão cumprida! E, experimentar uma vida livre de compromisso com um cotidiano que não nos completa mais, está sendo uma experiência intrigante! Falo por mim! Sensação nova, estranha! Tenho 62 anos, agora só falta comprar uma mochila! Bem grande, pois precisa caber minhas poucas coisas, mais o mundo de minha filha!!!Boa semana, para todos nós, eternos aprendizes!

domingo, 21 de agosto de 2016

O Sábio

                                          Em uma cidade pequena, morava um grande homem. Vinha gente dos quatro cantos do país,em busca de seus conselhos. A casa de madeira, acomodava na grande sala com comodidade, todas as pessoas, que todos os dias, chegavam até ele, ansiosas buscando a solução de seus problemas. Não foi diferente o caso da mulher, bem vestida, que esperava ser chamada para conversar com o Sábio. O único sinal de impaciência, era quando ela disfarçadamente olhava para o seu delicado relógio de pulso. Já estava lá faziam duas horas e dezoito minutos, quando seu ouviu seu nome, dito por uma mulher, que estava no ordenamento das consultas. Ela levantou com elegância, da cadeira onde estava sentada, e se dirigiu para a outra sala onde estava sendo esperada, deixando um rastro de perfume adocicado, por onde passava. Ao entrar, reparou que a sala era pequena, com uma grande janela, aberta, mostrando um bosque muito lindo, que trazia uma calma imediata, ao ser visto. Haviam duas cadeiras iguais. Seguindo a orientação da mesma senhora que a chamara, sentou em uma delas e, em seguida o Sábio entrou. Era um homem de estatura mediana, com um olhar forte. Ele a saudou, com as mãos unidas e curvando o corpo. Sentou-se, defronte a ela, fez uma oração, numa língua que ela não entendia. Após a oração, ele pediu que ela contasse para Ele, porque estar ali. E durante dez minutos, escutou atentamente a grande aflição: a traição. Todos a traiam. Ela ajudava a todos que precisassem dela, mas, todos que ajudara até então, sem exceção, a tinham traído. No relato, ela dizia que fulano, beltrano ciclano, não gostavam dela. Queriam roubar seu lugar. Que ela era puro amor, para com todos, que não sabia por que, isso acontecia com ela.    O Sábio a escutou, pacientemente, sem a interromper. Mesmo quando lágrimas sofridas acompanharam o relato daquela mulher, Conforme os minutos foram passando, ela voltava a repetir o que já havia contado, com o mesmo sentimento de traição presente, em suas palavras. O Sábio tocou um pequenino sino, que estava sobre uma minúscula mesa, ao lado da cadeira onde ele estava sentado. Logo, a senhora auxiliar, entrou com um copo de água, para a consulente beber. Assim como entrou,  saiu. Sem o mínimo ruído. Se o copo não estivesse ali, nem parecia que alguém entrara na saleta. Ele pediu que a água fosse sorvida em pequenos goles. Mesmo enquanto bebia, a mulher continuava a contar e a repetir, como era traída por todos. Quando ela terminou de beber a água, ele perguntou se ela teria mais alguma coisa para contar, e ela com a cabeça, fez sinal que não. A voz do Sábio era segura, decidida e serena. Assim ele falou: "-Mulher, tu te dás conta, que todos em teu pensamento, estão sempre querendo teu mal? Tu já contastes, quantas pessoas neste tempo que ficastes falando, se tornaram "traíras", para ti? Tu tens alguma relação, que ao longo da vida, se mantém ao teu lado? Ou tu conseguistes afastar todas, que se achegaram a ti? Por que não te permitistes enxergar que PODES ESTAR ERRADA? Ou, ainda, pensas que todos estão errados, e tu, estás certa? E, por que afastas assim as pessoas, de teu convívio?  E por que precisas as afastar, após ter vivido uma relação de convívio intenso? Por que as acusa de traição? "   A mulher surpresa, ouviu o que o Sábio falara, e foi se deixando tomar por uma ira. Não era isso que ela tinha vindo buscar, nem que pagara uma valor exorbitante, para ouvir perguntas, ao invés de receber respostas. Levantou-se da cadeira, indignada, nem conseguia chorar, de tão braba! Foi quando o Sábio a abraçou com ternura, dizendo baixinho no ouvido dela..."- Porque fostes traída no passado distante, isso não te dá o direito de ferir as pessoas com tua desconfiança. Volta para tua vida, mas busca uma ajuda psicológica. Um erro do passado, não pode ser transformado em amargura. E assim estás hoje, amarga. Vês traição em tudo que te rodeia. Te liberta deste sofrimento. Te desejo toda a paz do mundo, e que adquiras a capacidade de te perdoar!Vai em paz!"

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Um dia, em algum lugar!

                     "Tanto, o tempo que passou". O pensamento dela, voa para o passado. Tantos sonhos, muitos medos. Tantas expectativas  e, a vida gerenciando, no comando absoluto. Enquanto ela molha as ervas, ao serem tocadas pela água, exalam seus perfumes! Alfazema, poejo, cidró, a arruda. Envolvida por raios de sol, que tocam seu corpo e o cheiro aromático da manhã que desperta, ela lembra de sua adolescência. Tanto tempo atrás! Parece que está a lembrar a vida de uma conhecida amiga! Os pássaros, voam em bando, e o som de seus pios, agudos, parecem uma sinfonia dos deuses. Como não sentir saudades? 

Enquanto isso, em outra dimensão: 


A vista é maravilhosa! Da sacada do chalé de madeira, na encosta do morro, ela vê o sol nascer! O ar frio da manhã, faz com que aconchegue junto ao pescoço,a manta de lã de carneiro cor da terra, que envolve todo seu corpo. O cheiro do café sendo preparado lá na cozinha, chega até a mulher, que o aspira com prazer!!!! Ela já não é mais criança! Tantas histórias para contar, tanta experiência para trocar!  Se pensamento voa para o passado. A paz que sente, a emociona. Lágrimas de gratidão, brotam em uma explosão de alegria! Sim, ela pode estar vivendo, o que estivera acalentado, guardado no fundo de seu coração! Construíra uma bela história! Deixara sementes físicas (filhos e netos); deixara sementes intelectuais(ensinara muitos seres a pensar); deixara sementes construtoras(plantara em seres humanos o autoconhecimento); enfim, sem culpa em ser e estar feliz. Acomoda melhor os óculos redondos em seu rosto, enquanto encantada observa cada detalhe da maravilhosa visão, à sua frente! Cada dia, um novo espetáculo! A serra gaúcha é deslumbrante! O toque da mão dele, em seu ombro, a faz voltar o olhar, para este toque carinhoso. A mão dele demonstra o passar dos anos, que nem ela. Um pouco mais velho! Isso não importa! Quando ela busca o olhar dele, sente que, finalmente, encontrou a paz!  
















  

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

O que não disse à meu pai

                          Herzelino David Bordin, meu pai! Um homem íntegro, de quem herdei ética e responsabilidade, em tudo que faço. Saí de casa cedo, com 17 anos, quando casei e fui morar em Poto Alegre. Meu pai faleceu 4 anos após, eu estar casada. Homem tímido, não dado a demonstrações de carinho, não sei qual seria sua reação, se eu dissesse :te amo pai! Por isso nunca disse estas palavras. Meu jeito de dizer o quanto o amava, era em minhas atitudes. Quando ele chegava em casa, seu chinelo estava sempre à sua espera, na porta de entrada, de nossa casa! Fazia uma pizza de fatias de pão, com fatias de tomate, queijo, orégano, tudo coberto com ovos batidos em neve. Ele adorava! Acompanhava seu aperitivo tradicional, com uísque Cavalo Branco, Meu confidente. Contava tudo à ele, em nossas conversas ,quando saíamos do curso noturno de contabilidade, onde ele era meu professor, e íamos no bar na cidade de Marau, onde morávamos, bar da Aldemira! Ele tomava sua cerveja e eu, coca cola! Comíamos um sanduíche ou pastel de palmito. E quando dancei com ele a valsa dos quinze anos, eu era puro orgulho! Pai querido, quando quero dizer te amo, escuto as batidas de meu coração, impulsionado pelo mesmo sangue teu. E teu dna está vivo em meus filhos e netos, tua família! Hoje, comemoro o dia dos pais, homenageando Adel, pai de meus filhos, e Felipe e Vinicius nossos filhos que são pais! E, no aconchego de meu amor por meu pai, repito que está tudo certo! Feliz dia dos Pais, para todos os Papais deste mundão de meu Deus!

O que não disse à meu pai

              Te amo, pai! Nunca falei isso, para meu melhor amigo, confidente, amigo, sábio! Tímido, de poucas palavras, onde um abraço rápido acontecia em só em despedidas. Mas não fez falta! Seu olhar, inteligente, parecia saber de tudo que acontecia comigo. E,tudo que acontecia comigo, eu contava para ele. Sem receio, pois era natural, sabe? Ele não tinha críticas, escutava, atento, tomava suas decisões, mesmo que fossem à revelia de sua vontade. Quando eu estava sentada no banco de espera, no tabelionato, onde ele foi dar sua permissão para eu casar, eu só tinha 17 anos...seu olhar era de quem fazia o que ele acreditava, ser o melhor para mim! Eu estava casada há quatro anos, quando ele morreu. Com 48 anos de vida! Não tivemos tempo, para que eu pudesse dizer: Pai, te amo muito! Mas, sinto que ele sempre soube! E a cada ano, a cada mês, ou semana, ou dia, O sinto, em meu sangue! Temos o mesmo dna! Sou sua filha para sempre! Herzelino David Bordin, meu pai! Agradeço estares em meus filhos, em meus netos. E quando preciso dizer o quanto te amo, escuto meu coração, que bate forte em meu peito, bombado pelo mesmo sangue que temos! Gratidão pai! E para ti, que tens teu pai vivo, rompa as barreiras e diga para ele:"Grata por teres me dado a vida"! Hoje, o dia dos Pais, comemoro, homenageando o pai de meus filhos, e, meus filhos pais! Então, num determinado momento do dia, uno minhas mãos em oração e rezo uma Ave Maria para meu pai!

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Agosto NÃO É MÊS DO DESGOSTO

Se tu leres o que já escrevi, neste blog a respeito,verás que não me canso de repetir...AGOSTO É UM MÊS MARAVILHOSO! A tradição falada de meus ancestrais mais próximos, sempre foi de resguardo, recolhimento neste mês! Mês caboteiro, ou mês que quem sobrevive à ele, vive mais um ano...tanta crendice perpetuada a quem, num passado medieval, se valia da ignorância! Quando, um mês de soma oito, pode ser negativo? Oito, o infinito, a grande soma. Pesquisa! Vale a pena! A força deste número! Por que, em nome de Deus, guardar o conhecimento, que só favoreceu a poucos, ainda tem que ser perpetuado? Basta! É um período que por ser esta soma, traz grandes colheitas! Então, qual o interesse, que tão poucos usassem esta energia, para si, somente? Oitavo mês do ano! Mês de respeitar a rebeldia! A frente de resistência de quem acredita em um mundo melhor! Tão exaustivo tudo isso! Estamos no século XXI! A ciência somada à vivência humana! Que se torna pequena, frente uma lógica matemática! Por que, insisto em que, nós humanos, nos libertemos da escura ignorância? Porque NÃO PERMITO que meus netos levem esta baboseira adiante! Quero que eles colham a vitória, em um mês vitorioso! Simples assim. Matemática! Ciência! Com respeito e amor, essa é a herança que deixo para meus netos, frutos de minhas sementes! Amem este mês! Colham os frutos de seus plantios! Posso te provar o que digo, pois tenho a lógica matemática ao meu favor! NÃO É MAGIA! É usar a inteligência! Para romperes o véu do medo da ignorância, vou te ensinar, como te libertares deste estigma! Pega um punhado de arroz crú, sai de casa com ele, escolhe um lugar lindo, na Natureza! Faz com os grãos de arroz um círculo na terra, reza tua oração preferida e te colocas em sinergia com a Mãe Natureza! Ao fazeres o círculo de arroz na terra, AGRADECE a vida e diz em voz baixinha...eu sou aprendiz! Simples assim! Então, confia! Confia nesta conexão e, como criança descobrindo o mundo, te coloca como aprendiz! Faz, experimenta! Verás que este abençoado mês, sorrirá para Ti!

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Digital única

Somos bilhões de seres humanos, todos habitantes num mesmo planeta. Constatação óbvio e matemática! MAS, cada um, é único. NÃO EXISTE até agora, comprovada, a existência de duas digitais iguais. O que isso prova? Que, assustadoramente, não existem dois seres iguais. Até então, matemática. Então, porque os seres humanos precisam tanto e, tão desesperadamente de um guia? De um mestre? De quem lhes mostre o melhor caminho? O caminho que trilho, é ideal SOMENTE para mim. Então por que alguns seres se arvoram o direito de liderar outros seres? Porque senão, tudo viraria uma Torre de Babel? Mas, alguém duvida que, estejamos vivendo numa louca torre de Babel? Então tu diria que não há caminho a seguir? Que não cabem bilhões de caminhos diferentes neste pequenino planeta? Então tu acreditas que, devam existir regras gerais? Tem paciência e, lê um pouco a respeito do caminho que a humanidade tem feito até aqui...onde existiu harmonia e paz??? Onde uma civilização evoluiu sem que o sangue precisasse ser derramado sobre a terra? Por favor...não fales deste momento...ou deste século. Tudo, tudo continua como dantes. Tudo está igual a milênios. Onde está a evolução humana? Hum...o homem anda em espaçonaves buscando novos territórios...o Brasil foi descoberto assim. Micro e macro, sem a menor diferença. Tudo como sempre!E aonde tudo isso leva? AO CAOS! E por que? Porque sempre é exigido de cada ser humano, desde o início da civilização...seguir regras. NÃO ME DOBRO A NENHUMA REGRA! Sou louca? NÃO! Tenho um profundo respeito por mim. NÃO DITO REGRAS. Não obedeço regras!. Ok. lá vou eu, de novo, ser queimada na fogueira! Nisso tudo, que quero trocar contigo hoje, fica a matemática conclusão...respeito tanta a individualidade, com a mesma intensidade que, quero ser respeitada. Ah! Mas é um caminho complicado...muito difícil...Aceitar cada um como é?? Ok. Sacudo meus ombros exauridos pela guerra que vivo, neste século XXI. Minhas ancestrais viveram isso. Nada novo. Seria evolução demais, aprendermos uns com os outros? Alguém tentou isso? Eu te aceito como és! És um estrupador, te mato. És um educador? Me junto a ti! És um covarde? Te aceito! És um guerreiro respeitador, luto contigo. És um ladrão? Corto tua mão que rouba e te ensino uma profissão. Enfim, desnudo minha psique para ti, expondo na nudez, minha simplicidade. Rude demais? Dura demais? Consegues me respeitar, ou vais acender uma fogueira, para nela queimar o que em mim te assusta???

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Amizade

Palavra pura, que fala de algo intenso e verdadeiro. Não existe meia amizade. Ou é ou não é! Assim venho trilhando minha vida. Perco a conta de quantos seres humanos, passaram por mim, ou que, passei em suas vidas! Tantos que nem sei. Quantas vezes, vislumbrei a luz rara da verdadeira amizade. Quantas vezes dobrei minha coluna, em profunda reverência, aceitando a verdade de cada um, me recolhendo no silêncio? Por mim? Seria amiga de todas(os). Mas o tempo, ah este Senhor tão rígido e nada complacente, mostrou-me a aceitação do momento do outro! De que eu tinha encontrado a verdadeira amizade, mas, a outra pessoa, não. Assim, vim vivendo, com serena aceitação, esta louca realidade. Emocionada, quando reencontro a amizade e, bem lá no fundo de mim mesma, irritada, com a burrice humana. Pronto, falei! Nossa, quantos pesos e quantas medidas são necessárias, para viver a amizade? Isso é a continuidade de comportamentos viciados! Pára tudo! Será que só eu, vejo isso? NÃO ESPERO NADA DA AMIZADE. Para mim, ser amiga, é estar junto, vestir a camiseta, surfar na mesma onda, confiar acima de tudo. Simplesmente a vivo assim, sem meias medidas, inteira! Entregando minha fé e convicção de que, até prova em contrário, todo o ser humano merece a minha amizade. Por que valorizo tanto esta relação, entre dois humanos, ou mais? Ora, porque SEI do que significa. Mais que o amor sexual ou emocional(tão voláteis); mais que o amor filial(os filhos crescem e criam suas amizades); mais que o simples existir...a verdadeira amizade é bálsamo, que cura feridas, que nutre a solidão, que acalenta a alma. Pois então...conta quantas amizades possuis? Não relações sociais, emocionais ou profissionais. Aquela relação que nem precisa ser dito nada, para o entendimento silencioso! Quantas? Se tiveres uma, te consideres feliz! Se tiveres mais que uma, sinta-se abençoada(o)! Era sobre isso que eu queria falar hoje. Sobre aquela amizade, que sempre vai confiar em nossa atitude; que sempre vai nos ouvir antes de nos julgar; que a revelia de qualquer situação nos olhará nos olhos e dirá:estou contigo! É isso!

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Eu creio em mim

Sabe aquele momento em que, o sol te basta? Sabe aquele instante em que, tudo fica secundário? Sabe quando aquele flash, ilumina teu cérebro? Sabe quando qualquer dor, não importa mais? Sabe quando tua alma se liberta e, não importam as amarras? Sabe quando teu olhar refletido no espelho, é pura luz? Sabe quando perdoar ou ser perdoado, se torna banal? Sabe quando viver, se torna o dom maior? Sabe aquele instante em que, tudo se torna pequeno? Sabe, quando no silêncio, escutas tua própria voz? Sabe, quando consegues dizer para Ti mesma(o):SOU feliz? É quando agradecida, uno minhas mãos e entoo o mantra "Eu creio em Mim"!

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Torre de Babel

Sou uma mãe de quatro filhos. SEI BEM o que é chegar ao fim de uma gestação,"não" tendo mais pele para espichar e em estado quase catatônico, ver a barriga aumentar!Assim vejo a situação de meu país, Brasil, hoje. Quando EU PENSO que já dá para iniciar a fase nova? Mais caos, mais roubo, mais podridão. TENHO CERTEZA ABSOLUTA, que nós humanos, somos predadores e do mal. Esta, é a índole do humano nativo. E, PESSOAS COMO EU, que OPTAM por serem do BEM, com atitudes íntegras, honestas, chamo FRENTE DE RESISTÊNCIA! Sim, ser do bem, é uma opção. Observa que, atitudes egoístas são as mais fáceis, as que nascem com o ser humano. Optar, pensar, entender a vida, como EVOLUÇÃO, não nasce com o ser humano. Esta é a grande diferença nos humanos, como eu! Eu optei, eu estudei, eu abri mão de paixões, eu fiz com clareza, cada passo que dei, até aqui. É um desabafo??? KKKK ! Óbvio que não! É uma exposição, simples assim. Se eu consigo, quem quer evoluir, também pode. Precisa ter NADA de preguiça! Precisa aceitar o outro humano, como ELE É! Precisa fazer o movimento SEM ESPERAR NADA EM TROCA! E, PRECISA TER PACIÊNCIA! Paciência para com esta Torre de Babel, que vivemos em nosso amado Brasil; paciência para ainda ver piorar; paciência para continuar sendo Brasil. E estudando a evolução política e social, destes predadores chamados humanos, TE AFIRMO: isso vai passar! Nós, vivos hoje, iremos assistir este fim de ciclo? Eu pensei que sim, mas, hoje, com cada humano falando uma língua, cheguei a conclusão que, meus netos, viverão um mundo melhor! E toda a evolução que conquistei, e podes crer, É MUITA, perante a mediocridade humana atual. Preciso gastar este conhecimento em paciência e aceitação, igual a como estava, quando grávida! E GASTA SIM.Consome neurônios, consome tempo e causa EXAUSTÃO. Então, para ti, que ainda lês este blog, receba o carinho de uma revolucionária SOLITÁRIA, pois não me junto a grupos. Sigo, observando uma MEDÍOCRE torre de Babel.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Para não dizerem...

PARA NÃO DIZEREM QUE, NÃO FALEI DE FLORES: margaridas , rosas , cravos , crisântemos , hortênsias , copos de leite , dálias , lírios , flor de lótus , saquinhos dourados , brinco de noiva , girassóis , espíritos de deus , camélias ... Desejo a todos nós, um mês de julho assim...brincando com a loucura de romper com comportamentos desinteressantes!

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Terceira idade

Como sou irrequieta, por natureza, fiquei muito feliz, quando conheci novas pessoas, todas da minha geração, na Associação ANAPPS, da qual, atualmente faço parte, como sócia. Tal qual, quando nasceu minha quarta filha, com paralisia cerebral e surda, hoje com 35 anos cadeirante. O aprender a transformar aquele desafio em alegria de viver SÓ FOI entendido e alcançado, quando comecei a participar da troca de experiências com outras mães, que viviam situação semelhante! Ontem, na fila de espera, para a gravação do programa desta Associação, em plena rua da Praia, centro de Porto Alegre, revivi este aprendizado. Primeiro porque estava tri divertido. Uma imensa fila de idosos, ruidosos! Uma hora era o canto entoado que chamava a atenção. Outra hora eram as selfies divertidas, que nos faziam rir muito. E, quando os curiosos passantes, não resistiam e perguntavam o que estávamos fazendo aí, a informação saia em forma de brincadeira. E com o riso alegre de quem estava naquela fila, embarcando para uma ilha especial, só para ser feliz. Maluco? Impossível? Nada disso. Eu estava lá e estava MUITO BOM! O que estes encontros proporcionam a mais, para mim, é a emoção de ver mulheres como eu (avançando no tempo, com os limites naturais provocados fisicamente) com a opção inteligente de ser feliz. E quando eu falei que, com a morte desta geração da qual fazemos parte, VAI SUMIR um tipo de comportamento feminino, fiquei surpresa, todas concordaram, ao menos as que alcançavam minha conversa! TODAS tão parecidas comigo. Todas com fome de viver, apesar de terem mais de 60 anos, com a energia que poucas jovens tem, nos dias atuais. Enfim, "voar com seu bando" trocar experiências e, voltar forte para seu núcleo familiar, profissional, social! E assim a vida vai acontecendo, provocada por nossos movimentos! Grata por ontem pessoas queridas, irrequietas como eu, sempre buscando e encontrando momentos felizes! Valeu!

terça-feira, 21 de junho de 2016

Luto por um amor que chega ao fim

Qual a mais antiga dor, que "arrasa" quarteirões? As guerras? A fome? A miséria? Não, estou falando do sentimento mais burro deste planeta...o amor. Aliás, falo do amor desequilibrado, o da posse, o do egoísmo. Aquele amor vivido por pessoas que NÃO ACEITAM O FIM dele. E como são egoístas e doentes, estas pessoas. Como são fracas e covardes. Simples assim! Isso está acontecendo muito, com homens e mulheres entre 20 a 30 anos de idade. Tenho visto o descalabro em ação, na vida destes jovens. Uma relação que é para ser feliz, por egoísmo e medo do tempo perdido,destrói o que de bom foi vivido. Envolve famílias, envolve o local de trabalho, as amizades e, fica todo mundo PERDENDO este tempo sagrado de vida, em questões tão pobres, existenciais. E por que esse drama se perpetua? Por que não nos é ensinado, com a importância que exige, a aceitação de que TUDO TEM COMEÇO, MEIO E FIM! De que NÃO SE DEVE SENTIR CULPA por deixar de amar. Que nada é eterno. Que para uma relação a dois dar certo durante 48 anos (como a que vivo com meu marido até hoje)O ENCANTO E A MAGIA precisam fazer parte do cotidiano do casal. Encanto no homem nutrido por sua parceira, magia na auto nutrição dela.E assim caminha a humanidade. Pobres jovens homens e mulheres SOFRENDO À TOA...PERDENDO TEMPO...CORTANDO SUAS PRÓPRIAS ASAS e vivendo a amargura do compromisso,QUE NÃO EXISTE MAIS. Como se libertar deste pesadelo, que arruína a alma destas pessoas???Por favor, se permitam viver o luto. O LUTO do fim de um amor que foi...que poderia ter sido se continuasse? Lindo,com filhos no futuro, com viagens longas em países distantes, sonhos que não mais se realizarão! Por um amor que terminou. E veja que, não estou dizendo acabou, pois o acabou tem continuidade. O TERMINOU, é direto...deu...foi...te cura, curte o luto e te prepara para ser feliz de novo,COM OUTRO AMOR, que, também terá início, meio e fim! E o mais importante para quem está vivendo este pesadelo PROCUREM UM PROFISSIONAL que os ajude, Psicólogas(os) estão aí, modernas, práticas e, fazendo um belíssimo trabalho. Para quem não consegue sair do acaba-volta, acaba-volta, sugiro a terapia da libertação. Torço para que cada ser que vive este viver à toa, se liberte e liberte quem sofre junto! A vida é uma só, LEMBRA!

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Fábula do século XXI

Estava a velha Senhora, Imperatriz de seu reinado, cansada, exausta.Tanta hipocrisia! Tantas negociatas! Tantos acertos em toma lá da cá! Um sentimento de repulsa, náuseas, como continuar? E se jogar tudo no ventilador fosse a última esperança? E se oferecer seu cargo, fosse o sacrifício necessário, para que, as aves de rapina, fossem desmascaradas??? E se essa atitude magoasse, ferisse, atingisse os seus? Tantas noites sem dormir...tantas horas perdidas na busca de uma luz...o que fazer? Tantos sonhos idealizados com o sacrifício do próprio corpo...tudo em nada? Tudo por nada? Assim,a velha senhora andando em seu palácio, cogitava consigo mesma. Não há mais em quem confiar! E a verdade maior se apresenta, inexorável, à sua frente... sem alternativas a não ser a do auto flagelo. E, a velha senhora, na solidão de sua supremacia, entrega os pontos. Bem lá no fundo de sua consciência, uma oração passa por sua mente...a que rezava em seu quarto, quando menina, antes de dormir...Ave Maria, cheia de graça...O dia clareia. Raios do sol, anunciam um novo dia! É tempo de decisão! Vestida de preto e vermelho, a velha senhora marcha aliviada para seu povo, que grita: Cortem-lhe a cabeça!

segunda-feira, 6 de junho de 2016

JAMAIS agradarás a todos

Lembra da fábula : O velho, a criança e o burro? Os três andando na estrada e sempre com críticas. Uma hora porque o velho estava montando o burro; outra hora porque a criança estava montando o burro; outra hora porque a criança e o velho montavam o burro e ainda, imagina só, porque nenhum dos dois estava a montar no burro. O percentual de pessoas que se preocupam em agradar a todos é assustador de grande! E esse comportamento resulta em todo o tipo de frustração levando inclusive à depressão e a não auto aceitação. Ora bolas! Tão burrinho tudo isso! Desculpem se estou sendo franca demais. Sinto compaixão, por quem perde seu precioso tempo, querendo agradar a alguém, seja no profissional, familiar, emocional, enfim, em seu cotidiano. Desde menina sinto uma ternura estranha por todos que me rodeiam e, aprender na troca das relações humanas foi o néctar com o qual, nutri minha caminhada. Se perco um segundo pensando se agradei a alguém? Talvez, em poucos momentos, tão poucos, que preciso parar para pensar a respeito. Por aceitar cada um com quem partilho um segundo que seja desta experiência fantástica, que é a vida aqui na Terra, do jeito que é! Nem melhor nem pior que eu. Aprendiz tanto quanto eu! E assim vou vivendo. Tu estás preso neste tipo de comportamento? Te liberta! Vais ver como é maravilhoso não querer agradar a ninguém Como faço isso no dia a dia? Sendo como sou; respeitando meu modo de ser; não comparando meu comportamento com o comportamento de ninguém! Respeitando SEMPRE o próximo, como me respeito! E em junho, mês sexto, metade de mais um ano que passa, desejo para ti, esta libertação. Quem sabe, seja tua meta para ser alcançada até o fim do ano? São seis meses, para ires treinando, pois a mudança de comportamento, traz romper com os vícios de tal comportamento. Estou torcendo por Ti! Bora lá, nem ontem nem amanhã, lembras? Começa agora a aceitação de que JAMAIS AGRADARÁS A TODOS! Honestamente, isso é pura perda de tempo, este tesouro sagrado: Tempo!

sexta-feira, 3 de junho de 2016

ESCAMBO

Troca direta de produtos e mercadorias, sem uso da moeda. Eu tinha treze anos de idade. Ano 1968. Meu pai contabilista (o melhor) e minha mãe dona de casa (com tudo que isso implica), enquanto a família reunida, na hora do almoço, falavam a respeito das dificuldades financeiras. Foi quando escutei pela primeira vez a palavra escambo. Mãe Dada fazia milagres com isso. Na carroça puxada por bois, que vendia frutas em sacos (tempo que não volta mais) a mãe pagava as frutas com "coisas" da despensa. E lembro bem da angústia e em como o dinheiro moeda, era escasso. Hoje, tenho sessenta e dois anos, me vejo vivendo a mesma situação. Escambo. Em minha profissão taróloga, muitas vezes a moeda de pagamento é a troca. Eu interpreto o Oráculo e quem consulta traz o que produz, ou seu trabalho profissional. Como viver , como passar este momento tão de crise, quando o dinheiro moeda soma? Assim, escambando. É uma solução mais antiga que todos nós! Então vamos comungar o verbo: eu escambo; tu escamba; ele ela escamba. Nós escambamos; vós escambais; eles elas escambam! E se não tem dinheiro para shows, cinemas, sorvetes, vai para um parque caminhar! Leva um sanduiche e, sejas feliz! E podes até levar uns pares de sapatos ou bolsas ou roupas para trocar com as pessoas. Novas amizades, voltar para casa com um lindo sorriso em seus lábios! Junho, vamos usar a criatividade e escambar!Bom fim de semana

terça-feira, 31 de maio de 2016

Tão pouco tudo que sei

Nossa! Sessenta e dois anos, significa tão pouco! Mas é a idade que tenho. Bens vividos. Passei acredito, por TUDO o que uma mulher-mãe-amante, pode passar, nesta tarefa árdua, que é ser humana, nesta existência. Vai lá! Te desafio! Ser fiel a meus princípios? Sobrevivi inteira! Ter quatro filhos e entre eles uma filha cadeirante e surda? Sobrevivi inteira com minha filha deficiente feliz! Lutar por qualidade de vida? Sobrevivi inteira, com minha amada profissão!Ser mulher de um homem só? Sobrevivi inteira!Ter pensado em seguir carreira política? Até me filiei em um partido e sobrevivi inteira! Trabalhar feito um cavalo, 20 horas por dia? Sim, sobrevivi inteira! Calçar qualquer número de sapato, por não ser prioridade e calçar doações da família? Sobrevivi inteira! Ter netos lindos que seguem sua trilha, independente de meu amor? Sobrevivo inteira! Não ir em festas familiares por ter só uma muda de roupa social? Sobrevivi inteira! Apanhar na infância com vara de marmelo, chinelo do pai, ou o que estivesse a mão de minha mãe? Sobrevivi inteira! Me apaixonar perdidamente na adolescência, por um amor impossível? Sobrevivi inteira!Ver meu país envolvido em corrupção, por causa de corruptos que também elegi? Sobrevivo, inteira! Ser curandeira,maga,taróloga e feiticeira com educação no catolicismo? Sobrevivi, inteira!Ter uma grande família de tios e primos que nunca ofereceram qualquer ajuda para minha filha deficiente? Sobrevivi inteira! Viajei pela primeira vez para a Europa com cem reais na carteira para trabalhar, a vinte anos atrás? Sobrevivi inteira! E a tantas outras coisas, sobrevivi INTEIRA! O que isso me trouxe? Honestamente? Que ainda nem vivi tudo que estou disposta a aprender! Tão pouco que sei!

sábado, 28 de maio de 2016

Brasil Sem máscaras

Graças a tecnologia estamos conectados, com todo o planeta. Isso é bom, ou isso é ruim? Como tudo na vida, precisamos nos posicionar. Eu acho ótimo! O que acontece do outro lado desta nave espacial, como chamo a Terra, em questão de minutos, estando conectada, fico tomando conhecimento, quase in loco. Como tudo na vida, tem seu lado positivo e negativo. Tipo...Por exemplo: como brasileiros, fora de nosso país, já somos vistos como um país sub raça. Futebol e carnaval. Assim somos conhecidos lá fora. E agora, com este caso do estupro da jovem de 16 anos, praticado por trinta ou mais homens, nos levou para além de sub raça, nos tonou vergonhosamente, infames. O que surpreendeu a todos, foi ter acontecido na cidade do Rio de Janeiro, o postal turístico mais famoso daqui. Para os estrangeiros alguma novidade? Será mesmo? Ou não sabemos que o turismo sexual traz milhares de turistas para aqui? Alguma novidade para nós, brasileiros? A venda que temos sobre nossos olhos, não nos deixou ver o que acontece em locais como essa jovem frequenta? Onde a droga pesada, alimenta a ilusão de uma noite feliz? Estes jovens lembram ao passar o efeito das drogas, o que fizeram, o que realmente aconteceu com cada um, enquanto estavam se divertindo? Essa menina teria a consciência da dimensão do que aconteceu com ela, se o caso não tivesse sido exposto em vídeo no face? "Não sinto dor no corpo sinto dor na alma" palavras dela, ditas após o ocorrido e divulgadas no mesmo face que desnudou para sua família e para o mundo o que acontecera. Assim caminha a humanidade. Graças a tecnologia, NÃO PODEMOS MAIS ESCONDER EMBAIXO DO TAPETE,NOSSAS MAZELAS!O que está acontecendo com nossos jovens? Enquanto adultos, burros velhos, governam com ideologias fracassadas, nosso país, vemos a verdadeira face deste país que tanto amamos, sendo estuprado no que tem de melhor...em nossos jovens, que não sonham mais. Se drogam e vão para a vida, amortecidos para qualquer realidade. Quando eu grito entre dentes ACORDA BRASIL, não estou querendo fazer drama; estou sangrando a dor de ver uma geração perdida. Pode ser que agora, o sistema brasileiro vigente, tu que lês este blog,perceba, enxergue a realidade do que venho falando, há décadas. Vi porque sou vidente? Cartomante? Vi porque sou humana e vejo meus irmãos e irmãs humanas com os olhos da alma, como diz esta jovem estuprada, ao afirmar que seu copro não doía e sim sua alma. Continuo orando aqui, em meu canto sagrado, por um mundo melhor, QUE NÃO VIVEREI!

terça-feira, 17 de maio de 2016

Sobreviver é preciso

Colocar o fone de ouvido, sintonizar uma música que combine contigo e,realizar seu dia. Assim tenho observado um número cada vez maior de pessoas, de todas as idades, nas ruas das cidades. Também, um número assustador de pessoas em seus celulares, no trânsito; andando nas calçadas; em seus trabalhos, na hora das refeições. Tudo tão diferente , tudo tão diferente do que eu imaginava fosse acontecer com a a evolução humana, da qual faço parte. Não que eu tenha imaginado maravilhas ou, coisas impossíveis. Estou falando do comportamento humano. As pessoas socializam à distância. E, quando se encontram, precisa ter muita bebida alcoólica para acompanhar o mínimo evento que seja. Entendes o que quero dizer? Não é crítica, bebo a taça de vinho todos os dias! E as vezes, ao abrir uma garrafa discretamente, sei que vou sorver até o finalzinho, com prazer. Não é crítica, pois. Simples análise! O fone de ouvido diz claramente...não quero papo! O celular na mão diz...não me interrompa! Certo? Constatação inquestionável. E o que está por trás disso? Distanciamento do abraço, do afago, da crítica no olhar, da discordância explícita. Assim estamos a viver. Batendo panelas na calada da solidão. Só um exemplo do comportamento humano. Nada político, só um pensamento simples. Tu não convidas pessoas para discutir soluções, mas consegues bater panela e gritar teu descontentamento, na segurança incógnita, que não pode ser identificada. Entendes o que quero dizer? E NÃO JULGO NADA DISSO, talvez eu também fosse para a área bater panelas, não saberei nunca, pois aqui onde moro, os cavalos, galinhas, porcos, pássaros mis, iriam responder indignados à zoeira! O que estou querendo dizer, nessa expectativa de aprendizado, que me coloco sempre, do comportamento humano, é que É PRECISO SOBREVIVER! Cada tempo com sua realidade. Da descoberta do fogo ao canibalismo. Pura sobrevivência.

sábado, 14 de maio de 2016

Paciência - Humildade - Aceitação

Tão fácil ser feliz! Basta respirar, se sentir vivo! Mas, isso não é suficiente para o ser humano que, JAMAIS aceitará que precisamos de simplicidade, para sermos felizes! Então vamos lá...século XXI. Paciência, o maior desafio que, mostra ao homem sua fragilidade. É na fila do supermercado, do banco, do pedágio. P...., aquele cara pode ser mais rápido! Óbvio que, este pensamento é de quem tem atrás de si, a cobrança de ser feliz. Humildade- outro grande desafio...aceitar nossos limites. Quando precisamos ser o melhor, o maioral, o campeão dos campeões. E NÃO SOMOS! Aceitação-engolir goela abaixo que, o outro pode ser melhor que nós! Duro de aceitar. Mas é verdade! Não somos essa grande onipotência que julgamos ser. Somos um entre milhões e existem milhares, melhores que nós! Complicado? Não, quando aceitamos sermos aprendizes...o quanto sabemos é NADA! Simples assim. Dez por cento de nosso cérebro é consciente...Mesmo o maior dos Mestres de nossa história, usaram o mínimo de sua capacidade cerebral. Então, após mais de 40 anos de estudo, com base em vivências humanas, te afirmo: três são as ferramentas básicas, para transitarmos por esse planeta, com alto índice de sobrevivência. São a paciência; a humildade e a aceitação. Tudo muito prosaico. Paciência para com o que consideramos mediocridade humana. Humildade para entender que somos aprendizes, o tempo todo. Aceitação de que NÃO EXISTEM DUAS DIGITAIS IGUAIS. Isso representa que, NINGUÉM PENSA igual à nós! Certo? Então, vamos descer do endeusamento que fizemos com nossa pessoa e, vamos começar tudo outra vez!

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Maio o mês da mudança

Maio soma cinco. A estrela de cinco pontas, chama-se pentagrama. Este símbolo, chamo efeito bumerangue. Sempre traz de volta, a quem o usa, tal qual o bumerangue, a volta às mãos de quem fez uso dele. Na magia, quando a quinta ponta desta estrela, está voltada para cima, está send usada para o bem, vice versa quando está com esta quinta ponta voltada para baixo, quando é usada para o mal. Explico aqui, o que entendo por bem e por mal, na magia. BEM=quando esta magia NÃO interfere no livre arbítrio de quem é o objetivo do ritual. MAL=quando INTERFERE no livre arbítrio de quem é objetivo do ritual. A ambiguidade desta estrela de cinco pontas, é que eu posso afirmar que a estou usando para o bem, ao mesmo tempo que, posso interferir e virar a direção da estrela, para o que quero atingir,conforme a mudança de meus interesses. A qualquer momento. Por ter efeito bumerangue, sendo cinco, após os quatro meses anteriores que somam os quatro elementos (fogo,terra,água e ar) a força que demanda este mês, será comprovada por todos. Por isso, sempre que passo ensinamentos mágicos, REPITO INSISTENTEMENTE=tudo que de nós "sai" para nós volta! Explico ainda que é, uma questão de INTELIGÊNCIA fazer o BEM, pois o teremos de volta! E quem é o instrumento do bumerangue??? A Justiça! Sim, esta Velha Senhora que, chega com tudo! Então, vamos viver este mês com sabedoria, aceitação e colheita abundante do bem, para quem como eu PLANTA O BEM!

sábado, 7 de maio de 2016

Mãe, o que resta de verdadeiro

Nunca a minha geração viveu o que estamos a viver, nos dias atuais. Mudança de hábitos; resgate de valores; um materialismo nunca visto; o desmoronar de expectativas e, a natural desesperança. Bem, EU ESTOU FORA DESTE CONTEXTO, podes acreditar! Com um par de calçados, poucas roupas, alimentos da época, preciso de pouco para esta viagem extraordinária chamada vida no planeta Terra. E nas relações humanas, desde menina, aprendi a ser auto suficiente. Então, NÃO PRECISO DE NENHUM HUMANO, para me fazer feliz! Dito isso, exponho aqui minha percepção para este ano de dois mil e dezesseis, com relação ao dia das Mães... Estamos todos dentro do mesmo barco. Todos vivemos no mesmo planeta e, numa época que o que acontece "do outro lado do mundo",ficamos sabendo quase em seguida. Graças as comunicações, esta grande aldeia global, se tornou pequenina, e toda, em nosso conhecimento. E raras comunidades sobrevivem à margem de tanto caos. O que enxergo com nítida clareza, neste ano, a busca "do colo materno", por todos. Chamo de sexto sentido. A humanidade boa, instintivamente sabe, que buscar forças para continuar sua caminhada e, ainda construir um mundo novo, no útero materno, é O ÚNICO LUGAR SEGURO, o único lugar que encontrará a parceria a prova de tudo e de todos! Ali está o recomeço! Esta busca é demonstrada neste afã carinhoso de cultivar a figura materna, com tanta ênfase, neste ano, neste dia. Nada mudou! Nós mães continuamos dando a vida por nossos filhos! Mas, "aí fora" ESTÁ TÃO RESSEQUIDO O SONHO E A ESPERANÇA, que estes filhos no olhar, demonstram e pedem o afeto! Quanto à humanidade má, que prolifera e abunda, esta, continuará a matar suas mães! Portanto, hoje, ao falar tão matematicamente sobre a lógica comportamental, te afirmo que ADORO ter minha mãe, com 88 anos completados dia 09 próximo! Jogo para o escambau minhas verdades e só quero um colinho! Feliz dia das Mães!!!

domingo, 1 de maio de 2016

O Brasil que eu quero

Hoje, comemoramos o Dia do Trabalho, aqui no Brasil! Quero falar a respeito. Não gosto do Brasil que vivo; não concordo com a política atual; não aguento mais tanta insegurança (fui contra o desarmamento do cidadão); não aturo a desfaçatez com que é tratada a educação aqui; sinto profunda angústia quando vejo a saúde tão mal atendida. QUERO UM BRASIL MELHOR! Estou fazendo minha parte para isso, podes acreditar. Onde moro, reciclo o lixo; economizo água e luz; amo os animais; respeito meus vizinhos; faço uma cerca de proteção contra a maldade humana no terreno; estimulo em todos que me rodeiam o estudo (estou pensando em fazer filosofia); faço chás abençoados e partilho com quem quiser a preço de custo; ESTOU FAZENDO MINHA PARTE! QUERO UM BRASIL MELHOR! Trabalho desde sempre, seria ridículo buscar o que não fiz! Quando o dinheiro era quase nada, escambo era a saída. Conheço TODAS as moedas de troca! Construí com Adel o pai de meus filhos, um lar com quatro filhos, noras queridas, netos amados! SOU REFERÊNCIA para minha família de uma GUERREIRA que jamais abandona a luta! Paro um pouquinho para descansar, óbvio, mas logo retomo qualquer luta que me tenha esgotado, onde a deixei! QUERO UM BRASIL MELHOR! Tenho direito à isso! JAMAIS serei uma dirigente de qualquer área política governamental...não nasci para isso. Mas, quero deixar aqui, um pedido, neste dia tão importante para a sociedade humana brasileira...aliás pedido não! Um decreto! Que resulta desta carga pesada que levo sobre meus ombros, relação brasileira-caos...resolvi expandir o modo como sou MICRO BRASILEIRA. Decreto então que, cada Estado tenha autonomia para gestar suas demandas. Fica mais fácil para mim, cobrar de um governador com verdadeira autonomia, a responsabilidade de seus atos. Do que, ir descobrindo aos poucos os desmandos de uma gestão presidencial, que, nem sabe que eu existo! NÃO QUERO DESISTIR DE MEU BRASIL! Apesar de voltar para Ele, sentindo o peso do caos que ele descamba a cada dia que passa. Quero sim, um Brasil melhor! Ainda quero um Brasil melhor!

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Construa tua felicidade

Vamos começar esta semana, com movimento e realização, combinado? Chega de suspirar pelos cantos, olhar as relações ao redor e o sucesso dos outros, com aquela pontinha de inveja...por que comigo não acontece?Para os outros, tudo parece mais fácil? Engano total! Minha proposta, com o que estou a escrever aqui, para Ti, é trocar contigo uma receita, matemática, da felicidade. Perco a conta de quantos olhares me seguem, magoados, tristes, por quererem serem felizes como sou. BASTA, TE PASSO MEU SEGREDO, CERTO? Então...sou casada há 45 anos, tenho 2 filhos homens e 2 filhas mulheres. Tenho 7 netos, 6 homens 1 Mariana. As lições mais meigas e doídas, são estes netos que me passam! Sou grata à eles! Minha quarta filha é cadeirante e surda e tem 34 anos nessa linda história. Já tive meu programa de televisão. Já lancei livro na Feira do Livro em Porto Alegre (amo e tenho 8 romances sobre Magia escritos e a espera de serem editados). Nasci com um dom, sou sensitiva desde sempre. Trabalho no que gosto! Só conheço sexualmente um homem nesta vida, meu marido Adel, pai de nossos 4 filhos. Minha cozinha nestes anos todos, deixei pouquíssimas pessoas cozinharem nela! Sei que A MAIORIA das pessoas admira e se pergunta...como ela consegue ser feliz, com uma vida tão TRABALHOSA? Então! Minha paciência é curta...não fico gemendo ou com peninha de mim, mais que uns dias. Tipo quando descobri que Gisela teria muitas deficiências. Chorei 2 dias seguidos, por mim, óbvio. Não sabia se teria coragem de ser mãe dela, ou, forças para vencer as demandas. Só um exemplo. Seguindo...Chega, basta de achar que para os outros Deus é mais magnânimo! Desperta ser humano! Minha receita é muito simples, é tri de antiga! CONSTRÓI a tua felicidade! Só isso! Te mexe, tenta, tenta de novo, recomeça! ATÉ CONSEGUIR ALCANÇAR TEU INTENTO. È assim, aqui. Tudo se constrói. Tudo é consequência de nossos atos somados com nosso pensamento. PONTO! Portanto, pára de invejar a conquista alheia , por menor que seja. NÃO EXISTE INVEJA COR DE ROSA! Vai à luta, construir tua felicidade, ASSIM COMO CONSTRUO A MINHA, SEGUNDO A SEGUNDO! Fica bem!

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Vigília realizada

Duas horas da manhã, nessa noite que passou, despertei de um sono profundo e reparador que me encontrava. A voz soou imperiosa em meus ouvidos...-vamos rápido, desperta, precisamos de tua consciência. Vesti um chambre lilás sobre o pijama rosa antigo, calcei os chinelos azuis e completamente desperta, abri a porta da casa. Senti percorrer meu corpo, ondas de arrepios. O céu completamente encoberto por grossas nuvens. Apaguei a luz da área, para enxergar melhor, na densidade da noite! Meus olhos treinados (desde menina) para ver outras dimensões, se abriram e, lá estavam todos Eles! Seres iluminados, de todas as formas, emitindo um som, já meu conhecido. Parecido com a explosão de ondas fortes, ao bater no rochedo. Uni minhas mãos em oração, colocando meu corpo em posição de respeito e cumplicidade. Olhei para cima, abria-se uma fenda entre as nuvens. Uma grande Estrela, emanando luz, em todas as cores. Senti uma serenidade enorme, repeti o mantra chave: eu sou Rejane Maria, aprendiz de mim mesma! No mesmo instante. senti minha alma desapegar de meu corpo físico e flutuei direto de encontro à luz! E assim, mais uma noite, a ronda foi realizada, para anular e limpar a Terra, de aprendizados de dor. Quando retornei ao meu corpo, exaurida, num esgotamento raríssimo físico, sentei no chão, na grama molhada por orvalho. O dia amanhecia! A claridade tomando conta deste lado do planeta, dando a noção do tempo, neste mundo real. Devia ser umas cinco e meia da manhã! Fiquei quietinha, por uns minutos, recompondo o equilíbrio em mim! De olhos fechados, inspirei muitas vezes, soltando o ar em um sopro barulhento. Abri os olhos e ali estava a Velha Mestra. Seu olhar de puro amor, refez cada átomo que compõe meu eu. Mentalmente escutei sua sabedoria...-"Nestas horas passadas, o ciclo foi fechado. Todo o destino dos próximos cinquenta anos foi projetado e protegido, em todo o planeta. Não sofras com o andar da humanidade, durante este novo ciclo. A limpeza começou. Mantém firme a humildade em ti! Ensina esta humildade a quem possas e, sejas paz" Sua amada figura foi desaparecendo, perante meu olhar de profunda aceitação. Entrei, deitei no colchão que coloquei no chão, precisava sentir minha Mãe Terra bem juntinho de mim! Assim adormeci, com um sorriso de mais uma vez, ter feito minha pequenina parte, neste contexto que se chama VIDA NO PLANETA TERRA!